ALERTA: Uso excessivo de fones de ouvido pode levar 1,1 bilhão de jovens a surdez
30 de julho de 2018 1176 Visualizações

ALERTA: Uso excessivo de fones de ouvido pode levar 1,1 bilhão de jovens a surdez

A cultura de utilizar fones de ouvido para ouvir músicas pode tornar-se um grave problema de saúde pública. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 1,1 bilhão de jovens no mundo correm o risco de sofrer perda auditiva por causa do hábito diário de ficar exposto ao barulho.

Os jovens de Rio Preto admitem utilizar com bastante frequência os fones de ouvidos, mas negam sentir algum incomodo no ouvido. “Ouço música todos os dias antes de ir trabalhar e quando estou indo pra casa, mas nunca tive nenhum problema”, afirma Henrique Diego, 26 anos, body piercing. “Eu uso o fone o dia inteiro, mas nunca senti problema de audição e nem nada do tipo”, conta Gabrielle Gonçalves, 21 anos. “Costumo utilizar o fone durante duas horas por dia, mas apenas quando estou lendo no tablet. Não sinto nenhum tipo de desconforto”, comenta Ariane Bedi, enfermeira.

De acordo com a OMS, 50% da população na faixa etária entre 12 e 35 anos está exposta pelo risco de perda de audição. “Em média, quatro horas por dia em um período de cinco anos já é o suficiente para a pessoa correr o risco de perder a audição”, comenta o otorrinolaringologista Vagner Rodrigues. Ele ainda afirma que o tem aumentado o número de jovens que vão ao consultório. “Toda semana vem uma ou duas pessoas com cerca de 20 anos se  queixando de zumbido”, afirma.

Especialistas afirmam que 85 decibéis (dB) durante oito horas por dia já podem causar perda de audição, seno que quanto maior o som, menor o tempo em que a pessoa pode ficar exposta. “Existem fones que chegam a 110 dB. Para se ter ideia, 100 dB é o barulho de um motor de caminhão”, diz o médico.

O tipo de fone de ouvido também pode fazer a diferença no prejuízo da audição. “O headfone é melhor porque abafa um pouco o som. Já os fones de celular vão direto no tímpano e podem causar mais danos. Em lugares públicos a situação fica ainda pior, pois o som do fone compete com os ruídos ao redor da pessoa”, finaliza Vagner.

 

Fonte: Dhoje Interior

Anterior REGIÃO: Homem mata ex-mulher a tiros
Next REGIÃO: Idoso leva golpes de facão e é socorrido em estado grave

Você pode gostar também

Saúde

MENINGITE: tipos, transmissão, sintomas, diagnóstico e vacinas

As meninges são as membranas que envolvem todo o sistema nervoso central. A meningite ocorre quando há alguma inflamação desse revestimento. A meningite é uma doença que pode ser confundida

Saúde

REGIÃO: Paciente tem curativo feito com adesivo de impressora

O caso ocorreu no CS (Centro de Saúde) Esmeraldina, que depois de um incêndio em 2017, passou a atender em locais improvisados A falta de insumos na rede pública de

Saúde

BARRETOS: Com tomografia em tempo real, tecnologia reduz efeitos colaterais da radioterapia

O Hospital de Câncer de Barretos colocou em funcionamento no início de novembro um aparelho que promete melhorar a qualidade de vida de pacientes que fazem radioterapia pelo Sistema Único

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta