SAÚDE ANIMAL: Pesquisa tenta evitar eutanásia em cães com leishmaniose ganha apoio da Nasa
30 de abril de 2018 1014 Visualizações

SAÚDE ANIMAL: Pesquisa tenta evitar eutanásia em cães com leishmaniose ganha apoio da Nasa

Projeto desenvolvido pelo veterinário Ricardo Luiz Cortez propõe o uso de coleiras antiparasitárias em animais com a doença para evitar a contaminação. Segundo ele, alternativa pode ser mais eficaz e ética, quando comparada com a eutanásia.

O mês de abril marcou o início de um novo projeto em prol do bem-estar animal em Bauru (SP). Chamado de “Encoleiramento Inverso”, o projeto desenvolvido pelo veterinário e Diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Luiz Ricardo Cortez, visa combater a leishmaniose sem eutanasiar os cães infectados.

A iniciativa inovadora chamou até a atenção de um dos pesquisadores da Nasa que esteve na cidade para conhecer de perto como funciona o projeto.

A ação, que conta com o apoio da Prefeitura de Bauru, do Centro de Controle de Zoonoses e da Unesp de Presidente Prudente e tem ainda a parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e o Instituto Adolf Lutz, é considerada pioneira em todo o país, pois propõe uma nova possibilidade de proteção contra a doença com o encoleiramento dos animais contaminados. Portanto, uma alternativa para evitar a necessidade da eutanásia.

Isto se dá, segundo Cortez, pois a substância chamada deltrametrina presente na coleira, possui duas ações: uma como repelente, mantendo longe o mosquito-palha, transmissor da leishmaniose; e outra comoinseticida, agindo como controlador do mosquito, não deixando que ele pique o animal infectado e transmita o protozoário para um animal sadio.

“A coleira em um animal sadio tem a função de deixar longe o mosquito transmissor da leishmania. Quando você coloca a coleira em um animal infectado, ela cumpre a mesma função. Além, claro, da inseticida. Contribuindo para manter o mosquito longe e, assim, prevenir a contaminação de outros animais”, explica o veterinário idealizador do projeto.

Anterior REGIÃO: Polícia prende acusado de matar idoso
Next REGIÃO: Menor furta ônibus e cai em cima de residência

Você pode gostar também

Saúde

SAÚDE: Pesquisadores testa ‘pomada’ quimioterápica aliada a choque de baixa intensidade para tratar câncer de pele

Tratamento tópico promete ser menos agressivo e mais eficaz que a quimioterapia convencional. Testes in vitro são realizados na faculdade de ciências farmacêuticas de Ribeirão Preto (SP). Pesquisadores da USP

Saúde

REGIÃO: USP de Ribeirão Preto busca voluntárias para pesquisa de tratamento de TPM

Voluntárias precisam estar em idade fértil, apresentar ciclos menstruais regulares e apresentar um dos sintomas da TPM A USP de Ribeirão Preto está buscando voluntárias para uma pesquisa que testa

Saúde

BARETOS: Hemonúcleo volta a pedir doações de sangue

As equipes do Hemonúcleo do Hospital de Amor estão solicitando doações de sangue para atender as necessidades dos estoques. Segundo a equipe do Hemonúcleo, o pedido é para todos os

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta