Golpe que atrai usuários de Uber já fez 13 milhões de vítimas
Você está navegando na internet quando, de repente, recebe um e-mail dizendo que foi contemplado com um cupom de R$ 100 de desconto em viagens pelo Uber. Parece bom demais para ser verdade? Então pode desconfiar. Um novo golpe que usa o desconto no aplicativo como isca para atrair usuários já fez 13 milhões de vítimas em todo o Brasil, segundo dados levantados pela empresa de segurança digital Eset, que detectou a armação.
O golpe é do tipo phishing, um tipo de fraude utilizada por cibercriminosos, que consiste em direcionar o alvo para páginas falsas com o objetivo de roubar dados pessoais e bancários das vítimas, que acabam fornecendo essas informações espontaneamente, ao acreditar que terão algum tipo de benefício.
No caso desse novo golpe, ao clicar em um link na mensagem enviada por e-mail, o usuário é direcionado um endereço falso onde é convidado a fazer cadastro em uma página que, para convencer a vítima, usa características visuais semelhantes ao site do Uber e pede dados pessoais, como CPF, telefone e informações do cartão de crédito.
De acordo com a Eset, depois de completar o cadastro, a vítima recebe uma mensagem na tela informando que o desconto estará disponível em sua próxima viagem e é direcionada à página oficial da empresa. O benefício, no entanto, nunca vem. Enquanto isso, cibercriminosos têm dados suficientes para usar o cartão de crédito das vítimas, além de utilizar os dados pessoais para outros crimes virtuais.
A empresa de segurança digital alerta os usuários que se atentem para o remetente do e-mail e, na dúvida, não cliquem em links ou anexos enviados por desconhecidos.
A Uber não envia aos usuários e-mails com links para descontos, tampouco solicita um novo cadastro para que o passageiro possa obter algum benefício. Os descontos na plataforma são concedidos por meio de códigos promocionais, que devem ser inseridos em um campo apropriado dentro do aplicativo.
Em nota, a empresa informou ainda que orienta os usuários a nunca compartilharem os dados de senha do seu cadastro. “Esses dados devem ser tratados com o mesmo cuidado que dados bancários”, afirmou a empresa.
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