ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: Veja os grupos de alimentos e seus benefícios
Legumes e verduras são uma boa pedida para manter uma alimentação balanceada e a variedade no Brasil é imensa
Feijões
Inclui vários tipos de feijão e outros alimentos do grupo das leguminosas, como ervilhas, lentilhas e grão-de-bico. São fontes de proteína, fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como ferro, zinco e cálcio. O alto teor de fibras e a quantidade moderada de calorias por grama conferem a esses alimentos alto poder de saciedade, evitando que se coma mais do que o necessário.
Castanhas e nozes
Este grupo inclui vários tipos de castanhas (de caju, de baru, do-brasil ou do-pará) e nozes, e também amêndoas e amendoim. Todos são ricos em minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis (insaturadas). Contêm compostos antioxidantes que previnem várias doenças.
Frutas
O Brasil possui enorme variedade de frutas: abacate, abacaxi, açaí, acerola, ameixa, amora, banana, caqui, carambola, figo, goiaba, graviola, jabuticaba, jaca, laranja, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, romã, tamarindo, tangerina e uva são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais e de vários compostos que contribuem para a prevenção de doenças.
Legumes e verduras
A diversidade de legumes e verduras é imensa no Brasil. Abóbora, abobrinha, acelga, agrião, alface, almeirão, berinjela, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, chicória, chuchu, couve, espinafre, jiló, pepino, pimentão, quiabo, repolho e tomate são muito saudáveis e excelentes fontes de vitaminas e minerais, portanto muito importantes na prevenção de deficiências de micronutrientes. Além de serem fontes de fibras, fornecem, de modo geral, muitos nutrientes em uma quantidade relativamente pequena de calorias, característica que os tornam ideais na prevenção do consumo excessivo de calorias e da obesidade e das doenças crônicas associadas a esta condição, como diabetes e doenças do coração. A presença de vários antioxidantes em legumes e verduras justifica a proteção que conferem contra alguns tipos de câncer.
Raízes e tubérculos
Inclui a mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim, batata ou batata-inglesa, batata-doce, batata-baroa ou mandioquinha, cará e inhame. São fontes de carboidratos e fibras e algumas variedades também de minerais e vitaminas, como A, C e potássio.
Cereais
Este grupo abrange arroz, milho (incluindo grãos e farinha) e trigo (incluindo grãos, farinha, macarrão e pães), além de outros cereais, como aveia e centeio. São fontes importantes de carboidratos, fibras, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais. Combinados ao feijão ou outra leguminosa, constituem também fonte de proteína de excelente qualidade.
Leite e queijo
Inclui alimentos minimamente processados, como leite de vaca, coalhadas e iogurtes naturais; e alimentos processados, como queijos. Leite e iogurtes naturais são ricos em proteínas, algumas vitaminas (em especial, a A) e principalmente em cálcio. Queijos são também ricos em proteínas, vitamina A e cálcio.
Carnes e ovos
Inclui carnes de gado, porco, cabrito e cordeiro (as chamadas carnes vermelhas), carnes de aves e de pescados e ovos de galinha e outras aves. São excelentes fontes de proteína de alta qualidade e têm teor elevado de muitos micronutrientes, especialmente ferro, zinco e vitamina B12.
Fonte: acidadeon.com
Você pode gostar também
PARKINSON: Cantar diminui estresse e melhora funções motoras
Ocupando o segundo lugar entre as doenças neurodegenerativas no mundo, ele afeta a capacidade do cérebro de controlar os movimentos. Se cantar não espanta todos os males, pelo menos alivia
BARRETOS: Família de paciente com leucemia faz campanha na internet à procura de doadores
Familiares e amigos de Ana Lúcia Ribeiro, diagnosticada com leucemia fazem uma campanha para conseguir doadores de sangue. Após 20 dias da realização de transplante de medula óssea, infelizmente Ana
ECONOMIA: Aumento do gás provoca corrida para a compra de botijões
A expectativa, pela procura, é que os botijões sem o reajuste se esgotem ainda nesta quarta-feira (7) Ribeirão Preto vive uma verdadeira corrida para a compra de botijões de gás
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.