PARKINSON: Cantar diminui estresse e melhora funções motoras
19 de novembro de 2018 802 Visualizações

PARKINSON: Cantar diminui estresse e melhora funções motoras

Ocupando o segundo lugar entre as doenças neurodegenerativas no mundo, ele afeta a capacidade do cérebro de controlar os movimentos.

Se cantar não espanta todos os males, pelo menos alivia alguns sintomas. Pesquisadores da Iowa State University comprovaram que, além de aumentar a capacidade respiratória e o controle da deglutição, o canto também traz benefícios para o estado de espírito e as funções motoras de pacientes com Doença de Parkinson.

O estudo ainda apontou para a redução de sinais fisiológicos de estresse. Embora tenha feito a ressalva de que são dados preliminares, a professora Elizabeth Stegemöller afirmou que a melhora observada é comparável ao resultado obtido com medicamentos – ela apresentou o trabalho na conferência anual da Sociedade para a Neurociência, realizada no começo do mês.

O trabalho é pioneiro por ter monitorado indicadores como batimentos cardíacos, pressão arterial e nível de cortisol – hormônio relacionado ao estresse – dos participantes antes e depois das sessões de cantoria, que tinham a duração de uma hora. Todos diziam estar se sentindo menos ansiosos e tristes. Os estudiosos agora se empenham em medir outros indicadores relacionados ao bem-estar, como o nível de oxitocina, hormônio ligado à sensação de prazer. Essa é uma ótima notícia, considerando que a expectativa é de que a prevalência da Doença de Parkinson vá dobrar nos próximos 20 anos. Para quem quiser conferir, há um vídeo de 2017 de uma sessão comandada pela professora.

O Parkinson ocupa o segundo lugar entre as doenças neurodegenerativas no mundo. Afeta a capacidade do cérebro de controlar os movimentos, levando a tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos e alterações de marcha e equilíbrio. Normalmente começa a se manifestar por volta dos 60 anos, é mais comum entre os homens e o risco de desenvolvê-lo aumenta com a idade: a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 1% da população acima dos 65 sofra com o problema. No Brasil, a Rede Amparo é uma das entidades que reúne doentes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde para melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com a enfermidade.

Para fechar, voltando à questão de soltar a voz. Em São Francisco, nos Estados Unidos, um programa de corais para idosos tem se mostrado eficaz para reduzir a solidão. Trata-se de uma iniciativa da prefeitura, em parceria com o San Francisco Community Music Center, que foi monitorada entre 2012 e 2015 por pesquisadores da Universidade de Califórnia. O repertório foi idealizado para atender ao gosto e às habilidades dos participantes, que inclusive fazem apresentações. Durante o período do estudo, os idosos se submeteram a testes de memória, coordenação e equilíbrio, além de responder a questionários sobre seu estado de bem-estar. Entre aqueles que haviam se engajado na atividade há pelo menos seis meses, houve melhora significativa em relação ao interesse pela vida, e o mais relevante é que os 12 corais criados na ocasião continuam ativos!

Fonte: G1

Anterior RIO PRETO: Paciente chama técnico de enfermagem de “macaco” ao recusar atendimento
Next REGIÃO: Homem de 54 anos morre em acidente na Washington Luís

Você pode gostar também

Saúde

Saúde: Vacina contra o câncer de pele desenvolvida no Brasil é testada com sucesso em cobaias

Pesquisadores conseguiram eliminar tumores de camundongos. Testes agora devem seguir por ao menos mais oito anos, e cientistas já miram outros tipos de câncer. esquisadores brasileiros desenvolveram uma vacina contra

Saúde

SAUDE: Vacina da febre amarela – principais efeitos adversos

Milhares de pessoas – dentre as quais idosos e crianças pequenas – chegam de madrugada para pegar uma senha e um lugar nas filas intermináveis para receber a vacina da

Saúde

MENINGITE: tipos, transmissão, sintomas, diagnóstico e vacinas

As meninges são as membranas que envolvem todo o sistema nervoso central. A meningite ocorre quando há alguma inflamação desse revestimento. A meningite é uma doença que pode ser confundida

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta