ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: Veja os grupos de alimentos e seus benefícios
15 de maio de 2018 1079 Visualizações

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: Veja os grupos de alimentos e seus benefícios

Legumes e verduras são uma boa pedida para manter uma alimentação balanceada e a variedade no Brasil é imensa

Feijões 

Inclui vários tipos de feijão e outros alimentos do grupo das leguminosas, como ervilhas, lentilhas e grão-de-bico. São fontes de proteína, fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como ferro, zinco e cálcio. O alto teor de fibras e a quantidade moderada de calorias por grama conferem a esses alimentos alto poder de saciedade, evitando que se coma mais do que o necessário.

Castanhas e nozes 

Este grupo inclui vários tipos de castanhas (de caju, de baru, do-brasil ou do-pará) e nozes, e também amêndoas e amendoim. Todos são ricos em minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis (insaturadas). Contêm compostos antioxidantes que previnem várias doenças.

Frutas 

O Brasil possui enorme variedade de frutas: abacate, abacaxi, açaí, acerola, ameixa, amora, banana, caqui, carambola, figo, goiaba, graviola, jabuticaba, jaca, laranja, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, romã, tamarindo, tangerina e uva são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais e de vários compostos que contribuem para a prevenção de doenças.

Legumes e verduras 

A diversidade de legumes e verduras é imensa no Brasil. Abóbora, abobrinha, acelga, agrião, alface, almeirão, berinjela, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, chicória, chuchu, couve, espinafre, jiló, pepino, pimentão, quiabo, repolho e tomate são muito saudáveis e excelentes fontes de vitaminas e minerais, portanto muito importantes na prevenção de deficiências de micronutrientes. Além de serem fontes de fibras, fornecem, de modo geral, muitos nutrientes em uma quantidade relativamente pequena de calorias, característica que os tornam ideais na prevenção do consumo excessivo de calorias e da obesidade e das doenças crônicas associadas a esta condição, como diabetes e doenças do coração. A presença de vários antioxidantes em legumes e verduras justifica a proteção que conferem contra alguns tipos de câncer.

Raízes e tubérculos 

Inclui a mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim, batata ou batata-inglesa, batata-doce, batata-baroa ou mandioquinha, cará e inhame. São fontes de carboidratos e fibras e algumas variedades também de minerais e vitaminas, como A, C e potássio.

Cereais

Este grupo abrange arroz, milho (incluindo grãos e farinha) e trigo (incluindo grãos, farinha, macarrão e pães), além de outros cereais, como aveia e centeio. São fontes importantes de carboidratos, fibras, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais. Combinados ao feijão ou outra leguminosa, constituem também fonte de proteína de excelente qualidade.

Leite e queijo

Inclui alimentos minimamente processados, como leite de vaca, coalhadas e iogurtes naturais; e alimentos processados, como queijos. Leite e iogurtes naturais são ricos em proteínas, algumas vitaminas (em especial, a A) e principalmente em cálcio. Queijos são também ricos em proteínas, vitamina A e cálcio.

Carnes e ovos

Inclui carnes de gado, porco, cabrito e cordeiro (as chamadas carnes vermelhas), carnes de aves e de pescados e ovos de galinha e outras aves. São excelentes fontes de proteína de alta qualidade e têm teor elevado de muitos micronutrientes, especialmente ferro, zinco e vitamina B12.

 

Fonte: acidadeon.com

Anterior BARRETOS: Mulher perde os sentidos após ser agredida no bairro Derby Clube
Next BARRETOS: Ladrões invadem loja e furtam diversos objetos de sex shop

Você pode gostar também

Saúde

SAÚDE: GOVERNO DE SÃO PAULO DECLARA SURTO DE HEPATITE DO TIPO A EM TODO ESTADO

Há um surto de Hepatite A acontecendo agora em São Paulo Doença começou a ganhar força na Europa e já se espalhou por diversos países Na Califórnia, há mais de

Saúde

SAÚDE: Vacinação contra o sarampo e pólio é prorrogada mais uma vez

Novo prazo vai até o dia 14 de setembro; crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas A Secretaria de Saúde de Araraquara decidiu prorrogar mais uma vez a campanha

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta