SAÚDE ANIMAL: Pesquisa tenta evitar eutanásia em cães com leishmaniose ganha apoio da Nasa
30 de abril de 2018 1017 Visualizações

SAÚDE ANIMAL: Pesquisa tenta evitar eutanásia em cães com leishmaniose ganha apoio da Nasa

Projeto desenvolvido pelo veterinário Ricardo Luiz Cortez propõe o uso de coleiras antiparasitárias em animais com a doença para evitar a contaminação. Segundo ele, alternativa pode ser mais eficaz e ética, quando comparada com a eutanásia.

O mês de abril marcou o início de um novo projeto em prol do bem-estar animal em Bauru (SP). Chamado de “Encoleiramento Inverso”, o projeto desenvolvido pelo veterinário e Diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Luiz Ricardo Cortez, visa combater a leishmaniose sem eutanasiar os cães infectados.

A iniciativa inovadora chamou até a atenção de um dos pesquisadores da Nasa que esteve na cidade para conhecer de perto como funciona o projeto.

A ação, que conta com o apoio da Prefeitura de Bauru, do Centro de Controle de Zoonoses e da Unesp de Presidente Prudente e tem ainda a parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e o Instituto Adolf Lutz, é considerada pioneira em todo o país, pois propõe uma nova possibilidade de proteção contra a doença com o encoleiramento dos animais contaminados. Portanto, uma alternativa para evitar a necessidade da eutanásia.

Isto se dá, segundo Cortez, pois a substância chamada deltrametrina presente na coleira, possui duas ações: uma como repelente, mantendo longe o mosquito-palha, transmissor da leishmaniose; e outra comoinseticida, agindo como controlador do mosquito, não deixando que ele pique o animal infectado e transmita o protozoário para um animal sadio.

“A coleira em um animal sadio tem a função de deixar longe o mosquito transmissor da leishmania. Quando você coloca a coleira em um animal infectado, ela cumpre a mesma função. Além, claro, da inseticida. Contribuindo para manter o mosquito longe e, assim, prevenir a contaminação de outros animais”, explica o veterinário idealizador do projeto.

Anterior REGIÃO: Polícia prende acusado de matar idoso
Next REGIÃO: Menor furta ônibus e cai em cima de residência

Você pode gostar também

Saúde

SAÚDE: OMS inclui todo o estado de São Paulo em área de risco de febre amarela

Organização Mundial da Saúde considera aumento da atividade do vírus no estado. Foram confirmadas 21 mortes pela doença em um ano. Organização Mundial da Saúde (OMS) passou, nesta terça-feira (16),

Saúde

BARRETOS: Equipe do SAMU realiza parto dentro da ambulância

Na madrugada desta terça-feira a equipe do SAMU, composta pelo socorrista Itamar e pelo enfermeiro Marco Antônio, saíram para atender a uma ocorrência. A ocorrência se tratava de uma gestante

Saúde

ANIMAL: Quais os riscos e como evitar pneumonia em gatos

Quando não tratada, a infecção nos pulmões dos felinos pode levar à morte em poucos dias. Vacina protege animais de várias doenças infecciosas. ssim como os humanos podem desenvolver pneumonia

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta