Brasileiros registram pela primeira vez a formação de ‘micro-trombose’ em pacientes graves de Covid-19
14 de julho de 2020 1004 Visualizações

Brasileiros registram pela primeira vez a formação de ‘micro-trombose’ em pacientes graves de Covid-19

Cientistas identificaram a formação de trombos em pacientes diagnosticados com a doença; coagulação é uma das resposta do sistema imunológico contra o ataque do novo coronavírus.

Pesquisadores de Ribeirão Preto registraram pela primeira vez os efeitos da Covid-19 no sistema circulatório. Um estudo publicado como prévia (pré-print) identificou a formação de coágulos microscópicos em pacientes mais graves da doença.

Segundo o artigo, de treze pacientes hospitalizados, onze apresentaram a formação de micro-trombos – que impedem a circulação – nos pequenos vasos localizados embaixo da língua.

A coagulação excessiva é causada pela resposta que o corpo dá à infecção pelo coronavírus e a presença trombos foi encontrada na autópsia de diversos pacientes mortos pela infecção causada pelo coronavírus Sars-Cov-2.

Essa foi a primeira vez que cientistas identificaram e conseguiram documentar os coágulos em pacientes vivos (veja o vídeo).

“Nossa investigação demonstrou trombos na micro-circulação desde a início da hospitalização”, escreveram os cientistas.”Esse achado reforça que a trombose micro-vascular é uma característica da Covid-19.”

Resposta do sistema imunológico
Quando o corpo reage ao Sars-Cov-2, o sistema imunológico acaba criando coágulos que se espalham dentro das veias e artérias dos pacientes, inclusive no pulmão.

Assinado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, o artigo sugere que a trombose micro-vascular é sistêmica e pode afetar diferentes órgãos. Segundo os autores, os que têm maior capilaridade, como os pulmões, acabam mais comprometidos.

No pulmão, a trombose micro-vascular pulmonar pode levar a um efeito de ‘espaço morto’, disseram os cientistas. É quando há ventilação, mas não há oxigenação e acontece o que eles chamam de hipoxemia crítica, a falta de oxigênio no sangue.

Ainda segundo os pesquisadores, a trombose micro-vascular pode comprometer outras áreas como os rins, fígado e cérebro, e podem contribuir com a disfunção de múltiplos órgãos.

A pesquisa ainda é inicial e os cientistas explicaram que ainda é preciso mais investigações para entender melhor qual é o papel da trombose micro-vascular nos casos mais graves da doença.

O que causa os coágulos
O coronavírus provoca algumas reações no corpo da pessoa infectada – o “acionamento” do sistema imunológico é uma delas.

Mas em alguns casos a resposta corporal é muito forte. O mecanismo de defesa prevê a produção de uma espécie de proteína chamada interleucinas. A função delas é semelhante a uma “convocação” de glóbulos brancos para combater o coronavírus.

O problema é que alguns pacientes produzem interleucinas demais – cientistas usam a expressão ‘tempestade de interleucinas”. É esse excesso que causa coágulos no sangue.

 

Fonte: G1

Anterior BARRETOS: Furto de moto no bairro Pimenta
Next COLINA: Discussão entre casal termina na delegacia

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Desempregado e sem residência fixa é detido sob suspeita de furto

O desempregado W.J.V., 41 anos, sem residência fixa, foi apresentado na delegacia por Policiais Militares, sendo informado que os policiais receberam do COPOM uma chamada para atender uma ocorrência de

Últimas Notícias

OLÍMPIA: Após se sentir ameaçada, mulher desfere facada no peito do autor da ameaça

Uma mulher de 33 anos, identificada como P.Z.V., moradora na cidade de Olímpia, foi apresentada na delegacia de Barretos por policiais daquela cidade, os quais informaram que foram acionados a

Últimas Notícias

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 16/03/2020

ATENÇÃO: O ATENDIMENTO AS VAGAS DE EMPREGO SERÃO FEITAS EXCLUSIVAMENTE NO POUPATEMPO – LOCALIZADO AO LADO DO NORTHSHOPPING DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA: DAS 8H00 AS 17H00 E AOS SÁBADOS: DAS

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta