Sem leitos de UTI, cidades na região improvisam para tratar casos graves de Covid
31 de maio de 2021 635 Visualizações

Sem leitos de UTI, cidades na região improvisam para tratar casos graves de Covid

Em Monte Azul Paulista (SP), capacetes Elmo auxiliam no atendimento dos pacientes. Já em Jaborandi, Colina, Terra Roxa e Viradouro, o compartilhamento de insumos tem fortalecido os serviços.

Com cerca de 19 mil habitantes, Monte Azul Paulista (SP) registra 2.604 casos positivos de Covid-19 e 36 mortes. Para tratar os pacientes que lutam contra a doença, a cidade conta com a ajuda de capacetes Elmo, que auxiliam aqueles que precisam de oxigênio. O equipamento foi desenvolvido no Ceará.

Ao todo, seis capacetes do modelo foram doados por uma empresa para a cidade. Sem leitos de terapia intensiva, Monte Azul vive a realidade de ocupação máxima na enfermaria. O médico Mardqueu Silvio França aponta que o sistema de saúde tenta, através da inovação, atender a alta demanda.

 

“Cada vez que surge algo novo, a gente tenta fazer aqui e aplicar qualquer coisa que possa vir a ajudar. A dedicação aqui é 24 horas por dia, quase que em regime intensivo”, diz.

O médico ainda explica que o aparelho utilizado em pacientes que necessitam de oxigênio é capaz de aumentar quadros de saturação de 77% para 99% em poucos minutos. O uso do capacete é uma alternativa de tratamento em meio ao aumento nos casos de pacientes graves no município.

“Ele é ligado em um respirador, então ao invés de estar intubado, ele está sob pressão e o aparelho está respirando. A saturação passa de 77%, 78%, para 98%, 99%”, explica o médico.

Sem leitos
Em jaborandi (SP) a situação também preocupa os profissionais da saúde. A cidade com quase 7 mil habitantes possui apenas um leito para pacientes graves aguardarem a transferência. A medida é provisória, afirma a secretária da saúde Joice Aparecida da Silva.

“Com a falta de leitos de UTI, foi criado esse leito aqui no município para a gente estar dando o atendimento e qualidade necessário que esse paciente precisa para estar mantendo ele aqui”, aponta.

Diante das dificuldade e da falta de recursos, os munícipios de Jaborandi (SP), Terra Roxa (SP), Colina (SP) e Viradouro (SP) adotaram uma espécie de corrente solidária e, por meio do compartilhamento, tentam unir forças em meio à pandemia.

“A gente cede tanto medicação, quanto equipamentos. O que tiver disponível e não fará falta para o município nós cedemos para os outros, para conseguir manter esse leitos de Covid ativos na região”, afirma a gerente hospitalar de Jaborandi, Paula Brunhera Kinoshita.

 

Fonte: G1
Anterior BARRETOS: Sepultamentos deste Domingo(30/05/2021)
Next EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 31/05/2021

Você pode gostar também

Últimas Notícias

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 14/04/2021

INFORMAÇÃO IMPORTANTE      Devido ao CORONAVÍRUS, o PAT vai priorizar os serviços on-line disponiveis ao cidadão. Todos os serviços oferecidos pelo posto agora podem ser acessados via internet e aplicativos

Últimas Notícias

BARRETOS: Polícia prende dois com dinheiro e centenas de pinos com cocaína

Os policiais Militares, sargento Lopes e cabos Fernandes e Adriano, prenderam pelo crime de tráfico de drogas os indiciados P.H.B.S., 18 anos, servente, morador no bairro Monte Alegre e o

Últimas Notícias

BARRETOS: Mulher é agredida e furtada na Rua 30

Uma senhora de 56 anos, que se identificou como K.V.A., moradora no bairro Dom Bosco, esteve na delegacia e relatou que caminhava pela Rua 30, a caminho da residência da

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta