SAÚDE: Combate ao câncer: a inovadora técnica que transforma células doentes em simples gordura
6 de fevereiro de 2019 820 Visualizações

SAÚDE: Combate ao câncer: a inovadora técnica que transforma células doentes em simples gordura

Grupo de cientistas conseguiu converter células de câncer de mama em células de gordura, que não se dividem ou se espalham pelo corpo, evitando a temida metástase.

Uma das características que tornam o câncer altamente letal é que ele pode se espalhar pelo corpo, afetando não apenas o órgão em que aparece, mas todo o organismo.

Em termos médicos, isso é chamado de metástase. Mas agora um novo tratamento feito com células do câncer de mama — e até o momento só testado em camundongos — mostrou resultados excelentes para evitar esse fenômeno.

Os resultados são de uma pesquisa realizada por cientistas do Departamento de Biomedicina da Universidade de Basileia, na Suíça, publicada na revista Cancer Cell.

Crescimento celular

Geralmente, as células cancerígenas podem mudar suas propriedades moleculares para adotar as características de outros tipos de célula e, assim, separar-se do grupo original. Uma vez livres, elas podem migrar para outras partes do corpo por meio da corrente sanguínea.

Esse processo, conhecido como transição epitélio-mesenquimal, é chave no desenvolvimento embrionário. E quando se trata de células cancerígenas, ele é a arma mais poderosa para espalhar a doença.

Em seus estudos, o grupo de cientistas da universidade suíça conseguiu usar esse processo para agir contra a própria célula tumoral, impedindo-a de entrar na corrente sanguínea.

Isso porque, quando as células mudam suas propriedades para iniciar a transição epitélio-mesenquimal, elas também se tornam mais mutáveis.

Os cientistas deram aos roedores usados na pesquisa uma combinação de duas drogas: uma para diabetes tipo 2, chamada rosiglitazona, e um inibidor do crescimento e disseminação de células cancerígenas, o trametinibe.

O tratamento, de acordo com a pesquisa, mostrou que as células cancerígenas foram convertidas em gordura em vez de continuar a divisão celular que precede a metástase.

As células adiposas resultantes eram iguais às células adiposas comuns, que não podem ser transferidas para outros tecidos nem se mover pelo organismo por meio de vasos sanguíneos.

Os responsáveis pelo estudo esperam que, no futuro, a terapia possa ser utilizada ao lado dos tratamentos quimioterápicos e consiga impedir o crescimento do tumor e sua disseminação para outros órgãos ou tecidos.

Fonte: G1

Anterior BARRETOS: Policia prende homem, apreende arma, dinheiro e localiza tijolo de maconha em galinheiro no Luís Spina
Next EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA AMANHÃ 07/02/2019

Você pode gostar também

Últimas Notícias

REGIÃO: Corpo de cabeleireiro é encontrado em cima de telhado

De acordo com o boletim de ocorrência, a principal suspeita é de que o homem tenha morrido eletrocutado enquanto realizava um serviço na rede elétrica do imóvel. O corpo de

Últimas Notícias

BARRETOS: Câmera registra motorista sendo vítima de roubo no bairro Marieta

Na delegacia esteve à vítima A.C.P.S., 64 anos, motorista de aplicativo, informando que ele estava trabalhando, quando na Rua José Parassu Borges, cruzamento com a Noé Otacílio Ribeiro, bairro Marieta,

Últimas Notícias

BARRETOS: Rapaz é surpreendido tentando entrar no Parque do Peão com cocaína

O segurança J.J.P.S., 27 anos, apresentou na delegacia o W.V.S., 24 anos, morador na cidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo, tendo o segurança relatado que estava trabalhando na

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta