Rubem Fonseca, escritor que renovou a literatura brasileira no século 20, morre aos 94 anos
15 de abril de 2020 654 Visualizações

Rubem Fonseca, escritor que renovou a literatura brasileira no século 20, morre aos 94 anos

Ele sofreu um infarto nesta quarta e foi levado ao Hospital Samaritano, mas não resistiu. Com estilo direto e seco, autor lançou livros clássicos, como os volumes de contos ‘Lucia McCartney’ e ‘Feliz ano novo’, além dos romances ‘O caso Morel’ e ‘Agosto’.

O escritor Rubem Fonsecaautor que renovou a literatura brasileira no século 20 com uma linguagem direta e que influenciou gerações, morreu nesta quarta-feira (15), aos 94 anos, no Rio.

Segundo familiares, ele sofreu um infarto e foi levado ao Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul, mas não resistiu. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre velório ou enterro.

Dentre os principais livros de Rubem Fonseca, estão os clássicos volumes de contos “Lucia McCartney” (1967), “Feliz ano novo” (1975) e “O cobrador” (1979), além dos romances “O caso Morel” (1973), “A grande arte” (1983) e “Agosto” (1990).

“Seu estilo contido, irônico e cortante, ao mesmo tempo denota um leitor dos clássicos e um ouvido atento ao falar das ruas em seu tempo. Exerceu profunda influência em nossa cena literária, inaugurando a tendência que Alfredo Bosi chama de ‘brutalista'”, continuou o comunicado.

Recluso, avesso a eventos públicos e considerado um dos maiores nomes da nossa literatura, Rubem Fonseca era conhecido por ser, na intimidade, uma pessoa divertida e respeitosa, como lembrou a escritora Nélida Piñon em entrevista à GloboNews para comentar a morte do amigo.

Fonte: G1

Anterior BARRETOS: Alimentos da Merenda Escolar são distribuídos para famílias de alunos em situação de risco social
Next BARRETOS: Servente é preso por furto e polícia recupera compressor e “revólveres” de pintura

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Servente é preso por Militares da ROCAM quando traficava drogas

O servente A.R.M., 36 anos, morador no bairro Ibirapuera, foi preso pelos Policiais Militares da ROCAM, cabos Wladimir e Claudinei, que o surpreenderam praticando o tráfico de drogas na Rua

Últimas Notícias

GUAÍRA: Suspeito de tentativa de furto, adolescente é morto com tiro na cabeça

Polícia Civil informou que menor, de 14 anos, também tinha antecedentes por tráfico de drogas. Vítima foi morta durante a madrugada e nenhum suspeito do crime foi identificado. Um adolescente

Últimas Notícias

REGIÃO: Homem é preso após tentar atear fogo em mulher

Quando os policiais chegaram no local, o homem estava fora da residência dizendo que ia matar a mulher por não aceitar o fim do relacionamento. Um homem de 29 anos

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta