Ribeirão Preto, Barretos e Franca terão restrições de circulação à noite até 14 de março
24 de fevereiro de 2021 1829 Visualizações

Ribeirão Preto, Barretos e Franca terão restrições de circulação à noite até 14 de março

Medida é válida para todo o estado e começa a valer na sexta-feira (26), segundo o governador João Doria (PSDB). São Paulo registrou recorde de internados por Covid-19 nas UTIs, com 6.657 pacientes.

As regiões de Ribeirão Preto (SP), Franca (SP) e Barretos (SP) terão, a partir de sexta-feira (26), toque de recolher das 23h às 5h até o dia 14 de março, segundo anunciou o governador João Doria (PSDB) nesta quarta-feira (24).

Com isso, a circulação de pessoas sem comprovação dos motivos será restrita, mas não haverá alteração no horário dos transportes coletivos. Está prevista, pelo estado, multa para quem descumprir as regras.

Trabalhadores de atividades em funcionamento que estejam voltando para a casa não serão afetados, segundo Patrícia Ellen, secretária de desenvolvimento econômico.

“Até hoje as eram restritas a uso de máscaras e não a descumprimento do plano São Paulo. Isso muda. Isso é muito importante, porque nós todos precisamos colaborar neste momento. Essa é a mudança, nós vamos ter uma fiscalização que, inclusive, vai estar muito mais concentrada em verificar aglomerações, em verificar agrupamentos de pessoas, descobrindo as regras, não somente estabelecimento em estabelecimentos comerciais, mas em todas as regiões”, explicou.

A medida é válida para todo o estado e foi tomada após alta nas internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19. Segundo o Centro de Contingência do Novo Coronavirus, foram 660 novos pacientes internados nos últimos dez dias.

Nesta quarta, o estado também informou que foi batido o recorde de leitos ocupados nas UTIs, com 6.657 pessoas internados.

A expectativa do comitê de contingenciamento é de que o reflexo das medidas restritivas seja sentido em duas semanas.

Fiscalização
A fiscalização será feita por equipes das vigilâncias sanitárias dos municípios e do estado, pela Polícia Militar, que fará blitz em algumas vias, e pelo Procon, que passa a integrar a força-tarefa durante esse período. O telefone para denúncias é o 0800 771 3541.

Para as regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos, as novas regras não alteram o funcionamento dos serviços por conta da classificação do Plano São Paulo.

Na fase vermelha, em Barretos e cidades da Diretoria da Regional de Saúde 5 somente atividades essenciais estão liberadas. Em Ribeirão Preto (Diretoria de Saúde 13) e Franca (Diretoria de Saúde 8), que estão na fase laranja, os serviços liberados só podem ficar abertos até 20h.

Durante coletiva de imprensa na sede do governo estadual, João Doria afirmou que o toque de recolher noturno tem como principal objetivo barrar a realização de eventos clandestinos.

“São essas aglomerações, essas festividades mais nocivas nesse momento e que coloca em risco a saúde de milhares de pessoas (…). O mais grave neste momento, como já disseram aqui, é controlar festas clandestinas que promovem aglomerações de pessoas sem máscaras, sem nenhuma restrição, sem nenhum controle sanitário e ainda oferecem lucro colocando em risco a vida das pessoas dos nossos filhos e dos mais jovens”, disse.

 

Plano São Paulo

Durante a coletiva de imprensa, não houve atualização do mapa do Plano São Paulo.

Dados da Fundação Seade, usados pelo governo estadual para definir as classificações, indicam melhoras na ocupação em leitos de UTI em Barretos, que já poderia passar para a fase laranja, e em Franca, que ficou abaixo de 70%, mas não suficiente para mudança de etapa.

Já a região de Ribeirão Preto apresentou elevação na ocupação em UTIs, mas não chegou a 80%, valor que possibilita regressão para a vermelha.

Barretos (Vermelha)

  • Taxa de ocupação de leitos de UTI: 78,6% (laranja)
  • Leitos para 100 mil habitantes: 23,7 (verde)
  • Novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 352,2 (amarela)
  • Novas internações por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 70,6 (laranja)
  • Novos óbitos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 7,5 (amarela)

 

Franca (Laranja)

  • Taxa de ocupação de leitos de UTI: 68,6% (amarela)
  • Leitos para 100 mil habitantes: 18,6 (verde)
  • Novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 398,2 (laranja)
  • Novas internações por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 40,6 (amarela)
  • Novos óbitos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 6,6 (laranja)

 

Ribeirão Preto (Laranja)

  • Taxa de ocupação de leitos de UTI: 74,5% (laranja)
  • Leitos para 100 mil habitantes: 19,3 (verde)
  • Novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 392,5 (laranja)
  • Novas internações por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 53,5 (amarela)
  • Novos óbitos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 6,6 (amarela)

 

 

Mapa de atualização do Plano São Paulo divulgado nesta sexta-feira (19) — Foto: Reprodução

 

 

Fonte: G1

 

Anterior REGIÃO: Feto humano é localizado em estação de esgoto
Next REGIÃO: Homem chega em casa bêbado ameaça e agride mulher e filho

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: CEMUPs produzem máscaras para servidores e pessos carentes

O Cemup Rios e Cemup Cavalgando estão produzindo máscaras de tecido, que serão distribuídas para os servidores da prefeitura e também pessoas carentes, para ajudar no combate ao coronavírus. Usar

Últimas Notícias

LUTO: Faleceu ex-jogador da várzea barretense Marcio Pereira Mesquita

É com grande pesar que comunicamos o falecimento de Marcio Pereira Mesquita tinha 44 anos. Atuou por muitos anos no futebol de várzea de Barretos. Ele foi vitima de um

Últimas Notícias

GUAÍRA: Desempregado é preso e usuário de drogas é detido por Policiais Militares

Policiais Militares da cidade de Guaíra, sargento Rúbio e cabo Antonino, apresentaram preso na delegacia de Barretos o desempregado I.A.M.S.G., 25 anos pelo crime de tráfico de drogas, além de

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta