REGIÃO: Operação retira 15 toneladas de lixo guardado em casa durante 15 anos por mecânico
11 de dezembro de 2020 566 Visualizações

REGIÃO: Operação retira 15 toneladas de lixo guardado em casa durante 15 anos por mecânico

Limpeza conduzida pela Prefeitura envolveu 30 pessoas ao longo de dois dias. Morador tem síndrome de Diógenes, que o levou a acumular objetos sem serventia.

Uma operação de limpeza na casa de um mecânico acumulador de Ribeirão Preto (SP) terminou na tarde desta quinta-feira (10). Ao todo, 15 toneladas de lixo foram retiradas do imóvel localizado nos Campos Elíseos com ajuda de dois caminhões da Prefeitura.

A operação envolveu 30 pessoas. Na quarta-feira (9), a equipe limpou os quintais da casa, de onde foram retirados carrinhos de supermercado, móveis, colchões, tapetes, cadeiras, janelas e portas. Já na quinta, dedicaram-se ao interior do imóvel.

Pelos cômodos, havia roupas, papéis, livros, madeira, videogames, eletrônicos, mesas e um guarda-roupa. A maioria dos objetos não tinham serventia ao mecânico que tem síndrome de Diógenes, um distúrbio que o levou a acumular lixo pelos últimos 15 anos.

A guarda civil Kelly Cristina da Silva, que coordena o Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação de Ribeirão Preto, diz que a limpeza foi acompanhada pela mãe do morador, uma aposentada de 75 anos que precisou sair da casa devido à insalubridade.

“Ela, que é a dona da casa, ajudou a gente a separar o que servia e o que não servia mais. Ela ficou muito feliz ao ver a casa limpa”, diz Kelly. “Todas as roupas, sapatos e papéis passaram pela mão dela. O que ela achou que não servia a gente descartou.”

O lixo recolhido foi separado entre o que é reciclável e o que não é. Os materiais de ferro, que pesaram 630 quilos, foram vendidos por R$ 500. O dinheiro será entregue à família, segundo Kelly.

O mecânico é acompanhado pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Ele está internado há três meses em um hospital psiquiátrico, mas a família quer vê-lo de volta na casa com a mãe. O imóvel precisa ser reformado.

“A gente precisa de ajuda, porque a casa é muito antiga e tem alguns cômodos que vão cair. O telhado está podre, o banheiro está sendo segurado por uma madeira e, se tirar a madeira, a parede toda cai, então agora a gente vai começar a arrecadar materiais”, diz Kelly.

Os interessados em ajudar na reforma podem entrar em contato com o Fundo Social da Prefeitura ou com o comitê de acumuladores, cujo telefone é (16) 99130-9717. São aceitas doações de materiais de construções e de mão-de-obra voluntária.

Fonte: G1

Anterior BARRETOS: Mulher tem bolsa furtada no centro da cidade
Next BARRETOS: Ladrão com moto rouba celular de estudante em frente academia

Você pode gostar também

Últimas Notícias

REGIÃO: Motociclista morre após acidente com caminhonete

Colisão frontal ocorreu na noite desta sexta, na rodovia Antônio Machado Santana; suspeita é que vítima trafegava pela contramão Um motociclista morreu após se envolver em um acidente com uma

Últimas Notícias

BARRETOS: Assistência Social e órgãos têm horários flexibilizados

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, localizada na Rua 24, entre as Avenidas 35 x 37 e a Casa dos Conselhos, localizada na Rua 26, esquina da

Últimas Notícias

REGIÃO: Mãe ajuda filho a tentar matar vizinha e é presa após audiência de custódia

­De acordo com o boletim de ocorrência, o crime teria sido motivado porque a vítima compartilhou um vídeo nas redes sociais em que o adolescente aparece assaltando uma joalheria em

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta