REGIÃO: Médico mobiliza voluntários para produzir máscaras a famílias de baixa renda
25 de abril de 2020 810 Visualizações

REGIÃO: Médico mobiliza voluntários para produzir máscaras a famílias de baixa renda

Na linha de frente contra a Covid-19, profissional de saúde uniu voluntários para fazer doações. ‘Necessidade de fazer algo a mais’, afirma Marco Andrey Cipriani Frade, do Hospital das Clínicas.

Assim como milhares de profissionais de saúde, o médico Marco Andrey Cipriani Frade, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP), está na linha de frente do combate à Covid-19.

Mas atuar no atendimento aos pacientes não parecia suficiente. Por isso, ele e outros amigos decidiram ir além e mobilizaram um grupo de voluntários para produzir máscaras e fazer doações a comunidades carentes da cidade.

“A ideia de fazer as máscaras foi uma necessidade de fazer algo a mais frente a essa situação tão inesperada que a gente está vivendo”, diz.

Iniciativa
A ideia surgiu porque as máscaras de proteção descartáveis sumiram das prateleiras e ficaram encarecidas pela demanda. “Os preços das máscaras se tornaram absurdos porque elas se tornaram cada vez menos presentes. A gente não está encontrando no comércio”, afirma Frade, que além de atuar no HC é professor na Faculdade de Medicina da USP.

Associado a isso, o médico notou que, em uma comunidade perto de sua casa, viu famílias mais expostas ao contágio, pela aglomeração e pela falta de utilização do acessório, que se tornou obrigatório em cidades como Ribeirão Preto na luta contra o novo coronavírus.

“Causava muita perturbação essa questão de saber como a doença se comportaria em locais onde as pessoas vivem aglomeradas, como pedir para essas pessoas se distanciarem morando em lugares tão próximos.”
Frade explica que, depois que o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceram regras para a produção de máscaras caseiras, decidiu reunir pessoas dispostas a produzir máscaras de tecido eficazes contra a Covid-19.

“A gente só estudou modelos que seriam mais protetores, porque a gente não pode dar uma falsa proteção às pessoas. Optamos por fazer essas máscaras de tecidos e agregamos um filtro de TNT tecido não tecido] grosso dentro”, explica.

Assim, convidou voluntários tanto para fazer doações de recursos para a compra dos materiais quanto para a confecção das peças. Integrante de uma ONG que ajuda moradores em situação de vulnerabilidade, Leonice Alves Ferreira Siqueira não pensou duas vezes em ajudar.

“Vale bastante, é muito gratificante você poder ajudar alguém, é uma coisa muito importante, é iniciativa nossa junto com o doutor Marco Andrey muito louvável. A gente agradece em poder ajudar as pessoas”, diz.

A primeira leva de máscaras, com 5 mil peças, foi recentemente produzida e parte dela doada. Além do fornecimento, quem participou da ação deu orientações sobre o uso correto do acessório.

Uma das beneficiadas pela ação foi a família da dona de casa Andréia Aparecida Taschini. Até então, ela e mais duas pessoas faziam o básico para se proteger, com a higienização das mãos, mas agora a sensação é de que todos estão mais protegidos contra o novo coronavírus. “Saio mais ali no mercado e volto. Agora é uma proteção a mais, vou usar. Os familiares também”, conta.

O grupo pretende dar continuidade ao projeto e precisa da ajuda de mais pessoas, especialmente de costureiras. “Temos outras comunidades que nós trabalhamos e necessita de apoio. Tem um grupo de amigos que trabalham com os moradores de ruas, nós levamos para eles também”, afirma o médico.

 

Fonte: G1

Anterior BARRETOS: Faixa de duplicação da Avenida Roberto Rios é pavimentada
Next BARRETOS: Homem é preso pela Polícia Militar com 8,873 Kg de maconha no bairro Santana

Você pode gostar também

Últimas Notícias

REGIÃO: Polícia Civil apreende 1,4 tonelada de maconha em Franca

Tabletes estavam escondidos em baixo de caixas no baú de um caminhão. O motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite de quarta-feira (2). A Polícia Civil

Últimas Notícias

BARRETOS: Mulher é presa furtando vinhos, castanhas e chocolates em loja no centro da cidade

A indiciada E.A.P., mulher 55 anos, foi presa pela gerente de uma empresa de uma loja de comércio de doces, situada no centro da cidade, depois de ter sido flagrada

Últimas Notícias

OLÍMPIA: Condutora perde controle do carro e capota na SP-322

Na noite desta terça-feira, 25, o Corpo de Bombeiros de Olímpia foi acionado para atender mais um acidente na região de Olímpia. Por volta das 21h o Bombeiro Soldado Garcia,

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta