REGIÃO: Equipes realizam teste rápido para diagnóstico de hepatite C
22 de julho de 2019 644 Visualizações

REGIÃO: Equipes realizam teste rápido para diagnóstico de hepatite C

Ação faz parte da campanha Julho Amarelo, com foco na prevenção e no tratamento das hepatites virais. População também pode procurar unidades de saúde para orientações e exames.

Equipes do Programa Municipal DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais realizam testes rápidos gratuitos para diagnóstico da hepatite C, em Ribeirão Preto (SP).

A ação faz parte da campanha ‘Julho Amarelo’, com foco na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da doença que afeta o fígado.

Em Ribeirão Preto, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, entre 2010 e 2018, 1.135 pessoas foram diagnosticadas com hepatite C e outras 664, com hepatite B. A maior parte das ocorrências se deu em pessoas com mais de 40 anos.

Veja o calendário do teste rápido

  • Quarta-feira (24), das 8h às 14h: Parque Luis Carlos Raya
  • Sábado (27), das 9h às 14h: Esplanada do Theatro Pedro II

Segundo a coordenadora do programa Lis Neves, as unidades de saúde estão desenvolvendo ações para incentivar a vacinação e a testagem para a doença. Ações também têm sido feitas em salões de beleza e estúdios de tatuagem.

O público-alvo é formado por pessoas com idade acima de 40 anos.

Como se pega?

As hepatites podem ser transmitidas por sangue contaminado em objetos como agulhas, alicates de unhas e aparelhos de barbear, e pelo uso de material não esterilizado em procedimentos cirúrgicos, aplicação de piercings e tatuagens.

A falta de preservativo nas relações sexuais também é fator de risco.

Como a doença não apresenta sintomas na maior parte dos casos, mães portadoras do vírus podem transmitir aos filhos no momento do parto.

Diagnóstico e tratamento

É feito através dos testes rápidos e do pré-natal. Se descoberto precocemente, pode-se evitar que a doença evolua para cirrose ou câncer de fígado.

O diagnóstico pode ser feito por testes rápidos que dão o resultado em uma hora ou por exames laboratoriais.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina previne contra as hepatites A e B, e está disponível gratuitamente no SUS. Para os demais tipos de vírus não há vacina e o tratamento é indicado pelo médico.

Fonte: g1

Anterior REGIÃO: Motociclista morre após ser atingido por caminhão na Anhanguera
Next REGIÃO: Homem denuncia ex-mulher por divulgação de fotos íntimas

Você pode gostar também

Últimas Notícias

REGIÃO: Distribuidoras de remédios são suspeitas de sonegar R$ 500 milhões, estima MP

Três galpões das empresas, além de casas de dois sócios, são alvos da segunda fase da Operação ‘Monte Cristo’ nesta quinta-feira (1º). Barretos, Dumont e Jaboticabal também têm diligências. Três

Últimas Notícias

BARRETOS: Ladrões armados invadem residência atrás de joias e roubam 50 mil em dinheiro

A ocorrência foi apresentada pelos Policiais Militares, cabo Sichineli e Júnior, os quais informaram que foram acionados pela vítima V.M.G., mulher, 26 anos, moradora no bairro Santa Cecília, a qual

Últimas Notícias

COVID-19: média móvel de mortes fica abaixo de mil pelo terceiro dia

Dados são do Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Depois de seis meses seguidos com uma média de mais de mil vítimas diárias de covid-19, o Brasil registrou ontem

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta