REGIÃO: Equipes realizam teste rápido para diagnóstico de hepatite C
22 de julho de 2019 618 Visualizações

REGIÃO: Equipes realizam teste rápido para diagnóstico de hepatite C

Ação faz parte da campanha Julho Amarelo, com foco na prevenção e no tratamento das hepatites virais. População também pode procurar unidades de saúde para orientações e exames.

Equipes do Programa Municipal DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais realizam testes rápidos gratuitos para diagnóstico da hepatite C, em Ribeirão Preto (SP).

A ação faz parte da campanha ‘Julho Amarelo’, com foco na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da doença que afeta o fígado.

Em Ribeirão Preto, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, entre 2010 e 2018, 1.135 pessoas foram diagnosticadas com hepatite C e outras 664, com hepatite B. A maior parte das ocorrências se deu em pessoas com mais de 40 anos.

Veja o calendário do teste rápido

  • Quarta-feira (24), das 8h às 14h: Parque Luis Carlos Raya
  • Sábado (27), das 9h às 14h: Esplanada do Theatro Pedro II

Segundo a coordenadora do programa Lis Neves, as unidades de saúde estão desenvolvendo ações para incentivar a vacinação e a testagem para a doença. Ações também têm sido feitas em salões de beleza e estúdios de tatuagem.

O público-alvo é formado por pessoas com idade acima de 40 anos.

Como se pega?

As hepatites podem ser transmitidas por sangue contaminado em objetos como agulhas, alicates de unhas e aparelhos de barbear, e pelo uso de material não esterilizado em procedimentos cirúrgicos, aplicação de piercings e tatuagens.

A falta de preservativo nas relações sexuais também é fator de risco.

Como a doença não apresenta sintomas na maior parte dos casos, mães portadoras do vírus podem transmitir aos filhos no momento do parto.

Diagnóstico e tratamento

É feito através dos testes rápidos e do pré-natal. Se descoberto precocemente, pode-se evitar que a doença evolua para cirrose ou câncer de fígado.

O diagnóstico pode ser feito por testes rápidos que dão o resultado em uma hora ou por exames laboratoriais.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina previne contra as hepatites A e B, e está disponível gratuitamente no SUS. Para os demais tipos de vírus não há vacina e o tratamento é indicado pelo médico.

Fonte: g1

Anterior REGIÃO: Motociclista morre após ser atingido por caminhão na Anhanguera
Next REGIÃO: Homem denuncia ex-mulher por divulgação de fotos íntimas

Você pode gostar também

Últimas Notícias

REGIÃO: Bombeiro pede enfermeira do resgate em casamento

Cena registrada em Ribeirão Preto foi compartilhada pelo próprio Corpo de Bombeiros nas redes sociais O cabo Alex Ribeirão do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto surpreendeu

Últimas Notícias

BARRETOS: Ladrões furtam pneus de caminhão

Na delegacia esteve o motorista A.R.S., 51 anos, morador no bairro Nadir Kenan, informando que ele havia deixado o caminhão semi-reboque, ano 1990, branco, com a carreta, devidamente estacionado e

Últimas Notícias

COLINA: Adolescente é agredida na praça central

Uma adolescente de 16 anos, que se identificou como G.O.A., moradora no bairro Clementina, em Barretos, informou na delegacia que ela estava na praça central da cidade de Colina, participando

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta