Polícia Ambiental de Barretos apreende centenas de aves e aplica multa de mais de 150 mil
27 de maio de 2019 956 Visualizações

Polícia Ambiental de Barretos apreende centenas de aves e aplica multa de mais de 150 mil

A Policia Ambiental de Barretos, em uma operação realizada no final de semana, compareceu a uma chácara no município de Jaborandi para averiguar uma denúncia anônima que relatava a existência de várias aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro, bem como o morador do local realizava a falsificação e a adulteração de anilhas.

No local os policiais foram recebidos pelo morador, um homem de 47 anos, que se apresentou como criador de aves registradas no IBAMA e alegou possuir cerca de 60 aves devidamente regularizadas.

Foi feita a vistoria ambiental, sendo observadas várias irregularidades, tais como quantidade bem superior a informada, aves sem anilhas, aves com anilhas falsas e adulteradas, bem como em situação de maus tratos em virtude da sujeira e acúmulo de fezes encontradas nas gaiolas.

Os policiais também observaram que o indiciado começou a apresentar nervosismo e acabou soltando três aves para impedir a fiscalização, sendo que no imóvel, também havia um cômodo, no quintal, com dezenas de aves que estavam sendo ocultadas da vistoria.

Considerando a atitude do morador e as inúmeras irregularidades, foi solicitada autorização para busca no interior de sua residência, onde foram localizadas várias aves escondidas nos quartos, bem como duas espingardas, sendo uma de pressão e outra calibre 28, com 7 munições já deflagradas, ambas em situação ilegal.

O indiciado foi preso em flagrante pelos crimes de posse irregular de arma de fogo, falsificação/adulteração de anilhas, manutenção de aves nativas em cativeiro sem autorização e maus-tratos, sendo conduzido até a delegacia de Barretos, onde o delegado ratificou a prisão e arbitrou fiança de R$ 1.000,00, que foi saldada.

Todas as 130 aves foram apreendidas e levadas para o quartel da Polícia Ambiental para serem submetidas a uma minuciosa vistoria de suas anilhas, suas condições físicas, suas origens, bem como serem avaliadas por médico veterinário e peritos do Instituto de Criminalística.

Somente no domingo é que foi encerrada a análise das aves e anilhas, sendo observadas as seguintes irregularidades: 14 aves sem anilhas, 71 aves com anilhas falsas/adulteradas e 37 aves em situação de maus-tratos, sendo gerada uma multa no valor de R$156.600,00.

O autuado deverá comparecer a Polícia Ambiental de Barretos para Audiência de Atendimento Ambiental, onde deverá apresentar suas explicações e discutir o pagamento da multa, sendo que, quanto ao processo criminal, se condenado, ele poderá ser apenado em até 10 anos de detenção.

Anterior BEBEDOURO: POLÍCIA MILITAR APREENDE QUASE MEIA TONELADA DE MACONHA EM MEIO AO CANAVIAL
Next BARRETOS: Força tática apreende quase dois quilos de drogas, dinheiro e vários objetos relacionados a traficância

Você pode gostar também

Policial

Captura de procurado

A ocorrência foi apresentada pelos Policiais Militares, cabos Iara e Alex, tendo eles informado que foram acionados a comparecerem até o Poupatempo, pois ele tomaram conhecimento que o capturado compareceu

Policial

Homem é agredido e tem cartão bancário roubado no Terminal Rodoviário

Um homem de 44 anos, que se identificou como H.R.S.C., 44 anos, morador na cidade de São José do Rio Preto, esteve no Distrito Policial relatando que ele possuía uma

Policial

Indivíduo é preso em flagrante após roubar roupas em residência no centro da cidade

O indiciado C.F.S., 32 anos, foi preso em flagrante pelo crime de roubo, sendo ele apresentado na delegacia pelos Policiais Militares, cabos Iara e Marcelino, os quais informaram que foram

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta