PANDEMIA: Veterinário orienta donos de pets sobre cuidados
20 de abril de 2020 749 Visualizações

PANDEMIA: Veterinário orienta donos de pets sobre cuidados

Além de dicas a tutores, doutorando da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto esclarece dúvidas sobre a infecção pelo novo coronavírus em animais domésticos

Durante a quarentena, os seres humanos não são os únicos que tiveram a rotina afetada pelo isolamento social.

Consequentemente, os pets, companheiros de passeios ao ar livre ou, até mesmo, os que são acostumados a ficar em casa, sofreram mudanças em hábitos do dia a dia.

Diante de todas as dúvidas em relação ao novo coronavírus, causador da covid-19, doença que já vitimou mais de 165 mil pessoas pelo mundo, tutores de pets também se questionam sobre as chances desses animais serem infectados pelo vírus que aflige a humanidade.

Recentemente, a questão ganhou maior repercussão quando o zoológico do Bronx, em Nova Iorque (EUA), comunicou que a tigresa Nádia havia testado positivo para a covid-19 – esse foi o primeiro caso confirmado da doença na espécie.

Em entrevista ao ACidade ON, o médico veterinário Frederico Lobão, doutorando em patologia pela FMRP-USP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo), explicou que, até o momento, há registros de que o Sars-Cov-2 (subtipo do novo coronavírus) é capaz de infectar grupos específicos de animais.

“Pesquisadores chineses aplicaram injeções intranasais, com alta carga viral do novo coronavírus, em cães, gatos, galinhas, patos, suínos e furões. O resultado apontou que os animais de produção (galinha, pato e suínos) não foram suscetíveis ao novo coronavírus. Em contrapartida, alguns cães testaram positivo, mas não tiveram secreção suficiente a ponto de transmitir o vírus a outra pessoa ou a outro animal. Já os gatos e furões foram mais vulneráveis do que os cães, entretanto, não secretaram a ponto de contaminar suas espécies ou humanos”, afirmou o médico veterinário.

“No caso do zoológico de Nova Iorque, o que se sabe, até o momento, é que os felinos têm uma susceptibilidade maior para a covid-19 do que outros animais. Porém, devemos ficar atentos, pois apesar de não existir registros de transmissão desse vírus por parte de animais a humanos, eles podem desenvolver tosse seca e febre, sintomas que se assemelham aos nossos”, explicou.

Cuidados

Lobão, que atualmente cumpre parte das pesquisas de doutorado na Universidade da California San Diego (EUA), ressaltou a importância dos donos de pets seguirem as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para conter a transmissão do novo coronavírus.

“A pelagem dos animais pode servir como abrigo para o vírus. A OMS, OIE [Organização Internacional de Saúde Animal] e outros órgãos recomendam manter as práticas de higiene, como lavar as mãos após manusear os bichos e dar banho neles a cada semana. É uma questão de mudança de hábito, pois do mesmo jeito que o pelo dos pets pode abrigar o vírus, nossas roubas também podem. Ele [vírus] não tem pernas e nem asas. Precisa da nossa ajudar para se proliferar”, explicou.

O médico veterinário ainda informou que não há casos confirmados da covid-19 em animais de estimação como peixes, répteis, anfíbios.

“Atualmente, a principal suspeita de animal que possa ter começado a disseminar o novo coronavírus é o morcego. Em 2015, um vírus praticamente igual ao que está circulando foi identificado em uma colônia destes mamíferos, em Wuhan, na China, região onde a pandemia teve início”, declarou.

 

 

Fonte: acidadeon.com

 

Anterior REGIÃO: Empresa de fertilizantes produz 15 mil litros de álcool em gel para doar a hospitais
Next REGIÃO: Fotógrafa desmaia após apanhar duas vezes no mesmo dia do namorado

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Mulher perde dinheiro ao cair em golpe quando tentava comprar uma moto

A vítima P.P.S., mulher, 26 anos, esteve na delegacia e relatou que no dia anterior ela havia efetuado a negociação de uma motocicleta Honda/Biz, a qual foi intermediada por um

Últimas Notícias

REGIÃO: Homem é preso após agredir esposa e filhos com vassoura e faca

Um homem de 43 anos foi preso em flagrante após ameaçar e agredir a esposa. Segundo informações do boletim de ocorrência, policiais militares foram acionados via Copom para atender uma

Últimas Notícias

BARRETOS: Mulher é presa traficando pinos com cocaína no bairro Dom Bosco

Uma mulher de 22 anos, identificada como A.L.P.B.C., autônoma, moradora no bairro Dom Bosco, foi presa pelo crime de tráfico de drogas, sendo ainda apreendidos dinheiro e pinos com cocaína.

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta