Menino de 8 anos é o brasileiro mais novo a ser aceito em clube internacional de pessoas com alto QI
3 de novembro de 2021 864 Visualizações

Menino de 8 anos é o brasileiro mais novo a ser aceito em clube internacional de pessoas com alto QI

Gustavo Saldanha, de São Paulo, tornou-se membro da Mensa International. Ele toca sete instrumentos musicais e tem facilidade com tecnologia.

A mãe de Gustavo conversa com o menino e diz: “você não é melhor do que ninguém, tá bom? Nunca se esqueça disso”.

É que, aos 8 anos, ele toca violão, guitarra, teclado, ukelele e baixo, ainda se arrisca em bateria e gaita, sabe praticamente todas as músicas dos Beatles, instala sistemas operacionais em computadores… e é o brasileiro mais jovem a fazer parte da Mensa, uma sociedade internacional de pessoas com alto quociente de inteligência (QI). Praticamente um “clube de gênios”.

A criança ainda está no ensino fundamental de uma escola particular de São Paulo, mas já tem até a promessa de uma bolsa de estudos na Logos University International (Unilogos), nos Estados Unidos.

Gustavo nem sempre pareceu ser acima da média
A mãe de Gustavo, Luciane Saldanha, conta que nunca havia desconfiado de qualquer excepcionalidade na inteligência do filho. Quando bebê, ele demorou mais do que a média para aprender a falar: só pronunciou as primeiras palavras quase aos 3 anos.

“A gente só percebia que ele era mais inquieto e curioso. Na brinquedoteca, queria mexer na TV ou no interfone. Tinha interesses diferentes, mas nada que, para a família, fosse sinal de inteligência superior”, conta a mãe.

Em 2018, aos 5 anos, Gustavo aprendeu a cantar cinco músicas dos Beatles para a apresentação do Dia das Mães na escola. Foi aí que seu desempenho começou a chamar atenção: ele decorava rapidamente as letras, mesmo sem saber inglês.

Da hora de acordar ao momento de dormir, a trilha sonora da casa dos Saldanha ficava a cargo da banda de Liverpool. Nos momentos de lazer, o menino passou a comparecer a apresentações de conjuntos cover e a fazer aulas de violão e guitarra.

No início da pandemia, no entanto, os shows foram interrompidos, e a escola cancelou as atividades presenciais. O que parecia um caminho para o tédio acabou sendo uma oportunidade para descobrir uma nova paixão: tecnologia.

“Em pouco tempo, meu filho já estava apaixonado pelas plataformas de reunião, como Zoom e Google Meet. Começou até a mexer nos sistemas operacionais e a transformar Windows em Mac”, diz Luciane. “Aí, a gente falou: nossa, as crianças estão entediadas em casa, querendo voltar para a escola, e nosso filho curtindo o desenvolvimento na tecnologia nessa velocidade? Estava estranho.”

Os pais do menino procuraram, então, um centro de apoio a crianças com desenvolvimento intelectual acelerado em São Paulo.

Depois de 5 dias de testes on-line, os especialistas descobriram que ele tinha um QI elevado: alcançou 99 de percentil de acertos no WAIS III, uma das avaliações de inteligência mais conceituadas do mundo.

O que fazer a partir da descoberta do alto QI?
Diante desse resultado, a escola de Gustavo foi orientada a oferecer a ele um foco maior em suas habilidades, com mais horas de aulas de música e de contato com a tecnologia.

O desempenho do menino também chamou a atenção do neurocientista Fabiano de Abreu, membro do “clube de gênios”.

“A Mensa Brasil não aceita crianças, então, recomendei aos pais do Gustavo que submetessem a candidatura do filho à Mensa International”, conta o especialista.

Para ser aprovado, é preciso demonstrar o percentil mínimo de 98 na avaliação WAIS III. Até então, Laura Buchelle, de 9 anos, era a criança brasileira mais nova a conseguir atingir essa marca e entrar para a “irmandade”.

Gustavo, aos 8, também foi aceito e ainda bateu o recorde da menina: tornou-se o “caçulinha” do Brasil no clube de alta inteligência.

Agora, ele pode participar de encontros com pessoas que tenham interesses parecidos com os dele.

“São crianças fantásticas, que fazem o que muitos adultos não conseguem fazer”, diz Abreu.
O neurocientista está amparando a família de Gustavo e prestando consultoria para que o menino consiga bolsas de estudo no exterior.

E quais são os sonhos do pequeno ‘gênio’ ?

“Meu filho é fascinado pelos bastidores das novelas e dos jornais. Tem dia em que ele acorda e já coloca terno e gravata para ficar em casa”, diz Luciane.

O menino tem “sonhos empresariais”: quer criar a “Gustavo Saldanha Animation Studios”, com restaurante, teatro, casa de shows e emissora de TV.

“Se ele conseguir um terço disso, já está bom, né? Mas é coisa para o futuro. Agora, o foco é tocar músicas no Natal”, brinca a mãe.

 

Fonte: G1
Anterior REGIÃO: Idosa sofre queimaduras enquanto preparava o almoço
Next REGIÃO: Homem tem ferimentos graves ao tentar comprar drogas e ser esfaqueado

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Mototaxista fica ferido ao se chocar contra caçamba na Avenida 29

Um homem de 33 anos, que trabalha como mototaxista, ficou gravemente ferido após se envolver em um acidente de trânsito na área central da cidade. De acordo com as informações,

Últimas Notícias

BARRETOS: Médico tem e-mail e conta em site “hackeados”

A vítima L.P.A., 45 anos, médico, esteve informando na delegacia que alguém desconhecido “hackeou” sua conta em um site de vendas e também o seu e-mail, e esta pessoa tem

Últimas Notícias

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 24/11/2020

INFORMAÇÃO IMPORTANTE    Devido ao CORONAVÍRUS, o PAT vai priorizar os serviços on-line disponiveis ao cidadão. Todos os serviços oferecidos pelo posto agora podem ser acessados via internet e aplicativos em

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta