INSCRIÇÕES ABERTAS: Sisu do 2º semestre terá 59 mil vagas para o ensino superior em todo o país
4 de junho de 2019 396 Visualizações

INSCRIÇÕES ABERTAS: Sisu do 2º semestre terá 59 mil vagas para o ensino superior em todo o país

De acordo com a pasta, este é o maior número ofertado para o segundo semestre desde a criação do programa. Sistema usa notas do Enem para selecionar alunos que estudarão em universidades públicas.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2019 vai oferecer 59 mil vagas em 1,7 mil cursos de 76 instituições, afirmou nesta segunda-feira (3) o Ministério da Educação. De acordo com a pasta, este é o maior número ofertado para o segundo semestre desde a criação do programa.

O Sisu é um sistema de seleção que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para universidades públicas de todo o país.

Os candidatos interessados em concorrer deverão se cadastrar no site do Sisu a partir desta terça-feira (4) até sexta-feira (7). O resultado será divulgado na segunda-feira (10).

Contingenciamento nas federais

Segundo a pasta, o bloqueio de R$ 1,704 bilhão no orçamento das universidades e institutos federais não mostrou, até agora, impacto na seleção de novos alunos.

“No que diz respeito à oferta de vagas, as universidades têm autonomia completa. Não temos notícia de que [a admissão de alunos] tenha sido prejudicada. A gente acha que pode ser ofertado até mais, considerando o período noturno, e estamos conversando com as instituições”, afirma o secretário de Ensino Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Junior.

Questionado sobre o impacto dos sucessivos contingenciamentos – que começaram ainda em 2014 – no orçamento das federais, Lima disse que é preciso “virar a página” e aguardar a retomada do crescimento a partir das reformas econômicas. Assim como o ministro Abraham Weintraub, o secretário era da equipe econômica da Casa Civil antes de assumir o cargo.

“O Poder Executivo pediu autorização de emitir dívidas para pagar contas correntes. É como você pagar o aluguel da casa com cartão de crédito. Todos os ministérios têm contingenciamento. A gente precisa virar um pouco a página para que o país se consolide. Tem que consolidar responsabilidade social e responsabilidade fiscal. São os melhores números do Sisu, não estamos vendo nenhuma questão atípica aqui”, disse.

Requisitos

Para se candidatar, é necessário ter feito o Enem 2018 e tirado nota superior a zero na redação.

Calendário

Inscrições: 4 a 7 de junho

Resultados: 10 de junho

Matrículas: 12 a 17 de junho

Lista de espera: manifestar interesse de 11 a 17 de junho

Fonte: G1

Anterior BARRETOS: Equipe Bravo prende desempregado vendendo cocaína no bairro Santana
Next BARRETOS: Menor é apreendido com cocaína dinheiro em Operação Saturação no bairro Califórnia

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/4/97/12/agazetadebarretos/public_html/wp-content/themes/trendyblog-theme/includes/single/post-tags-categories.php on line 7

Você pode gostar também

Últimas Notícias

GUARACI: Homem invade residência de senhora deficiente visual e coloca fogo no colchão da cama

Um homem de 44 anos, identificado como A.S., morador na Vila Camargo, na cidade de Guaraci, foi apresentado preso por Policiais Militares daquela cidade na delegacia de Barretos, sendo informado

Últimas Notícias

REGIÃO: Homem é detido ao agredir mãe e irmã

Mulheres já haviam pedido medida protetiva contra o rapaz, devido às constantes invasões e ameaças com uma faca Um homem, de 31 anos, foi detido em flagrante pela Polícia Militar,

Últimas Notícias

REGIÃO: Mãe e filha, idosas de 93 e 66 anos são agredidas durante roubo

Ladrão pulou o muro da casa delas em busca de joias. Câmera de segurança registrou a ação, mas criminoso ainda não foi identificado pela Polícia Civil, que investiga o caso.

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta