Governo autoriza alcance de trabalho aos domingos e feriados a novas categorias
O governo decidiu ampliar as atividades autorizadas a trabalharem aos domingos e feriados. O texto está sendo finalizado e deve ser publicado em uma portaria a ser assinada pelo Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco.
A CNN teve acesso à minuta da portaria que inclui, além das 78 categorias já autorizadas a trabalhar aos domingos e feriados, novos setores neste rol: produtores rurais fornecedores de cana, indústria do alumínio, indústria de beneficiamento de grãos e cereais, indústria de latas de alumínio, atacadistas e distribuidores, lavanderias hospitalares, serviços sociais e atividades financeiras.
A norma também passa a permitir que as atividades tidas como essenciais durante a pandemia do novo coronavírus possam exercer suas funções aos domingos. Entre elas, estão academias de esporte, salões de beleza e barbearias, cooperativas de crédito, locação de veículos e desenvolvimento de produtos e serviços.
De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), todo empregado tem direito a um descanso semanal de 24 horas consecutivas, preferencialmente – mas não somente – aos domingos. A conveniência pública ou alguma necessidade emergencial do serviço pode justificar o descanso semanal em outro dia da semana. Quando houver trabalho no domingo ou em dia de feriado, o empregado deve gozar do seu repouso semanal remunerado compensatório em qualquer outro dia da mesma semana.
A publicação da portaria aumenta o número de atividades autorizadas e torna irrestrita e permanente a autorização para o trabalho aos domingos e feriados nas atividades relacionadas no documento.
Fonte: Lombarts Comunicação
Você pode gostar também
BARRETOS: Falsos funcionários da SUCEN furtam carteira de idoso no bairro América
Morador na Rua Colômbia, bairro América, o senhor J.A.A., aposentado, 83 anos, foi até a delegacia e informou que estava em sua casa fazendo almoço, ocasião em que ele ouviu
Motorista tem caminhão roubado na grande São Paulo e só consegue registrar ocorrência em Barretos
Na delegacia estiveram as vítimas W.B.J., 27 anos, motorista e o L.C., agricultor, 50 anos, moradores na cidade de Goiatuba, interior de Goiás. Em relato o motorista disse que funcionário
REGIÃO: Dise apreende 18 tijolos de cocaína com adesivos de golfinho
Em duas ocorrências, Polícia Civil apreendeu quase 25 kg de drogas, na zona Norte de Ribeirão Preto; dois homens foram presos Policiais da 2ª Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes)
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.