Com média de 6,7 Educação Municipal Barretos segue superando meta do IDEB
17 de setembro de 2020 832 Visualizações

Com média de 6,7 Educação Municipal Barretos segue superando meta do IDEB

Dados divulgados pelo MEC apontam que a Educação Municipal de Barretos segue acima da média do IDEB (Índice do Desenvolvimento da Educação Básica). A média geral alcançada é de 6,7, a mesma da avaliação anterior. “Está bem acima da meta nacional projetada para 2021, que é de 6,0. É um excelente resultado”, comemorou a secretária municipal de Educação, Valéria Recco.

Valéria Recco ressaltou, que de 18 unidades que fizeram a prova, 13 superaram suas próprias metas e sete unidades conseguiram notas acima da média, sendo duas com a média 7,3 (Professor Luiz Castanho Filho e João Baroni), duas com 7,2 (João Ferreira Lopes e Mathilde Gitahy de Mello – Dona Bijuca), uma com 7,1: (Christiano Carvalho), uma com 6,9 (Professor Orival Leite de Matos) e uma 6,8 (Rotary Clube). “São números muitos expressivos, em um município que é referência no atendimento a Educação Inclusiva e que para ser contabilizado o resultado é necessário a presença de mais de 80% dos alunos na avaliação”, observa Valéria, destacando que a finalidade do IDEB é a garantia da qualidade e melhoria do ensino.

“É um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação).  Sendo assim os resultados do IDEB 2019 para escola, município, unidade da federação, região e Brasil são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram da Prova Brasil 2019 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2019”, explicou.

A Secretária acrescentou que, dessa forma, cada uma dessas unidades de agregação tem seu próprio IDEB e metas estabelecidas até 2021. Segundo Valéria, outro ponto positivo é o fato de o município de Barretos ter atualmente apenas duas unidades municipais que participam do IDEB nos Anos Finais do Ensino Fundamental e obtiveram a média de 5,1 superando a média alcançada no Brasil que foi 4,9.
“Agradecemos imensamente a todos que fazem parte da Educação Municipal de Barretos, que foram essenciais para o sucesso nesses resultados. Desde o auxiliar de serviços gerais, merendeiros, administrativos, gestores, coordenadores, supervisores e principalmente nossos professores, alunos, pais, que acreditam na transformação através da Educação. Parabenizo a todos pelo excelente trabalho, demonstrando que além dos investimentos na Educação, a dedicação, responsabilidade e comprometimento de todos são extremamente importantes para a melhoria da qualidade da Educação.”

Veja abaixo as  escolas que mais avançaram nos índices do IDEB em relação a 2017 e na sequência a evolução de Barretos ao longo dos anos: 

Escola Professor Dorival Teixeira saltou de 5,3 para 6,5 – aumento de 1,2
Escola Professor  Dorothóvio do Nascimento saltou de 5,9 para 6,7 – aumento de 0,8
Escola Matilde  Mello – Dona Bijuca saltou de 6,6 para 7,2 – aumento de 0,6
Escola Professor Luiz Castanho Filho saltou de 6,8 para 7,3 – aumento de 0,5
Escola Professor Orival Leite de Matos saltou 6,4 para 6,9 – aumento de 0,5
Escola João Ferreira Lopes 6,9 para 7,2 – aumento de 0,3 
Escola João Baroni saltou de 7,1 para 7,3 – aumento de 0,2
Escola Sagrados Corações saltou de 6,6 para 6,7 – aumento de 0,1

Anterior Governo de SP autoriza reabertura de parques temáticos a partir do dia 23
Next BARRETOS: Motorista é vítima de estelionato ao tentar vender caminhão pela internet

Você pode gostar também

Últimas Notícias

REGIÃO: Padrasto, enteado e adolescente são detidos após roubo a família

Um desempregado, de 20 anos, seu enteado de 15 e um estudante de 14 foram detidos por policiais militares do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), na noite deste

Últimas Notícias

Governo decide que Educação Básica vai ter aulas presenciais

A Educação Básica que atendem alunos do infantil até o ensino médio não tem mais riscos de retroceder para a proibição de aulas presenciais independente do que venha acontecer no

Últimas Notícias

REGIÃO: Fotógrafa desmaia após apanhar duas vezes no mesmo dia do namorado

Uma fotógrafa, de 32 anos, moradora no Jardim Nazareth, em Rio Preto, foi vítima de violência doméstica duas vezes neste domingo. Ela desmaiou na segunda agressão. O namorado, um auxiliar

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta