COLÔMBIA: Redemoinho gigante de vento e fogo destrói vegetações e assusta moradores
22 de setembro de 2021 1208 Visualizações

COLÔMBIA: Redemoinho gigante de vento e fogo destrói vegetações e assusta moradores

Registro foi feito na segunda-feira (20) durante incêndio em fazenda. ‘Não tinha o que fazer’, afirma produtor rural que atuou no combate às chamas.

Moradores de Colômbia (SP) registraram imagens impressionantes de um redemoinho gigante que atingiu áreas de preservação e plantações no início desta semana (veja acima).

Os vídeos mostram uma formação de vento e de fogo durante um incêndio que atingiu cerca de 1,5 mil hectares da região da Fazenda Continental, zona rural do município da região de Barretos (SP), entre sexta-feira (17) e a última segunda-feira (20).

Não houve feridos e casas atingidas, mas o tamanho do redemoinho assustou quem estava próximo.

“Redemoinho sempre tem, é uma coisa comum, mas esse foi grande e não tinha o que fazer”, lembra o produtor rural José Jacinto, de 43 anos, que fez as imagens do fenômeno.


Segundo meteorologistas consultados pela EPTV, afiliada da TV Globo, o redemoinho registrado pelos moradores ocorre principalmente em dias de solo muito quente e de aumento na temperatura, fatores que ajudam a formar pequenas áreas de baixa pressão que fazem com que o ar gire e suba em espiral.

De acordo com Maria Inácia Macedo Freitas, coordenadora de planejamento da Defesa Civil no município, as temperaturas passaram dos 40ºC em Colômbia na segunda-feira. “Colômbia é uma das regiões mais quentes do estado, local que venta e tem incidência de raios solares todo o ano”, diz.

Redemoinho no canavial
Jacinto conta que o redemoinho da última segunda-feira começou depois das 15h30 e durou cerca de duas horas, levando destruição por onde passou. Ele estava tentando conter as chamas na fazenda com outros colegas quando fez o registro.

No vídeo, o produtor inclusive mostra uma árvore em chamas, sozinha em meio à plantação devastada. Segundo Jacinto, a velocidade não chamou atenção, mas a proporção foi impressionante.

“Não tinha vento em alta velocidade como um tufão americano, era um desses redemoinhos. O problema é que estava muito grande, não tinha vento que ia levar telhado, mas levava fogo, onde passava ia queimando.”
Durante os trabalhos de combate às chamas, ao menos oito caminhões-pipa foram usados, além de tratores e um avião agrícola, mas nada parecia dar fim à formação. Somente com a queda na temperatura no fim da tarde, o redemoinho acabou. “Não tinha a menor condição de combatar uma coisa daquela.”

Incêndios em Colômbia
Segundo a representante da Defesa Civil, a formação de focos de incêndio e de redemoinhos é sempre esperada nesta época do ano em Colômbia, mas o comportamento desses fenômenos em 2021 tem preocupado as autoridades.

De acordo com Maria Inácia, a área queimada no município em todo o mês de setembro foi de aproximadamente 10 mil hectares, entre canaviais, áreas de preservação e seringais.

O total inclui o fogo que foi controlado na última segunda-feira, além de outros 800 hectares já atingidos pelas chamas em outras propriedades rurais do município na terça-feira (21), segundo ela. O controle das chamas, de acordo com a Defesa Civil, ainda mobiliza equipes de brigadistas de fazendas e de usinas.

“Esse fogo continua aqui queimando, hoje está com mais vento, mais difícil. Enquanto não vier chuva, a gente não tem paz”, lamenta Jacinto.

 

Fonte: G1
Anterior BARRETOS: Violência doméstica e ameaça no bairro Nova Barretos II
Next BARRETOS: Ladrão furta estepe em veículo na Rua 36

Você pode gostar também

Últimas Notícias

REGIÃO: Jovem morre e menor fica ferido em acidente de moto na estrada

Adolescente, de 15 anos, disse que piloto, de 18, perdeu o controle da direção ao fazer curva na pista molhada e ambos foram arremessados contra cerca de arame. Um jovem

Últimas Notícias

BARRETOS: Servente está internado em estado grave e família acha que ele foi agredido fisicamente

Na delegacia esteve a senhora R.C.M., 48 anos, cozinheira, moradora no bairro Gomes, e ela relatou que no dia anterior, por volta das 12h45, o servente W.G.S., 32 anos, que

Últimas Notícias

BARRETOS: Após mulher ser detida para averiguação, filho vai até a delegacia e confessa que estava traficando drogas em casa

O indiciado M.F.B., 18 anos, vulgo “Mosquitinho”, morador no bairro Luiz Spina foi preso pela Equipe da Força Tática com o sargento Uewerton e soldados Ivan, Vieira e Garcia, os

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta