COLÔMBIA: Redemoinho gigante de vento e fogo destrói vegetações e assusta moradores
Registro foi feito na segunda-feira (20) durante incêndio em fazenda. ‘Não tinha o que fazer’, afirma produtor rural que atuou no combate às chamas.
Moradores de Colômbia (SP) registraram imagens impressionantes de um redemoinho gigante que atingiu áreas de preservação e plantações no início desta semana (veja acima).
Os vídeos mostram uma formação de vento e de fogo durante um incêndio que atingiu cerca de 1,5 mil hectares da região da Fazenda Continental, zona rural do município da região de Barretos (SP), entre sexta-feira (17) e a última segunda-feira (20).
Não houve feridos e casas atingidas, mas o tamanho do redemoinho assustou quem estava próximo.
“Redemoinho sempre tem, é uma coisa comum, mas esse foi grande e não tinha o que fazer”, lembra o produtor rural José Jacinto, de 43 anos, que fez as imagens do fenômeno.
Segundo meteorologistas consultados pela EPTV, afiliada da TV Globo, o redemoinho registrado pelos moradores ocorre principalmente em dias de solo muito quente e de aumento na temperatura, fatores que ajudam a formar pequenas áreas de baixa pressão que fazem com que o ar gire e suba em espiral.
De acordo com Maria Inácia Macedo Freitas, coordenadora de planejamento da Defesa Civil no município, as temperaturas passaram dos 40ºC em Colômbia na segunda-feira. “Colômbia é uma das regiões mais quentes do estado, local que venta e tem incidência de raios solares todo o ano”, diz.
Redemoinho no canavial
Jacinto conta que o redemoinho da última segunda-feira começou depois das 15h30 e durou cerca de duas horas, levando destruição por onde passou. Ele estava tentando conter as chamas na fazenda com outros colegas quando fez o registro.
No vídeo, o produtor inclusive mostra uma árvore em chamas, sozinha em meio à plantação devastada. Segundo Jacinto, a velocidade não chamou atenção, mas a proporção foi impressionante.
“Não tinha vento em alta velocidade como um tufão americano, era um desses redemoinhos. O problema é que estava muito grande, não tinha vento que ia levar telhado, mas levava fogo, onde passava ia queimando.”
Durante os trabalhos de combate às chamas, ao menos oito caminhões-pipa foram usados, além de tratores e um avião agrícola, mas nada parecia dar fim à formação. Somente com a queda na temperatura no fim da tarde, o redemoinho acabou. “Não tinha a menor condição de combatar uma coisa daquela.”
Incêndios em Colômbia
Segundo a representante da Defesa Civil, a formação de focos de incêndio e de redemoinhos é sempre esperada nesta época do ano em Colômbia, mas o comportamento desses fenômenos em 2021 tem preocupado as autoridades.
De acordo com Maria Inácia, a área queimada no município em todo o mês de setembro foi de aproximadamente 10 mil hectares, entre canaviais, áreas de preservação e seringais.
O total inclui o fogo que foi controlado na última segunda-feira, além de outros 800 hectares já atingidos pelas chamas em outras propriedades rurais do município na terça-feira (21), segundo ela. O controle das chamas, de acordo com a Defesa Civil, ainda mobiliza equipes de brigadistas de fazendas e de usinas.
“Esse fogo continua aqui queimando, hoje está com mais vento, mais difícil. Enquanto não vier chuva, a gente não tem paz”, lamenta Jacinto.
Fonte: G1
Você pode gostar também
BARRETOS: Biomédica tem compra indevida em seu nome
Moradora no bairro São Salvador a biomédica M.M.C.A., 48 anos, esteve na delegacia informando que ela foi efetuar uma compra em uma loja, e quando foi verificar o seu saldo,
OLÍMPIA: Homem é preso depois de ameaçar os pais exigindo a venda da casa em que eles residem
Um homem de 45 anos foi preso na cidade de Olímpia por infração a Lei Maria da Penha, resistência e desacato, depois de ameaçar seus pais exigindo a venda da
BARRETOS: Vigilante morre em acidente entre moto e caminhão na Rodovia Assis Chateaubriand
O barretense Jean Filgueira de Souza, 27 anos, que trabalhava como vigilante e morava na Avenida Raphael Fabricio Lima, morreu na Santa Casa de Barretos depois de se envolver em
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.