Caminhão para abastecer SUS com ‘kit intubação’ deixa laboratório em Itapira rumo a Guarulhos
24 de março de 2021 611 Visualizações

Caminhão para abastecer SUS com ‘kit intubação’ deixa laboratório em Itapira rumo a Guarulhos

Entrega foi acertada após Ministério da Saúde fazer requisição administrativa pelos medicamentos para intubação de pacientes em UTIs Covid.

Um caminhão carregado com medicamentos usados para intubação de pacientes em UTIs Covid deixou o laboratório em Itapira (SP) rumo a Guarulhos (SP), na madrugada desta quarta-feira (24), de onde os remédios serão distribuídos para unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) que enfrentam a escassez do insumo.

A informação foi confirmada nesta manhã pela indústria farmacêutica Cristália. A entrega de medicamentos que formam o chamado “kit intubação” havia sido acertada em reunião entre representantes do laboratório e do Ministério da Saúde na última segunda (22) e seriam suficientes para “dar fôlego de uma semana ao Brasil”.

“A empresa Cristália se comprometeu a fornecer 1,26 milhão de unidades dos medicamentos”, informou o Ministério das Comunicações, em nota.

O número de produtos enviados neste carregamento, que deixou Itapira às 00h10, não foi informado. Entretanto, o volume acertado entre as partes é inferior à requisição administrativa feita pelo governo federal, de 665.507 medicamentos para intubação para um período de 15 dias.

“Nós vamos disponibilizar a quantidade de produtos solicitado pelo Ministério da Saúde para atender emergencialmente uma semana o País. Vamos dar o fôlego de uma semana para o País, enquanto se estuda e se trabalha para aumentar essa dimensão de atendimento”, disse, na segunda, Ogari de Castro Pacheco, cofundador da Cristália.
Com a negociação, o laboratório garantiu a entrega dos medicamentos para o suporte dos hospitais públicos sem prejuízo dos compromissos já contratados com hospitais particulares.

Notas, carregamento e envio
Na reunião da última segunda, o representante da Cristália havia informado que o laboratório cuidaria do envio dos medicamentos para intubação e contaria com apoio do Ministério da Saúde para atender regiões mais longínquas.

A entrega, prevista para ter início nesta terça (23), só começou a se concretizar no fim da noite. Segundo a assessoria de comunicação da Cristália, o carregamento teve início por volta da meia-noite. Equipe trabalhavam na parte burocrática, com os registros de guias de entrada e saída e emissão de nota fiscal.

Requisição administrativa
A medida do ministério é a mesma que Campinas (SP) usou, por exemplo, para assumir a estrutura de um hospital particular para colocar em operação leitos SUS durante a pandemia. Veja abaixo detalhes.

O Laboratório Cristália, que tem unidades em outras cidades das regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP), diz que desde o início da pandemia quadruplicou a produção para atender cerca de 4 mil unidades públicas e privadas no Brasil.

“O Cristália reitera seu compromisso de empreender todos os esforços possíveis na produção e fornecimento não apenas dos medicamentos utilizados no tratamento da covid-19, mas também de drogas essenciais a pacientes de outras enfermidades, como câncer e HIV/Aids”, diz nota ao mencionar que ainda mantém compromisso com clientes, comunidade médica e com o país.

O Cristália informou que os medicamentos usados em UTIs para intubação são produzidos em um complexo de Itapira, mas não revela a capacidade de produção. Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro esteve em uma das plantas da cidade aberta para gerar insumos de medicamentos contra o câncer.

No site oficial, o laboratório diz que produz 350 tipos de medicamentos e fornece produtos para 95% dos hospitais brasileiros. Entre os outros setores de atuação estão saúde mental e dermatologia.

Fonte: G1
Anterior BARRETOS: Polícia prende autor de roubos traficando drogas no Condomínio Mônaco
Next BARRETOS: Prefeitura acelera vacinação após recebimento de nova remessa de doses

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Homem é preso após ameaçar descumprir medida protetiva ameaçando a avó

Os Policiais Militares, cabos Hilton e Max, informaram que eles foram solicitados a comparecerem até o bairro Exposição onde a vítima N.M.A., senhora, 71 anos, informou que possui medidas protetivas

Últimas Notícias

BARRETOS: Quatro homens são presos e um quilo de cocaína é apreendido em ação da Polícia Militar

A Polícia Militar prendeu quatro homens pelo crime de tráfico de drogas, além de apreender dinheiro, celulares e um quilo de cocaína. Segundo as informações, os Policiais Militares sargento Uewerton,

Últimas Notícias

Gasolina da Petrobras sobe 3,5% nas refinarias; avanço no ano soma 51%

A Petrobras elevará a gasolina nas refinarias em cerca de 3,5% a partir de quinta-feira, acompanhando a elevação nos patamares internacionais do petróleo, disse a companhia nesta quarta-feira, confirmando a

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta