Câmara aprova texto-base de projeto que permite privatização dos Correios
A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta quinta-feira (5/8), por 286 votos a 173, o texto-base do projeto de lei de autoria do Palácio do Planalto que permite a privatização dos Correios. A matéria permite que a iniciativa privada assuma atividades hoje exclusivas da estatal. Falta ainda a análise de 10 destaques – que podem modificar o conteúdo final do texto – depois, o projeto seguirá para a análise do Senado Federal.
O governo federal acredita que se os senadores aprovarem a matéria nos próximos meses, será possível realizar o leilão dos Correios já no primeiro semestre de 2022, com a venda de 100% da estatal. A partir disso, a empresa será conhecida como Correios do Brasil.
No entanto, o monopólio postal (cartas e impressos) é assegurado pela Constituição Federal e, por isso, o novo operador da estatal terá de oferecer tais serviços mesmo às cidades pequenas. Para isso, quem arrematar os Correios durante o leilão, terá de operar os serviços postais via contrato de concessão, por no mínimo cinco anos.
Já as tarifas a serem aplicadas pela nova empresa, poderão ser diferenciadas geograficamente, segundo o relatório, deverá ser levado em consideração “o custo do serviço, a renda dos usuários e os indicadores sociais, com o fim de garantir o acesso de qualquer pessoa física ou jurídica, independentemente de sua localização e condição socioeconômica, ao serviço postal universal”.
Buscando agradar os contrários à matéria, o relatório do deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA) prevê um período de estabilidade de 18 meses aos funcionários dos Correios após a desestatização, ficando proibida a dispensa sem justa causa. Será oferecido aos empregados um plano de demissão voluntária (PDV), com período de adesão de 180 dias contatos a partir da data de privatização.
Fonte: Lombarts Comunicação
Você pode gostar também
BARRETOS: Policia Militar prende na cidade procurado no estado de Goiás
Os policiais civis Alex e Adriana, apresentaram preso na delegacia o indiciado V.J.S.A., 27 anos, tendo eles informado que um funcionário do Poupatempo havia informado que um indivíduo do estado
BARRETOS: Ladrão furta equipamento na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Na delegacia esteve o auxiliar administrativo V.P.M., 21 anos, noticiando que desempenha suas funções junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vinculada à Prefeitura Municipal de Barretos, e na
OLÍMPIA: Estudante é preso com drogas, simulacro de arma e munições
Policiais Militares da cidade de Olímpia apresentaram preso na delegacia de Barretos o estudante L.H.C.C.C., morador naquela cidade, sendo ainda apreendido um simulacro de arma de fogo, munições, dinheiro, crack
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.