BEBEDOURO: Rebaixada à fase vermelha, cidade mantém comércio aberto e impõe novas restrições
Cidade estava na fase amarela e permitiu a abertura de bares e antecipou a volta das academias. Reclassificação do governo de SP diz que regional deve manter apenas serviços essenciais.
A Prefeitura de Bebedouro (SP) informou que vai manter o funcionamento do comércio, de bares e de restaurantes, apesar de o município ter sido rebaixado pelo governo de São Paulo para a fase 1, na cor vermelha e mais restrita do plano de retomada gradual da economia.
Um decreto publicado nesta quarta-feira (10) pelo prefeito Fernando Galvão (DEM) determina restrições para o funcionamento dos serviços considerados não essenciais e também dos supermercados.
Em 1º de junho, Bebedouro, Barretos (SP) e outros 11 municípios que compõem a regional de saúde foram inseridos na fase 3, a amarela, que permitiu a reabertura de imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, além do comércio, shoppings, bares, restaurantes e salões de beleza. Pela análise do governo estadual, as 13 cidades terão que voltar para a fase mais restritiva e fechar os estabelecimentos a partir de segunda-feira (15).
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, Galvão afirmou que os índices da cidade permanecem favoráveis e o fechamento dos setores traria impactos relevantes para a economia do município neste momento. O prefeito disse ainda que a fiscalização será intensificada.
“Nós precisamos ter responsabilidade de entender que fechar tudo de uma vez seria um impacto muito forte para a economia de nossa cidade, mas também não é por isso que não vamos restringir essas atividades. Entendemos que ainda é possível nos próximos dias, dar mais um voto de confiança para a população, que vai ser extremamente fiscalizada pelos nossos órgãos de fiscalização”, disse.
Até a manhã desta quinta-feira (11), Bebedouro tem 64 casos confirmados do novo coronavírus e duas mortes pela doença, segundo o boletim epidemiológico.
Restrições
No decreto municipal publicado no Diário Oficial de quarta-feira, a prefeitura ajustou o horário de funcionamento e a capacidade de atendimento dos estabelecimentos considerados não essenciais e que tinham permissão para abrir, além dos supermercados.
Além disso, o prefeito informou o fechamento das vias do Lago Artificial em dias e horários alternados para evitar a aglomeração de pessoas e do sambódromo, ficando aberto apenas para realização da feira drive-trhu aos domingos e cine drive-thru.
A prefeitura também proibiu crianças até 14 anos em bares, restaurantes, comércio ambulante, supermercados, açougues, padarias e farmácias.
Bares, restaurantes e o comércio ambulante devem operar com 50% da capacidade, seguir o limite de quatro pessoas por mesa e intercalar entre uma mesa vazia. Além disso, precisam fechar até às 22h e não podem ter música ao vivo.
O estabelecimento que descumprir as determinações contidas neste artigo será fechado.
Os supermercados e hipermercados deverão manter o controle de acesso de uma pessoa por família, limitar o número de clientes a uma pessoa a cada 5 metros quadrados da área total do estabelecimento e, após atingida a lotação, o cliente deverá aguardar a saída de outros. O controle deve ser feito por equipe própria, diz o decreto.
As lojas e shopping center terão as seguintes restrições:
- Até 50 metros quadrados: uma pessoa por vez
- Entre 50 e 100 metros quadrados: duas pessoas por vez
- Com mais de 100 metros quadrados: três pessoas por vez
Todos os estabelecimentos comerciais, escritórios, agências bancárias, supermercados e farmácias devem disponibilizar álcool em gel e ter tapete de sanitização nas entradas. Os funcionários devem usar máscara e proibir a entrada de pessoas sem o equipamento de proteção.
Os estabelecimentos que não cumprirem as determinações podem ser multados em R$ 1.048,60. Em caso de reincidência, pode ser lacrado e ter o alvará cassado.
Você pode gostar também
REGIÃO: Polícia Militar apreende 92 quilos de maconha e prende motorista
A Polícia Militar de Catanduva apreendeu 92 quilos de maconha na noite de terça-feira (11). Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Após receber uma denúncia anônima
BARRETOS: Após fugir e invadir apartamento, homem é preso por tráfico de drogas no bairro Luís Spina
O indiciado L.L.S.B., 29 anos, morador na Avenida Coronel Manoel Martins, bairro Nogueira foi preso pelos Policiais Militares da Força Tática, sargento Roberto e cabo Mattos, que o surpreenderam traficando
SEVERÍNIA: Trabalhador rural é preso após ameaçar matar a ex-esposa com uma arma de fogo
O trabalhador rural O.S., 35 anos, morador na cidade de Severínia, foi apresentado preso na delegacia de Barretos por Guardas Civis daquela cidade, os quais informaram que uma mulher chegou
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.