BEBEDOURO: Casal de aposentados treina todos os dias em casa durante o isolamento
14 de maio de 2020 685 Visualizações

BEBEDOURO: Casal de aposentados treina todos os dias em casa durante o isolamento

Orientados pelo filho, que é professor de educação física, Sérgio e Ivanilda Rodrigues, de 84 e 83 anos, fazem exercícios para fortalecer os músculos e melhorar o condicionamento físico.

Em casa, onde se protegem do novo coronavírus, o gerente de lojas aposentado Sérgio Rodrigues, de 84 anos, e a professora aposentada Ivanilda Rodrigues, de 83, começaram a fazer exercícios físicos para fortalecer o corpo, em Bebedouro (SP).

A ideia partiu do filho deles, o professor de educação física Carlos Rodrigues, de 56 anos, que viu os pais ficarem tristes com o isolamento social diante da pandemia. Ele diz que os treinos, feitos diariamente há cerca de dois meses, melhoraram o humor e a saúde dos idosos.

“Enquanto minha mãe foi ganhando força, equilíbrio e segurança nos movimentos, meu pai foi alongando, relaxando e endireitando um pouco a postura”, afirma.

O professor preparou cerca de 20 exercícios para os pais. Em um deles, dona Ivanilda, sentada na cadeira de rodas, é desafiada a bater palmas, com as mãos em um cabo de vassoura, sem deixá-lo cair. Em outro, ela segura uma pedaço de tecido elástico para o marido puxar e treinar os músculos do braço. Para o casal, o treino, com duração de 30 minutos, é pura diversão.

“Eles começaram a brincar um com o outro. Brincando, eles não sabiam o que eu estava querendo, mas eles trabalhavam vários músculos”, diz Carlos.

Simples, mas eficaz

O educador físico diz que, apesar de simples, os exercícios fazem diferença para o casal, especialmente para a mãe dele. Com os treinos, Ivanilda passou a ter força para segurar um copo sem deixá-lo cair e a manter o equilíbrio necessário para levantar da cama e chegar à cadeira de rodas sozinha.

Dona Ivanilda sofre do mal de Alzheimer, diabetes e tem suspeita de fibromialgia, doença que provoca dor e fraqueza nos músculos. No início da quarentena, que começou assim que ela recebeu alta de uma internação, a aposentada mal conseguia se levantar da cama. Com os exercícios, a rotina dela está melhorando.

“Ela ia na feira, na farmácia, no supermercado, aí de repente não queria sair do quarto”, diz o filho. “Dormi 20 dias [na casa dos meus pais] para poder ajudar ela a ir ao banheiro, estas coisas. Hoje, já estou dormindo na minha casa. Ela está lavando a louça e indo ao banheiro sozinha.”

Mesmo quando o filho não está em casa para acompanhar o treino, Ivanilda e Sérgio estão a todo vapor. O professor preparou vídeos explicativos e pede ajuda à irmã, que mora com os pais, para que o casal não deixe de se exercitar. Já virou rotina, afinal: mesmo quando terminar a quarentena, eles não querem parar de treinar.

Fonte: G1
Anterior BARRETOS: Vítima de Poliomielite registra queixa por agressão
Next BARRETOS: Lavrador teve seu Auxílio Emergencial sacado por desconhecido

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Adolescente é detido com cigarros de maconha

O menor M.S.D., 17 anos, morador no bairro Nova Barretos, foi apresentado, juntamente com três cigarros de maconha, no plantão policial, pelos Militares, sargento Carregari e cabo Ferreira, os quais

Últimas Notícias

Após 54 dias no vermelho, Franca avança à fase laranja do Plano São Paulo; Barretos vai para amarela

Ampliação de leitos de UTI para Covid-19 possibilitou mudança nas regiões. Ribeirão Preto (SP) permanece na terceira etapa de retomada e pode abrir bares e restaurantes no período noturno. O

Últimas Notícias

REGIÃO: Mulher esfaqueia o marido por ciúmes e arranca mecha de cabelo da rival

A Polícia Militar de Rio Preto prendeu uma mulher após ela esfaquear o companheiro, conhecido como “Ciganinho”, na madrugada desta quinta-feira (3). O flagrante aconteceu no bairro João Paulo II.

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta