BARRETOS: Governo Paula Lemos apresenta plano de retomada as aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino
11 de fevereiro de 2021 544 Visualizações

BARRETOS: Governo Paula Lemos apresenta plano de retomada as aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino

Durante live pelas redes sociais, seguida de entrevista coletiva, a prefeita Paula Lemos, acompanhada da secretária municipal de Educação, Jéssica Santos, apresentou na manhã desta quinta-feira, 11 de fevereiro/21, no Auditório do Paço Municipal “Simão Antônio Marques – Librina”, o plano para retomada as aulas no Sistema Municipal de Ensino. A apresentação teve tradução em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) por Leandra Ramim.

O início das atividades está marcado para o dia 22 de fevereiro e a retomada será de forma gradual. São 4.018 alunos na Educação Infantil e 7.253 no Ensino Fundamental, totalizado 11.272 estudantes. “O foco do nosso governo é de respeito a sanidade mental dos nossos professores, alunos e seus familiares”, afirmou Paula Lemos.

A Prefeita ressaltou também, que diante do compromisso firmado com a comunidade barretense, a atual administração está empenhada com a retomada das atividades escolares, mesmo diante dos obstáculos encontrados no início da sua gestão. “Para garantir o retorno seguro, instituímos o Comitê Operacional para enfrentamento ao COVID-19, priorizando ações pautadas em indíces científicos, com a finalidade de consolidar protocolos sanitários rígidos, e monitoramento das condições de saúde dos alunos e profissionais da educação. As medidas estão sendo adotadas, com o intuito de cumprir com as obrigações da Secretaria Municipal de Educação, diante da evidente essencialidade na prestação de serviços educacionais”, frisou.


A secretária Jéssica Santos observou, que nesta retomada gradual será feito o acolhimento seguro, avaliação diagnóstica e recuperação do aprendizado dos alunos. “Este retorno é facultativo e terá no máximo 35% de ocupação com todos os padrões de cuidados com a higienização, distanciamento, enfim todos os protocolos de prevenção a Covid-19”, destacou, lembrando ainda, que em pesquisa publicada pelo jornal Folha de São Paulo, dois terços da população são a favor do retorno às aulas presenciais, dados que são muito significantes.

A secretária falou ainda, que os alunos passarão naturalmente por uma fase de adaptação, já que ficaram muito tempo sem ir à escola, o que ocorre  desde o início do ano passado. “De uma certa forma, vão encontrar uma escola diferente de antes e vão lidar com o que é chamado hoje de o novo normal”, salientou.

Para este retorno gradual foi estabelecido um cronograma e haverá  uma  orientação constante dos inspetores aos alunos quer seja na entrada, na saída e durante os intervalos e também a disponibilização dos insumos para a assepsia das crianças, professores e funcionários, em todas as unidades de ensino.

No Documento Referência apresentado na live – coletiva,  para o retorno presencial das atividades escolares, a Secretaria Municipal de Educação informa que diante das circunstâncias e entraves que antecederam a atual administração, busca atender as metas e diretrizes. “A elaboração foi feita   por nossa equipe gestora e de suporte pedagógico, com a finalidade e objetivos de reconstruirmos juntos a educação dos nossos alunos, estabelecendo prioridades para todo o ano letivo de 2021”, afirma Jéssica Santos.

As medidas são: aquisição de materiais, e equipamentos de proteções individuais a todos os alunos e profissionais da educação, evitando a proliferação do vírus Covid – 19; aquisição de tapetes sanitizantes, totens, termômetros e demais itens para evitar o contágio entre alunos e profissionais da comunidade escolar; retomar as obras inacabadas, gerando segurança, conforto e bem estar aos alunos e profissionais, considerando que a infraestrutura está sucateada;  e proceder com reformas, ampliações, adequações seja de forma ampla ou em pequenos reparos e manutenção aos prédios das unidades educacionais.

O documento aponta, que diante da insuficiência de profissionais de educação prioritariamente em cumprimento à Lei Municipal n°. 5.319/2016, que estabelece módulos com número mínimo de profissionais por unidade escolar, sendo que foi diagnosticada pela atual gestão a necessidade de profissionais, e que diante da Lei Complementar n°. 173/2020, do Governo Federal, restringiu a administração de proceder com convocações que não sejam para reposição por aposentadorias, exonerações e demissões, causando extremo desgaste para o respectivo retorno das atividades.


“Todas as adequações merecem total zelo e atenção quanto aos procedimentos de retomada seguindo os padrões de segurança sanitária com base em estudos específicos e com base em retorno das aulas em países que obtiveram sucesso nas retomadas das atividades presenciais. Dentro do contexto, a prioridade pedagógica será de viabilizar avaliações diagnósticas para identificar o nível de aprendizagem em que os alunos do Sistema Municipal de Ensino se encontram”, diz ainda o documento. Além disso, será realizada a busca ativa de alunos de evasão escolar que comprovadamente, não estavam frequentando as atividades remotas, nem avaliações.

Entre as medidas, está também a instituição de um Comitê Central de Acompanhamento COVID-19 na Secretaria Municipal de Educação e também comitês de cada unidade ensino, com dados em experiências positivas de retomada das aulas, bem como dentro da realidade no âmbito municipal

Anterior BARRETOS: Adolescentes são detidos com maconha, cocaína e dinheiro no Zequinha Amêndola
Next BARRETOS: Mulher diz que homem a ameaçou e sacou arma em sua direção

Você pode gostar também

Últimas Notícias

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA AMANHÃ 27/06/2019

ATENÇÃO: O ATENDIMENTO AS VAGAS DE EMPREGO SERÃO FEITAS EXCLUSIVAMENTE NO POUPATEMPO – LOCALIZADO AO LADO DO NORTHSHOPPING DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA: DAS 8H00 AS 17H00 E AOS SÁBADOS: DAS

Últimas Notícias

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA AMANHÃ 14/09/2019

ATENÇÃO: O ATENDIMENTO AS VAGAS DE EMPREGO SERÃO FEITAS EXCLUSIVAMENTE NO POUPATEMPO – LOCALIZADO AO LADO DO NORTHSHOPPING DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA: DAS 8H00 AS 17H00 E AOS SÁBADOS: DAS

Últimas Notícias

COLINA: Mulher é detida por desacato após abordagem de veículo

A ocorrência foi apresentada na delegacia de Barretos por Policiais Militares da cidade de Colina, tendo eles informado que estavam em patrulhamento pela Avenida Coronel Antenor Junqueira Franco, em Colina,

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta