Barretos avança para fase laranja do Plano SP; Ribeirão Preto segue na etapa vermelha com comércio fechado
Região de Franca (SP) foi rebaixada para fase 1 (vermelha) do plano de retomada de economia por causa da pandemia do novo coronavírus e só pode abrir serviços essenciais.
O Governo de São Paulo avançou, nesta sexta-feira (26), a região de Barretos (SP) da fase vermelha para a laranja no Plano São Paulo, rebaixou a região de Franca (SP) para a fase vermelha e manteve os municípios da área de Ribeirão Preto (SP) no mesmo patamar: vermelho. Em todo o estado, a quarentena foi prorrogada até o dia 14 de julho.
[Correção: O G1 errou ao informar que Franca estava mantida na fase vermelha. A informação foi corrigida às 12h52]
Com isso, nas cidades da Diretoria Regional de Saúde 5 (veja lista abaixo), com sede em Barretos, o comércio de rua, shoppings, escritórios, concessionárias e imobiliárias podem funcionar com horário restrito e com as medidas de higienização a partir de segunda-feira (29).
Já nos municípios da Diretoria Regional de Saúde 8, em Franca, os serviços considerados não essenciais serão fechados a partir da semana que vem.
As cidades de Pirangi e Fernando Prestes, que estão na Diretoria Regional de Saúde 15, de São José do Rio Preto (SP), e Cândido Rodrigues, Dobrada, Santa Ernestina e Taquaritinga, que estão localizadas em áreas da Diretoria Regional de Saúde 3, com sede em Araraquara (SP), permanecem na fase laranja.
“No interior, como era era esperado, nós temos, sim, uma presença e um crescimento muito importante da epidemia que se traduz aqui tanto no número de casos, como de internações e de óbitos, e é por isso que está sendo feito um trabalho muito grande para o controle da pandemia e pra melhoria da capacidade hospitalar”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.
Leitos de UTI
Indicadores analisados pelo Centro de Contingência do Coronavírus no Estado, com base nos dados das secretarias municipais de saúde até quinta-feira (25), apontam que a região de Barretos, promovida à fase laranja, está com taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em 71,6%, o que representa 12,2 leitos para cada 100 mil habitantes.
Já as cidades da região de Franca, rebaixada à primeira fase, têm 4,4 leitos para cada 100 mil habitantes e a taxa de ocupação nas UTIs é de 69,9%.
Em Ribeirão Preto, que permanece na fase vermelha de acordo com o estado, são 13,4 leitos para cada 100 mil habitantes e a taxa de ocupação é de 78%.
Vai e vem
Na primeira divulgação do Plano São Paulo, no fim de maio, as regiões de Ribeirão Preto e Franca foram classificadas pelo estado na fase laranja e puderam iniciar a retomada da economia com algumas restrições.
Já Barretos estava na fase amarela, que permitia uma abertura maior de estabelecimentos, como restaurantes, bares e salões de beleza.
Os dados nessas regionais de saúde pioraram entre os dias 1º e 15 de junho e houve uma reclassificação por parte do governo paulista para Ribeirão Preto e Barretos, que caíram para a fase vermelha.
Franca ainda se manteve na etapa laranja até ser rebaixada para a vermelha nesta sexta.
Plano São Paulo
Criado pelo governo do estado de São Paulo, o plano prevê uma “retomada consciente” em cinco etapas de flexibilização gradual. As regiões são classificadas em fases de acordo com os critérios definidos pela secretaria estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.
Os indicadores avaliam: a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e o total de leitos a cada 100 mil habitantes, além de número de mortes, de novos casos e internações por Covid-19 dos últimos sete dias comparados aos sete dias anteriores.
- Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
- Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
- Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
- Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
- Fase 5, azul: “Normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene
Diretorias Regionais de Saúde
Ribeirão Preto (DRS 13)
- Altinópolis
- Barrinha
- Batatais
- Brodowski
- Cajuru
- Cássia dos Coqueiros
- Cravinhos
- Dumont
- Guariba
- Guatapará
- Jaboticabal
- Jardinópolis
- Luis Antônio
- Monte Alto
- Pitangueiras
- Pontal
- Pradópolis
- Ribeirão Preto
- Santa Cruz da Esperança
- Santa Rosa de Viterbo
- Santo Antônio da Alegria
- São Simão
- Serra Azul
- Serrana
- Sertãozinho
Franca (DRS 8)
- Aramina
- Buritizal
- Cristais Paulista
- Franca
- Guará
- Igarapava
- Ipuã
- Itirapuã
- Ituverava
- Jeriquara
- Miguelópolis
- Morro Agudo
- Nuporanga
- Orlândia
- Patrocínio Paulista
- Pedregulho
- Restinga
- Ribeirão Corrente
- Rifaina
- Sales Oliveira
- São Joaquim da Barra
- São José da Bela Vista
Barretos (DRS 5)
- Barretos
- Bebedouro
- Colina
- Colômbia
- Guaíra
- Jaborandi
- Monte Azul Paulista
- Taiaçu
- Taiúva
- Taquaral
- Terra Roxa
- Viradouro
- Vista Alegre do Alto
Fonte: G1
Você pode gostar também
BARRETOS: Cachorro morde rosto de criança e vizinhos se desentendem
A senhora T.C.S.B., 28 anos, noticiou na delegacia que ela reside na zona rural do Distrito de Alberto Moreira, e é mãe da vítima G.B.V., um menino de 10 anos,
REGIÃO: Golpe da confirmação de anúncio clona celulares de casal
Um torneiro mecânico, de 32 anos, e sua companheira, uma dona de casa, de 30, residentes no bairro Santa Ana, em Rio Preto, foram vítimas de estelionato e procuraram a
BARRETOS: Mulher tem carteira furtada no ponto de ônibus da Rua 22
A senhora J.N.A., 55 anos, moradora no bairro Leda Amêndola, foi vítima de furto praticado por desconhecido no ponto de ônibus da Rua 22 entre as Avenidas 17 e 19,
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.