ATENÇÃO: Montadoras chamam donos de veículos para série de recalls
Proprietários de veículos devem ficar atentos às campanhas feitas pelas montadoras de veículos; neste ano, até o dia 21, já são 28 chamamentos de diferentes marcas e modelos de carros e motos
Se você é proprietário de um carro deve ficar atento aos constantes recalls feitos pelas montadoras. E não pense que o chamamento é apenas para carro zero quilômetro, o defeito pode surgir ao longo da vida útil do veículo. Por isso, para sua segurança, é preciso atender ao chamado quando ocorrer. No Brasil, neste ano, até o último dia 21, a Fundação Procon-SP havia contabilizado 28 recalls de veículos. A maior parte dos problemas está relacionada ao airbag ou a um componente ligado ao item de segurança.
Das 28 campanhas deste ano, 24 são para corrigir possíveis defeitos em veículos e outras quatro em modelos de motocicletas. Do total de chamamentos dos carros, nove são relacionados ao airbag. As outras convocações variam bastante, desde substituição de cinto de segurança, passando por atualização de software do painel de instrumentos, substituição do kit relê do freio ABS, até análise da trava da alavanca do câmbio.
A análise dos dados do Procon mostra também uma variedade de montadoras que fizeram as campanhas até agora. Há quatro da Mercedes-Benz, envolvendo veículos importados, assim como Volkswagen, com três campanhas, para carros como Gol, Golf, Voyage, passando pela Fiat, com dois recalls e modelos como Idea, Punto, Uno, Novo Palio, Siena, entre outros. Os chamados de montadoras de motos incluem Harley Davidson, Honda, Ducati e Triumph.
O recall é um chamamento que as empresas fazem quando um produto ou serviço apresenta um defeito que coloque em risco a saúde e a segurança do consumidor. O objetivo é corrigir problemas e prevenir acidentes. A medida está prevista no artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que estabelece que “o fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança”.
O CDC determina que o fornecedor que verificar algum defeito depois da colocação do produto ou serviço no mercado, deve comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores. Além disso, qualquer pessoa pode comunicar o fornecedor, o Procon ou demais autoridades sobre acidentes de consumo.
Em geral, as montadoras colocam o comunicado no site, com todos os canais de acesso – site e telefone de contato – para que o consumidor veja se seu veículo está incluído no recall. Modelo, ano de fabricação e número do chassis são informações fundamentais para o chamamento. A montadora também explica qual é o possível defeito e qual a consequência ele pode acarretar na segurança do usuário.
“Quando a fabricante recebe o comunicado – matriz ou importadora – ela comunica os órgãos de defesa do consumidor e faz uma ampla campanha de divulgação nas mídias”, explica Manaceis Souza, especialista em defesa do consumidor do Procon-SP.
Segundo Souza, os números deste ano estão acompanhando a média do ano passado e a maior parte tem relação com o airbag, por um defeito na fabricação da peça. “Os problemas são diversos em função da complexidade do veículo, mas a questão do airbag é a gravidade. Se estourar a bolsa de ar com maior intensidade pode haver a projeção de estilhaços de ferro no rosto dos ocupantes, chegando até a matar”, disse.
O especialista explica ainda que o recall não ocorre apenas com carros que acabaram de sair da concessionária, isso porque o problema pode ocorrer durante toda a vida útil do veículo e a própria montadora descobrir muito tempo depois de o produto ter entrado para o mercado. “O consumidor não tem um prazo estabelecido para atender o chamado, mas deve fazê-lo. Importante lembrar que a legislação estabelece que não há custos para que o serviço seja feito”, disse.
Depois do comunicado geral, são as concessionárias representantes das marcas que fazem a inspeção e troca do componente, se for necessário. É que a montadora divulga um tipo de modelo, ano de fabricação e intervalo de número de chassis. “Normalmente pedimos que os clientes agendem um horário para fazer o atendimento, para que o carro fique parado o menor tempo possível”, explicou Ricardo Carolo, gerente de vendas da Faria Veículos, concessionária Volkswagen em Rio Preto.
Ano passado
Desde 2011, a Fundação Procon mantém um banco de dados de todos os recalls realizados no país desde 2002. Em 2017, levantamento apontou que do total de 1.965.253 veículos chamados, 846.103 tinham problemas no airbag. Em relação ao número de campanhas, foram 128 no geral e 35 de airbag.
Entre as campanhas do período, a Mercedes-Benz liderou a lista com 19 recalls registrados. Fiat e Ford ocupam as próximas posições, com 11 e 10 respectivamente. Entre o número de afetados a Toyota ocupa a primeira posição com 573.356 veículos e a Fiat em segundo, com 423.027.
É fundamental que o consumidor atenda o chamado, quando ele ocorrer. Isso porque é sua segurança e da sua família em jogo. Sem contar a durabilidade do carro. Quando o consumidor participa do recall, a informação é registrada, o que garante uma segurança a quem compra e argumento a quem vende. “É importante que o consumidor faça. Não significa que vá ocorrer um problema, trata-se de uma prevenção”, explica Ricardo Carolo, gerente de vendas da concessionária Faria Veículos.
A administradora de empresas Nilma Carla Vieira, 42, acabou de levar seu carro para atender um recall. Ela tem um Uno Drive 1.0, ano 2017/2018. A montadora convocou a motorista para fazer a atualização do software do veículo. O serviço foi feito no último dia 9 e levou pouco mais de uma hora e meia para ser finalizado. “O recall tem grande importância em qualquer reparo que o veículo que venha a precisar, por mais simples que seja. Se trata da nossa segurança”.
O instrutor de mecânica de automóveis do Senac de Rio Preto Welcio Vitor Bastos explica que o recall é feito pela montadora para corrigir um detalhe que escapou no processo de produção do veículo. “O consumidor deve atender, principalmente pela sua segurança, e também para prevenir custos de manutenção posteriores”, disse.
Segundo Bastos, no Brasil, a totalidade dos veículos é equipada com freio ABS e sistema de airbag. Dessa forma, quando surge o chamamento para algum tipo de defeito relacionado a esses equipamentos, é fundamental que o carro seja levado para a análise e, substituição, se for o caso. “O airbag é um item de extrema importância e quando falha, a consequência pode ser fatal”.
Manutenção
O especialista em veículos lembra que, mais do que atender ao chamamento, o proprietário do veículo deve manter uma atenção constante com a manutenção do veículo. Para quem usa o carro apenas em trecho urbano, para ações cotidianas, ele sugere que essa manutenção seja feita duas vezes ao ano, não apenas no período que antecede a viagem de férias. “Esse check up preventivo evita muitos prejuízos”, disse.
Bastos explica que, por exemplo, muita gente deixa para arrumar o freio quando surge um ruído, mas, nesse caso, a despesa acaba sendo maior. Se tivesse feito preventivamente, poderia apenas trocar a pastilha de freio ou fazer a retífica do disco. “Muitas vezes a pessoas também não leva o carro e há algum tipo de vazamento no sistema de alimentação do combustível, o que pode até desencadear um incêndio.”
Dessa forma, duas vezes por ano, o consumidor deve levar o carro para fazer a troca de óleo, de filtro e o mecânico vai inspecionar itens que costumam ter desgaste, como suspensão, freios e pneus. “Indico que faça isso no meio do semestre porque quando chegar as férias é só seguir viagem”, disse.
- Marca: Chrysler e Jeep
- Data: 16/3
- Veículos: Chrysler 300C ano/modelo 2009 e 2010 número de chassis (não sequenciais – últimos seis dígitos) de 102973 a 509904. Jeep Wrangler ano/modelo 2013 número de chassis (não sequenciais – últimos seis dígitos) de 512236 a 680604
- Convocação: substituição da bolsa do airbag do lado do motorista e a do lado do passageiro, respectivamente. Possibilidade de degradação do deflagrador do airbag devido à eventual exposição do veículo a variações elevadas de temperatura e umidade absoluta durante longos períodos
- Agendamento e informações: telefones 08007037130 e o site www.chrysler.com.br (Chrysler) e 08007037150 e o site www.jeep.com.br (Jeep)
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- Marca: RAM
- Data: 16/3 e 23/2
- Veículos: Picape RAM 2500 equipados com transmissão automática, com alavanca na coluna de direção – ano/modelo 2017 e 2018, números não sequenciais chassis (últimos seis dígitos) de 509705 a 586430
- Convocação: atualização do software, bem como a inspeção e, se necessária, a substituição do conjunto da trava da alavanca de câmbio do veículo. A movimentação inadvertida da alavanca da transmissão automática aumenta a possibilidade de deslocamento inesperado do veículo.
- Agendamento e informações: telefone 08007027150 e o site www.ram.com.br
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- Marca: Volkswagen
- Data: 12/3
- Veículos: Gol, Voyage e up!, ano/modelo 2018, fabricados entre 13/12/17 a 22/1/18; número de chassis Gol e Voyage chassis (não sequenciais) de JT091835 a JT105117
- Up! chassis (não sequenciais) de JT547691 a JT550181
- Convocação: substituição das porcas de fixação do pivô da suspensão dianteira, lado esquerdo. A falha no processo de fixação pode levar à possibilidade de soltura do referido componente
- Agendamento e informações: 08000198866 e o site www.vw.com.br
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- Marca: Volkswagen
- Data: 15/3
- Veículos: Golf, ano/modelo 2015, fabricados entre 9 e 12 de setembro de 2014, com número de chassis WVWHD6AU9FW102186 e WVWHE6AU2FW105363
- Convocação: substituição do airbag frontal do passageiro. Em caso de colisão frontal, o referido airbag pode não funcionar corretamente
- Agendamento e informações: telefone 08000198866 e o site www.vw.com.br
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- Marca: Fiat
- Data: 9/3
- Veículos: Idea, Punto, Palio Fire, Uno, Novo Palio, Siena, Grand Siena, Fiorino, Palio Weekend, Strada, ano modelo 2016/2017. (verificar numeração do chassi)
- Convocação: análise e, se necessária, a substituição do alternador dos mesmos. Falha do alternador poderá ocorrer o funcionamento irregular do motor e, em casos extremos, o seu desligamento inesperado
- Agendamento e informações: telefone 08007071000 e o site www.fiat.com.br
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- Marca: Mercedez-Benz
- Data: 8/3
- Modelos: Classe C e GLC. Classe C importado chassis (não sequenciais) WDDWF4CW0FF000978 a WDDWK4JW5JF598217 fabricação de janeiro de 2014 a junho de 2017; Classe C nacional chassis (não sequenciais) 9BMWF4FW1GM001851 a 9BMWF4JW2HM005805 fabricação de junho a setembro de 2017 e Classe GLC chassis (não sequenciais) WDC0G4GW0GF000448 a WDC0G4GW6JF295174 fabricação de maio de 2015 a junho de 2017
- Convocação: possibilidade de certos componentes da coluna de direção com regulagem elétrica não terem sido instalados de forma adequada, o que pode ocasionar deflagração involuntária do airbag do motorista
- Agendamento e informações: telefone 08009709090 e o site www.mercedes-benz.com.br
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- Marca: Peugeout
- Data: 7/3
- Veículos: modelos 3008, fabricados entre 9/9/16 a 20/9/17, com número de chassi (não sequências) de HS003128 até JS013554
- Convocação: adicionamento de uma proteção sobre as tubulações de combustível situadas sob a carroceria do veículo. Em consequência deste defeito, é possível que haja vazamento de combustível sob o veículo
- Agendamento e informações: telefone 08007032424, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e o site www.peugeot.com.br
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- Marca: Nissan
- Data: 2/3
- Veículos: Tiida e Tiida Sedan. Tiida – fabricação maio/2007 a outubro/2012; Tiida Sedan – fabricação agosto/2011 a julho/2012, com intervalo de chassi não sequencial 3N1BC13DO8K190006 a 3N1BC1CDXDK203158
- Convocação: substituição do gerador de gases do airbag do motorista e do airbag do passageiro dianteiro
- Agendamento e informações: telefone 08000111090 e o site www.nissan.com.br
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- Marca: Audi
- Data: 1/3
- Veículos: A3 Sedan 1.4 e RSQ3. A3 Sedan 1.4 fabricação 15/8/2014 chassis WAUAYJ8V4F1047597; RSQ3 fabricação 6/10/2016 chassis WUAD3A8U3HR900956; RSQ3 fabricação 19/10/16 chassis WUAD3A8U4HR901050
- Convocação: substituição do airbag dianteiro do passageiro em função de falha na solda do gerador de gás do airbag
- Agendamento e informações: telefone 0800 777 2834 e o site www.audi.com.br
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- Marca: Mercedez-Benz
- Data: 3/2
- Modelos: Classe C e GLK 220. Modelo Classe C chassis (não sequenciais) WDD2040311A830162 a WDD2043311G413467 fabricados de janeiro de 2013 a março de 2015; Modelo GLK 220 chassis WDC2049841G421516 fabricado em 18 de março de 2015
- Convocação: a inspeção e, se necessário, a substituição dos anéis de contato da coluna de direção, o que pode ocasionar a deflagração involuntária do airbag do motorista
- Agendamento e informações: o telefone 08009709090 e o site www.mercedes-benz.com.br
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- Marca: Hyundai (CAOA)
- Data: 21/2
- Veículos: Azera e Sonata. Azera ano de fabricação 2007 a 2010 3.3 L chassis KMHFC41DP7A200914 a KMHFC41DBBA559875 (não sequenciais); Sonata ano de fabricação 2007 3.3L chassis KMHEU41FP8A502587 a KMHEU41FP8A502592 (não sequenciais)
- Convocação: substituição do Kit Relê do ABS em função de riscos de frenagens bruscas
- Agendamento e informações: telefone 0800 770 3355 e o site https://hyundai-motor.com.br/pos-venda/recalls
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- Marca: Chrysler e Jeep
- Data: 16/2 e 31/8
- Veículos: Chrysler 300 (ano/modelo 2012), Jeep Grand Cherokee (ano/modelo 2012), Dodge Charger (ano/modelo 2013) e Dodge Durango (ano/modelo 2012 e 2013). Chrysler 300 chassis 2C3CCAEG9CH114454 a 2C3CCACG2CH316569; Jeep Grand Cherokke chassis 1C4RJFAG1CC109637 a 1C4RJFBG7CC359978; Dodge Charger chassis 2C3CDXCT4DH661181; Dodge Durango chassis 1C4RDJEG0CC169445 a 1C4RDJEG0DC687881 (números não sequenciais)
- Convocação: a análise e, se necessária, a substituição do alternador dos mesmos em função de possibilidade de desligamento do motor de forma inesperada.
- Agendamento e informações:, as empresas Chrysler, Jeep e Dodge disponibilizam os telefones 08007037130, 08007037150 e 08007037140 e os sites www.chrysler.com.brwww.jeep.com.br e www.dodge.com.br
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- Marca: Toyota e Lexus
- Data: 9/2
- Veículos: Lexus NX 200t, Hilux, SW4 e Prius. O período de fabricação e os números de chassis são bastante variados, daí a importância de checar por telefone ou site a informação.
- Convocação: substituição preventiva dos sensores do airbag independente da luz de advertência acesa no painel, já que podem apresentar falha interna
- Agendamento e informações: a Toyota e Lexus disponibilizam os telefones 0800703 0206 ou 08005398727, respectivamente, e os sites www.toyota.com.br/web-agenda ou www.lexus.com.br/pt/contact-us/book-a-service.html
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- Marca: Peugeot
- Data: 7/2
- Veículos: 308 e 408 com motorização 1.6 THP. Modelo 408 fabricados de 16/3/11 a 13/8/15 número de chassis (não sequenciais) de CG001821 a GG005804; modelo 308 fabricados de 3/7/12 a 19/8/15 número de chassis (não sequenciais)
- Convocação: incorporação de novas travas de fixação da manta de isolamento acústico do capô do motor e substituir as travas originais e, se necessário, a instalação de nova manta
- Agendamento e informações: telefone 08007032424 e o site www.peugeot.com.br
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- Marca: Volkswagen
- Data: 1/2
- Modelo: Passat ano/modelo 2016 (fabricados de 05/10/2015 a 03/03/2016) com intervalo de chassi GE091332 a GE185443 (não sequencial)
- Convocação: atualização do software da unidade eletrônica de controle de levantamento dos vidros das portas já que o sistema de antiesmagamento pode não funcionar
- Agendamento e informações: telefone 08000198866 e o site www.vw.com.br
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- Marca: Land Rover
- Data: 1/2
- Veículos: Range Rover Vogue e Range Rover Sport, ano modelo 2017, fabricados entre 4/9/16 e 17/8/17. Range Rover Vogue número de chassis de SALGA2EV6HA311572 a SALGW2FE4HA366599; Range Rover Sport número de chassis de SALWA2EJ4HA112609 a SALWA2FK2HA691414
- Convocação: atualização do software do módulo do painel de instrumentos, já que pode ficar temporariamente em branco durante a condução
- Agendamento e informações: telefone 08000122733, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, o e-mail cliente@landrover.com.br e o site www.landrover.com.br
***
- Marca: Nissan
- Data: 29/1
- Veículos: Frontier, fabricação outubro/2016 a agosto/2017 com intervalo de chassi (não sequencial) 3N6BD33B7HK000719 a 3N6BD33B2JK843006
- Convocação: inspeção do parafuso inferior da junta da coluna da direção, já que pode ocorrer falha mecânica no sistema de direção, perda de controle do veículo
- Agendamento e informações: telefone 08000111090 e o site www.nissan.com.br
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- Marca: Mercedez-Benz
- Data: 23/1
- Veículos: Classe A, B, C e CLA, com fabricação de janeiro de 2012 a março de 2014. Chassis não sequenciais: Classe A WDDBF4DW9DJ000808 a WDDBF4DW4EJ268943; Classe B WDDMH4DW9DN045145 a WDDMH4DW8DJ134079; Classe C WDDGJ3BW6DG000974 a WDDGJ3BW0DF997847 e CLA WDDSJ5CW9EN032688 a WDDSJ4DW7EN089786
- Convocação: inspeção e, se necessária, a substituição dos anéis da coluna de direção em função de que pode ocorrer involuntária do airbag do motorista
- Agendamento e informações: telefone 08009709090 e o site www.mercedes-benz.com.br
***
- Marca: Honda
- Data: 22/1
- Veículo: Fit e City ano/modelo 2013 com variação de chassi (verificar no site ou por telefone)
- Convocação: substituição do insuflador do airbag do passageiro, que pode se romper em caso de colisão frontal
- Agendamento e informações: pelo site www.honda.com.br/recalle e pelo telefone 0800-701-3432 (segunda a sexta-feira, das 08h às 20h e sábado, das 09h às 14h)
***
- Marca: Renault
- Data: 22/1
- Veículos: modelo Kwid fabricados de 9 a 16/9/2017 com chassis não sequenciais
- JJ003408 até JJ998344
- Convocação: verificação e, se necessário, a substituição do berço do motor, que pode se romper, provocando perda da dirigibilidade
- Agendamento e informações: telefone 08000555615 e o site www.renault.com.br/servicos/recall
***
- Marca: Mercedes-Benz
- Data: 15/1
- Veículos: Classe E 250 Avantgarde e Mercedes-AMG E 43 4MATIC. Classe E 250 Avantgarde fabricada de agosto a setembro/2016 chassis WDDZF4FW4HA101370 a WDDZF4FW3HA129967; Mercedes-AMG E 43 4MATIC fabricada de janeiro a março/2017 chassis WDDZF6EW5HA197667 a WDDZF6EW9HA226233
- Convocação: substituição dos cintos de segurança traseiros, lado esquerdo (motorista) e direito (passageiro) por inconformidade técnica
- Agendamento e informações: telefone 08009709090 e o site www.mercedes-benz.com.br
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- Marca: Fiat
- Data: 11/1
- Veículos: Uno, Novo Palio e Grand Siena. Chassis não sequenciais (últimos sete dígitos): Uno ano/modelo 2010 a 2012, chassis 0000002 a 0301030; Novo Palio, ano/modelo 2012, chassis 2000001 a 4000021; Grand Siena, ano/modelo 2012, chassis 3000001 a 3000262
- Convocação: substituição dos módulos dos airbags do lado do motorista ou passageiro por possibilidade de degradação do deflagrador do airbag
- Agendamento e informações: telefone 08007071000 e o site www.fiat.com.br
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