Aparelho que funciona como ‘pulmão auxiliar’ é desenvolvido em Rio Preto para pacientes com Covid-19
9 de maio de 2020 755 Visualizações

Aparelho que funciona como ‘pulmão auxiliar’ é desenvolvido em Rio Preto para pacientes com Covid-19

Protótipo do oxigenador já está pronto em Rio Preto e mais 20 equipamentos estão sendo fabricados para ser enviados às maiores unidades hospitalares de combate ao coronavírus.

Uma empresa de Rio Preto (SP) começou a desenvolver um equipamento que promete ser uma grande ajuda para pacientes em estado grave por causa da Covid-19, já que é capaz de salvar a pessoa que até mesmo os respiradores convencionais de UTI não conseguem.

O produto é uma espécie de “pulmão auxiliar” para onde o sangue do paciente é bombeado e depois devolvido ao corpo já oxigenado. Ele está sendo desenvolvido pela empresa Braile Biomédica, conhecida por ajudar a desenvolver milhões de válvulas cardíacas, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, a Emprapii, e o Instituto Eldorado. O investimento é de R$ 8,5 milhões.

Segundo a empresa Braile, equipamentos parecidos só eram fabricados no exterior e não estão disponíveis no SUS. Com isso, o novo aparelho foi criado a partir de um que já existe para cirurgias de coração.

De acordo com o diretor executivo Rafael Braile, um protótipo do oxigenador já está pronto e mais 20 equipamentos estão sendo fabricados para ser enviados às maiores unidades hospitalares de combate à Covid-19.

“Começamos o primeiro protótipo em fevereiro, em março validamos na pré-clínica testes em laboratório e ensaios em animais. Agora, estamos juntando documentação para autorização da Anvisa e esperamos ter aprovado no mercado até dia 15 de maio”, afirma.

Ainda de acordo com ele, o projeto pretende produzir inicialmente 20 equipamentos que vão ser distribuídos nos principais centros de referência ao redor do país, com 200 dispositivos descartáveis.

Como funciona

O funcionamento se parece com o dos aparelhos de hemodiálise. O sangue do paciente passa pela máquina e volta para o corpo sem o gás carbônico. O sistema é capaz de salvar vidas até de quem tem poucas chances nos procedimentos normais.

Nesse primeiro momento, os aparelhos vão atender somente a demanda de pacientes do Brasil e só depois as unidades poderão ser exportadas para outros países atingidos pela pandemia.

O Sistema Único de Saúde tem 46 mil respiradores convencionais espalhados no Brasil mas, sem oxigenadores, a porcentagem de pacientes que não resistem ao coronavírus, mesmo estando em UTI, ainda é alta.

“O número pode parecer pequeno pelo número de respiradores porque esse produto é indicado para o caso mais grave, que não conseguiria sobreviver com o respirador convencional. Isso nos traz esperança e que a indústria brasileira pode trazer segurança para os pacientes”, diz Rafael.

Fonte: G1
Anterior BARRETOS: Canil/BAEP prende servente que traficava cocaína e maconha
Next BARRETOS: Aposentado tem carteira com dinheiro e documentos furtada em seu rancho

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Aposentado registra queixa por suspeitar de indivíduos em imóvel de sua propriedade

O aposentado M.A., 66 anos, morador na Avenida Aeróstato, bairro Aeroporto, esteve na delegacia e informou ser o proprietário de um imóvel situado à Avenida Brasil, bairro City Barreto, o

Últimas Notícias

BARRETOS: Prefeitura de Barretos e SEBRAE capacitam empresários para compras governamentais

O SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em parceria com a Prefeitura de Barretos realiza no dia 9 de fevereiro/20, às 14h, em formato online

Últimas Notícias

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 05/10/2020

INFORMAÇÃO IMPORTANTE      Devido ao CORONAVÍRUS, o PAT vai priorizar os serviços on-line disponiveis ao cidadão. Todos os serviços oferecidos pelo posto agora podem ser acessados via internet e aplicativos

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta