Aeroportos de Ribeirão Preto, Franca e Barretos vão a leilão nesta quinta-feira, 15
15 de julho de 2021 562 Visualizações

Aeroportos de Ribeirão Preto, Franca e Barretos vão a leilão nesta quinta-feira, 15

Atualmente, eles são administrados pelo governo estadual e passarão a ter coordenação da iniciativa privada. Empresas nacionais e internacionais participam do certame, que tem início às 15h, em São Paulo.

Os aeroportos estaduais Leite Lopes, de Ribeirão Preto (SP), Tenente Lund Presotto , de Franca (SP) e Chafei Amsei, de Barretos (SP), vão a leilão nesta quinta-feira (15) em São Paulo junto com outros 18 aeroportos.

Atualmente, todos são administrados pelo Departamento Aeroviário de São Paulo (Daesp). Segundo o governo estadual, eles receberão investimentos previstos em mais de R$ 447 milhões pela iniciativa privada em um prazo de 30 anos.

O recebimento das propostas será realizado até as 14h e o leilão está marcado para começar às 15h, na B3, bolsa de valores brasileira.

O vencedor da concorrência terá uma lista de investimentos considerados obrigatórios no Plano de Exploração Aeroportuária (PEA) em um período inicial de quatro anos e as demais melhorias ao longo do contrato. Poderão participar empresas nacionais e internacionais.

Divisão dos aeroportos estaduais que vão a leilão nesta quinta-feira (15) foi feita em dois blocos — Foto: Divulgação

Aeroporto de Ribeirão Preto
Em operação desde 1939, o Aeroporto Estadual Leite Lopes, em Ribeirão Preto, é o quarto maior aeroporto do estado de São Paulo – só atrás dos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos – e o principal terminal ainda sob concessão do estado de São Paulo.

O terminal funciona em tempo integral com voos de passageiros e cargas, mas ainda não tem condições de receber voos internacionais e há cerca de oito anos é alvo de promessas de melhorias.

A ampliação do Leite Lopes tinha, em julho de 2011, um projeto maior orçado em R$ 256 milhões, mas que não prosperou devido a impasses, como licenciamento ambiental. A licitação estava prevista para 2015, foi adiada para o ano seguinte e acabou não saindo do papel.

Antes do pacote de privatizações do estado de São Paulo, o terminal chegou a entrar para uma lista de investimentos em aviação regional do governo federal.

Fonte: G1
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