Com chegada de frente fria, Barretos e região reforçam ações para população de rua
Cidades reforçam serviços de acolhimento para abrigar moradores que aceitarem abrigo, além de oferecer ajuda aos que recusarem. Veja as medidas e como acionar os serviços.
As Prefeituras de Barretos (SP), Ribeirão Preto (SP) e Sertãozinho (SP) definiram ações especiais para auxiliar a população em situação de rua durante esta semana. O objetivo é abrigar e proteger esses moradores contra a nova frente fria que deve chegar à região nesta quarta-feira (28).
As ações nas duas cidades consistem em ampliar a capacidade de acolhimento nos abrigos municipais, para que recebam o atendimento todos aqueles que precisarem e aceitarem.
Barretos
A Prefeitura de Barretos ressaltou que o município, além de dar continuidade aos trabalhos diários de abordagem social, irá intensificar orientações e oferta de acolhimento na Casa de Passagem.
Moradores em situação de rua que forem ao local receberão “abrigo, higiene, cobertores, refeições e demais necessidades apresentadas”, segundo a administração municipal.
A Prefeitura calcula que, atualmente, há 22 pessoas em situação de rua que nasceram em Barretos. Na Casa de Passagem, existiam cerca de 30 pessoas abrigadas na terça-feira (27).
Ribeirão Preto
A Secretaria de Assistência Social preparou uma força-tarefa para atuar desta quarta-feira até o dia 4 de agosto. Segundo a administração municipal, todos que procurarem abrigo ou forem encaminhados por serviços responsáveis serão acolhidos.
Além disso, haverá uma abordagens a esses moradores, com o intuito de conscientizá-los sobre os riscos de exposição ao frio intenso.
Um dos abrigos da cidade é o Centro POP, que também oferece 100 vagas de acolhimento masculino “para pernoite em sistema de albergue, ou seja, sem vínculos”, diz a Prefeitura. Os outros lugares são o Complexo Cetrem e a Casa de Acolhida.
- Centro POP – pernoite em sistema de albergue, com alimentação quente e kit de inverno
- Complexo Cetrem – pernoite com jantar e café da manhã do dia seguinte, podendo ficar até as 8h
A princípio, a Assistência Social disponibilizou 270 vagas nesses locais, mas pode ampliar a capacidade com a possibilidade de utilizar espaços alternativos.
Vale destacar, ainda, que serão oferecidos cobertores àqueles que optarem por não ir a um desses abrigos.
A Prefeitura tem três telefones para a população informar sobre moradores em situação de rua:
- Fale Assistência Social (FAS)
Telefones: 161, 0800 77 30161, 3610 0687 (WhatsApp) - Guarda Civil Metropolitana
Telefone: 153 - Defesa Civil
Telefone: 199
Sertãozinho
Além do albergue que tradicionalmente já abriga essas pessoas, a Prefeitura vai utilizar as instalações do Centro POP caso a demanda seja muito grande.
De acordo com a administração, aqueles que recusarem o encaminhamento poderão optar por receber atendimento no próprio local.
O serviço pode ser acionado também pelo telefone 199, da Defesa Civil.
Fonte: G1
Você pode gostar também
REGIÃO: Baep prende 2 e acha 10 kg de drogas em comunidade
Ação realizada nesta quinta (6) encontrou crack, cocaína e maconha na zona Norte da cidade; um dos suspeitos seria membro de facção criminosa Policiais do 11º Baep (Batalhão de Ações
Semana Brasil 2021 começa nesta sexta com descontos de até 70%
Começa nesta sexta-feira (3) a terceira edição da Semana Brasil. Até o dia 13, empresas de comércio e de varejo farão ofertas e promoções com o objetivo de movimentar a economia
BARRETOS: Casal tem dinheiro, roupas e diversos objetos furtados em interior de veículo
O casal M.H.O., 28 anos, iluminador e sua esposa, J.M.S., 27 anos, técnica em enfermagem, informaram que participaram de uma cerimonia de casamento na cidade de Engenheiro Schmitt, nas proximidades
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.