REGIÃO: Vacina da Covid foi aplicada em crianças de 0 a 9 anos em Ribeirão Preto, apontam dados da prefeitura
Grupo ainda não integra Programa Nacional de Imunização, e Anvisa não autorizou alteração de bulas de vacinas para a faixa etária. Secretaria diz que imunizados têm comorbidades, estão acamados e internados em instituições da cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (SP) informou que ao menos 44 crianças de zero a 9 anos foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Dessas, 42 receberam a aplicação de reforço.
Há, ainda, 1.666 moradores de 10 a 19 anos com a primeira dose e 120 com a segunda. As informações estão em uma tabela enviada pela pasta ao G1 com dados de todos os vacinados por faixa etária na cidade até terça-feira (6).
Procurada, a Secretaria de Saúde informou que as crianças entraram no grupo de pessoas com comorbidades. Dentre elas estão as acamadas e internadas em instituições filantrópicas da cidade.
Nesta quarta-feira (7), a Secretaria Municipal da Saúde informou que, até o momento, 55 crianças de 0 a 17 anos institucionalizadas foram vacinadas, com base no critério de alto risco de contaminação. As vacinas aplicadas foram AstraZeneca e CoronaVac.
Segundo a Anvisa, somente a vacina da Pfizer tem indicação em bula para vacinação de pessoas com 12 anos ou mais, pois foi a única que apresentou estudos que sustentam o uso na população menor de idade. A vacina da Janssen, em uso emergencial no Brasil, teve estudos clínicos autorizados para menores de idade. As pesquisas estão em andamento.
O Ministério da Saúde afirmou que a vacinação de crianças contra a Covid-19 ainda não está liberada, mas que estados e municípios têm autonomia para adaptação do Plano Nacional de Imunizações (PNI) de acordo com a demanda local.
A pasta ainda informou que a prioridade no Brasil é vacinar todos os maiores de 18 anos até o final do ano. Equipes técnicas do Ministério foram acionadas para analisar o caso de Ribeirão Preto e ainda não se manifestaram.
A Secretaria Estadual de Saúde foi procurada para saber se havia conhecimento da aplicação em Ribeirão Preto. A pasta também repassou as informações para equipes técnicas. A reportagem aguarda retorno.
Vacinação de crianças
Em junho, a China foi o primeiro país do mundo a aprovar o uso de uma vacina contra a Covid-19 para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. Ainda não se sabe, no entanto, quando o grupo receberá as doses da CoronaVac, fabricada pelo laboratório chinês Sinovac e que está em uso no Brasil.
A farmacêutica realizou um estudo clínico na população menor de idade no início deste ano.
Já a Pfizer ampliou a quantidade de voluntários menores de 12 anos em testes da vacina na Europa e nos EUA. O novo estudo pretende ter até 4,5 mil crianças e adolescentes em mais de 90 centros clínicos de quatro países.
Além do Brasil, a vacina da Pfizer já é autorizada para quem tem 12 anos ou mais na Europa, nos EUA, no Reino Unido e no Canadá.
A Moderna, que ainda não é usada no país, deu início em março deste ano aos estudos clínicos em pessoas com idade a partir de 6 meses.
‘Vacinação equivocada’
O infectologista Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, considera um erro vacinar pessoas fora da faixa etária licenciada na bula do imunizante e fora do programa do Ministério da Saúde.
“É vacinação equivocada. É registrada como erro. O sistema nacional nem admite esse tipo de registro. A única que tem licenciada em bula é a Pfizer, a partir de 12 anos, mas não está liberada no Programa Nacional de Imunizações”, afirma.
Ele ainda afirma que os estudos no Brasil estão em andamento e que, para a grupo dos menores de idade, é importante direcionar as pesquisas na questão das seguranças das vacinas e na resposta imune.
“Vacinar indivíduos em uma população onde a doença raramente complica tem que ter certeza de que a vacina não traz riscos. Já que a doença raramente vai complicar, tem que ser mais segura do que é na faixa etária”, explica.
Fonte: G1
Você pode gostar também
Outubro Rosa Pet alerta para câncer de mama em cadelas e gatas
Tutores devem ficar atentos a suas fêmeas de estimação Cães e gatos também podem sofrer de câncer de mama, alerta o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São
BIRIGUI: Ao som de violino e aplausos, médico recebe alta após 18 dias internado por Covid-19
Profissional da saúde ficou 18 dias internados na Santa Casa. Município tem cinco casos positivos da doença causada pelo novo coronavírus. Um médico de 47 anos que estava internado com
BARRETOS: Servente é surpreendido com maconha, cocaína e dinheiro em interior de veículo abandonado
O servente C.E.B.L., 18 anos, morador em sítio, zona rural de Barretos, foi apresentado preso no Plantão Policial pelos Militares, cabos Vares e Mara, os quais também apresentaram dinheiro, cocaína
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.