Justiça determina reabertura do pronto atendimento na Santa Casa de Pitangueiras
Ala foi fechada em maio após impasse entre prefeitura e hospital por causa de recursos financeiros. Segundo decisão, retomada visa assegurar prestação de serviços de saúde à comunidade.
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou a reabertura do pronto atendimento na Santa Casa de Pitangueiras (SP) a partir desta segunda-feira (14).
A decisão foi tomada depois do fechamento da ala em razão de um desentendimento entre a prefeitura e o hospital sobre recursos para manutenção da operação.
Segundo a desembargadora relatora da ação, Vera Angrisani, da 2ª Câmara de Direito Público, a medida visa “assegurar a continuidade da prestação dos serviços de saúde, considerando-se o atual quadro epidemiológico do estado de São Paulo”.
Procurada, a Prefeitura disse que ainda não foi notificada. Já a Santa Casa preferiu não comentar o assunto.
Discussão por recursos
O impasse nos atendimentos, que afeta principalmente pacientes com Covid-19, começou em maio depois que o hospital passou a alegar dificuldades financeiras por causa dos custos em razão da demanda e da estrutura limitada.
O problema levou a coordenação da Santa Casa a suspender a internação de novos pacientes.
A Santa Casa de Pitangueiras é mantida por atendimentos particulares e por um convênio junto à Prefeitura. Dos 50 leitos da unidade, 32 são para atendimento no SUS.
De acordo com o hospital, seis são exclusivos para a Covid-19, conforme acordo feito com a Diretoria Regional de Saúde (DRS) 13, mas devido à demanda elevada, o número de internados superou o limite, resultando em aumento nos gastos com insumos.
Segundo o provedor João Rocha da Silva, só com oxigênio são gastos R$ 150 mil por mês. Ele afirma que o repasse da prefeitura tem sido insuficiente para custear a operação.
No entanto, a administração municipal não concordou com a cobrança por considerar que a Santa Casa tem condições de atender mais pessoas, segundo o prefeito Marcos Aurélio Soriano (Cidadania). Além disso, de acordo com a Prefeitura, o repasse está em dia e há contratos para serem assinados no valor de R$ 308 mil.
Fonte: G1
Você pode gostar também
BARRETOS: Prefeitura retoma o Programa de Distribuição Gratuita de Óculos
Em mais uma ação que prioriza o investimento em Saúde, na última sexta-feira, 25 de setembro/20, a Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria de Saúde promoveu a prova de
EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 08/02/2021
INFORMAÇÃO IMPORTANTE Devido ao CORONAVÍRUS, o PAT vai priorizar os serviços on-line disponiveis ao cidadão. Todos os serviços oferecidos pelo posto agora podem ser acessados via internet e aplicativos em
Procon alerta pais sobre pedidos abusivos em listas de material escolar
Estabelecimentos de ensino não podem exigir marcas ou locais de compra e nem vender material. Pais podem questionar escolas sobre pedidos. Início do ano começa a procura por material escolar
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.