Anvisa autoriza novo ensaio clínico de vacina contra covid-19
Estudo terá 22 mil voluntários, sendo 12,1 mil no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou hoje (19) que aprovou, na última sexta-feira (16), um novo ensaio clínico de vacina contra a covid-19.
A vacina candidata terá duas doses com intervalo de 22 dias entre elas. O desenvolvimento clínico está sendo patrocinado pela empresa Sichuan Clover Biopharmaceuticals, sediada na China.
O ensaio clínico aprovado é controlado por placebo, para avaliar a eficácia, imunogenicidade e segurança da vacina, em participantes a partir de 18 anos de idade.
Nesta fase, devem ser incluídos até 22 mil voluntários distribuídos entre países da América Latina, além da África do Sul, Bélgica, China, Espanha, Polônia e Reino Unido.
No Brasil, serão 12,1 mil voluntários, distribuídos nos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.
Análise
Para a aprovação do ensaio clínico, a Anvisa informou que realizou reuniões com a equipe da farmacêutica, a fim de alinhar todos os requisitos técnicos necessários para os testes.
Segundo a Anvisa, desde o reconhecimento de calamidade pública no Brasil em virtude da pandemia do novo coronavírus, a agência tem adotado estratégias para dar celeridade às análises e às decisões sobre qualquer demanda que tenha como objetivo o enfrentamento da covid-19.
“Uma dessas estratégias foi a criação de um comitê de avaliação de estudos clínicos, registros e mudanças pós-registros de medicamentos para prevenção ou tratamento da doença. O grupo também atua em ações para reduzir o risco de desabastecimento de medicamentos com impacto para a saúde pública devido à pandemia”, acrescentou.
Autorização
Para esta autorização, a Anvisa analisou os dados das etapas anteriores de desenvolvimento do produto, incluindo estudos in vitro e em animais, bem como dados preliminares de estudos clínicos em andamento. Os resultados obtidos até o momento demonstraram um perfil de segurança aceitável das vacinas candidatas.
Este é o sexto estudo de vacina contra o novo coronavírus autorizado pela Anvisa. As últimas autorizações foram: no dia 2 de junho de 2020, para o ensaio clínico da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a empresa Astrazeneca; em 3 de julho, para a vacina da Sinovac Research & Development, em parceria com o Instituto Butantan; em 21 de julho para a vacina da Pfizer/Wyeth; em 18 de agosto para a vacina da Janssen-Cilag; e em 8 de abril para a vacina da Medicago R&D.
Fonte: Agência Brasil
Você pode gostar também
GUAÍRA: Polícia prende autor de tentativa de assalto e apreende revólver e munições
Policiais Militares da cidade de Guaíra, cabos Reis e Moleiro, apresentaram preso na delegacia de Barretos o indiciado I.P.N., desempregado, 32 anos, morador naquela cidade, pelo crime de posse irregular
ALTAIR: Mulher denuncia marido por portar munição em sua casa
Policiais Militares da cidade de Altair, cabos Andrei Freitas e Amado, apresentaram na delegacia de Barretos o motorista A.H.B., 36 anos, morador naquela cidade, sendo apresentadas também diversas munições. Segundo
BARRETOS: Quadrilha furta notebook em setor de eletroeletrônicos em supermercado
Funcionário de um supermercado em Barretos, o chefe de segurança, C.G.S., 30 anos, foi até a delegacia e noticiou que na data dos fatos, por volta das 9h20, dois homens
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.