Câmara aprova aumento de pena para crimes de abandono de incapaz
15 de abril de 2021 695 Visualizações

Câmara aprova aumento de pena para crimes de abandono de incapaz

Projeto inclui maus-tratos a criança, idoso e pessoa com deficiência

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (15) o Projeto de Lei (PL) 4.626/20 que aumenta as penas para os crimes de abandono de incapaz e maus-tratos a crianças, idosos e pessoas com deficiência. O texto, que agora segue para o Senado, altera as penas estabelecidas no Código Penal para esses crimes e para o de exposição da saúde e da integridade física ou psíquica do idoso a perigo, previsto no Estatuto do Idoso.

O projeto aprovado nesta quinta-feira aumenta de dois meses a um ano, mais multa, para dois a cinco anos reclusão a pena para o crime de exposição do idoso a perigo da integridade e da saúde, física ou psíquica.

Se o crime resultar em lesão corporal de natureza grave, a pena passará de um a quatro anos de reclusão para três a sete anos. Se resultar em morte, a pena irá de quatro a 12  anos de reclusão para oito a 14 anos.

No caso de abandono de incapaz, o projeto propõe aumento da pena de seis meses a três anos de detenção para dois a cinco anos. Na hipótese em que o abandono de incapaz resulta em lesão corporal de natureza grave, a pena subirá de um a cinco anos para três a sete anos de reclusão. Quando resultar em morte,  a pena será de oito a 14 anos. Atualmente é de quatro a 12 anos.

Para o crime de maus-tratos, o projeto aumento a pena de dois meses a um ano, ou multa, para dois a cinco anos de detenção. Se do fato resulta lesão corporal de natureza grave, a pena será aumentada de um a quatro anos para três a sete anos de reclusão. Se resultar em morte, a pena pelo crime passará de quatro a 12 anos para oito a 14 anos.

Segundo o relator do projeto, deputado Dr. Frederico (Patriota-MG), a situação gerada por tais crimes agravou-se drasticamente por conta da pandemia de covid-19. Em seu parecer, o deputado cita dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, segundo os quais, somente de março a junho do ano passado, foram feitas 25.533 denúncias de violência e de maus-tratos a idosos, contra 16.039 no mesmo período de 2019.

“Infelizmente, a violência contra o idoso é uma triste e lamentável realidade em nosso país, e uma forma gravíssima e brutal de violação aos direitos humanos”, afirmou o parlamentar.

Fonte: Agência Brasil
Anterior BARRETOS: Soldador é preso com revólver e munições na Rodovia Assis Chateaubriand
Next BARRETOS: Polícia localiza munições em rancho

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Ladrões furtam mais de 7 mil em supermercado no bairro Zequinha Amêndola

O empresário D.H.O., 24 anos, relatou na delegacia que assim que ele chegou ao seu supermercado, instalado no bairro Zequinha Amêndola, para iniciar suas atividades profissionais, solicitou que sua funcionária

Últimas Notícias

BARRETOS: Andarilho é preso após tentar furtar lanchonete e esfaquear vítima

Os Policiais Militares, sargento Antunes e cabo Brito, apresentaram preso no Plantão Policial o indiciado E.M.S., 38 anos, sem residência fixa. De acordo com os policiais, eles foram acionados, via

Últimas Notícias

REGIÃO: Homem fica ferido após invadir casa e ser atacado por pitbull

Segundo a GCM, ele foi resgatado com ferimentos no pescoço, membros superiores e inferiores. Depois, foi levado à Santa Casa. Um homem de 42 anos ficou ferido após invadir uma

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta