BARRETOS: Secretaria Municipal de Educação apresenta cronograma de volta às aulas
A Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal da Educação, divulgou na manhã desta quinta-feira, dia 11 de fevereiro/21, o cronograma de volta às aulas para o ano letivo de 2021 na Rede Municipal de Ensino.
O calendário oficial foi apresentado em uma live e coletiva de imprensa, que aconteceu no auditório do Paço Municipal, pela prefeita Paula Lemos e a secretária municipal da Educação, Jessica Maria Santos. O retorno das atividades escolares acontecerá a partir de 22 de fevereiro/21, de forma gradual e escalonada dos alunos estudantes da Educação Infantil – 4 a 5 anos, e Ensino Fundamental I e II. De acordo com a secretaria Jessica Santos, esse retorno foi organizado de uma forma que visa à garantia da presença efetiva e segura dos estudantes.
“O retorno presencial é facultativo aos pais, nos termos do Plano São Paulo, mas destacamos que é de extrema importância a presença da criança para a realizaço das avaliações diagnósticas; uma vez que elas são essenciais para a construção da proposta de recuperação da aprendizagem” salientou.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Será iniciado pela recreação e pré – escola de forma gradativa, alcançando progressivamente todas as etapas (berçário e maternal), conforme planejamento prévio, realizado pela unidade escolar. Na Educação Infantil sugere-se a divisão de três turmas respeitando a proporção indicada em cada fase do Plano São Paulo. Cada turma de alunos participará das aulas presenciais em formato de rodízio de dias, observado com cuidado o atendimento dos alunos com vulnerabilidade social, de acordo com o contexto e a realidade de cada unidade escolar.
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5º ANO)
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos) sugere-se a divisão de três turmas respeitando a proporção indicada em cada fase do Plano São Paulo. Cada turma de alunos participará das aulas presenciais em formato de rodízio de dias. Deverá ser observado com atenção o atendimento dos alunos que tiveram participação insatisfatória no ano letivo anterior e dificuldades de aprendizagens, observadas por meio de avaliações diagnósticas, respeitando o contexto e a realidade de cada unidade escolar.
O rodízio com três (3) turmas garante que qualquer aluno possa retornar a aula presencial em qualquer momento mesmo que a família tenha assinado pelo não desejo do retorno presencial; bem como, oportuniza que cada estudante possa ter a cada três semanas aulas de todos os componentes curriculares do currículo.
MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A EJA- Educação de Jovens e Adultos seguirá os enturmamento e a organização do Ensino Fundamental, com a divisão e rodízio de três turmas respeitando a proporção indicada em cada fase do Plano São Paulo. Entretanto a presença dos alunos na escola será analisada pelos COE – Comitê Operacional para Enfrentamento ao COVID-19 da unidade, considerando a especificidade do público atendido nesta modalidade. Reitera-se que deverá ser observado com atenção o atendimento dos alunos que tiveram participação insatisfatória no ano letivo anterior e dificuldades de aprendizagens, observadas por meio de avaliações diagnósticas, respeitando o contexto e a realidade de cada unidade escolar.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
A organização e o atendimento na Educação Especial será planejada pelo professor responsável pelo AEE (Atendimento Educacional Especializado) respeitando os protocolos sanitários específicos para o setor da educação, bem como as especificidades do público- alvo. A organização do atendimento será prioritariamente individual ou em dupla, sempre no contraturno do ensino regular. O planejamento do atendimento nesta modalidade deverá ser aprovado pelo COE da unidade
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