Após recurso para contestar dados da Covid-19, região de Barretos avança à fase amarela do Plano SP
Governo paulista diz que o Departamento Regional de Saúde 5 apresentou queda no número de casos de Covid-19, óbitos e internações por 100 mil habitantes. Novas regras entram em vigor no sábado (24).
A região de Barretos (SP) avançou para a fase amarela do Plano São Paulo em atualização extraordinária do mapa de flexibilização na tarde desta sexta-feira (23). A classificação foi feita após recurso dos prefeitos que fazem parte do Departamento Regional de Saúde 5.
A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde ao G1. As novas regras entram em vigor no sábado (24).
No recurso apresentado ao governo de São Paulo, os municípios argumentaram que a evolução da Covid-19 está sob controle. De acordo com o prefeito de Barretos, Guilherme Ávila (PSDB), a região não deveria ter retrocedido para a fase laranja por causa da queda no número de mortes, da baixa ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e da redução no número de novos casos.
A Secretaria Estadual de Saúde e o Centro de Contingência de Coronavírus, responsáveis pelo plano de retomada, analisaram que o número de óbitos, responsável pelo rebaixamento da região, teve redução de 23%, e o número de internações por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias, passou de 80,5 para 50,2. Ainda houve queda de 30% no número de casos desde o rebaixamento à fase laranja, no início do mês.
Ainda de acordo com o estado, a ocupação em leitos de UTI da região é de 48,5% nesta sexta-feira.
A nova atualização oficial do mapa do Plano SP para todo o estado está marcada para o dia 16 de novembro.
Ao tomar conhecimento da decisão do estado, o prefeito de Barretos lembrou que a população deve continuar com as medidas de segurança para que a região continue avançando no Plano SP.
“Agora, nós pedimos a toda população para que mantenha as regras de segurança, as regras de higiene, sempre usem máscara, lave sempre as mãos, utilize o álcool gel, e pratique o distanciamento seguro, de forma consciente”, disse Ávila.
O que abre?
Após o rebaixamento à fase laranja em 9 de outubro, etapa 2 de retomada econômica durante a pandemia de Covid-19, os prefeitos da região de Barretos entraram com recurso junto ao estado e o caso foi parar na Justiça.
Em Barretos, sede do DRS, o prefeito Guilherme Ávila não atualizou o decreto com as normas da etapa laranja e permaneceu com a legislação anterior ao regresso, contrariando o estado.
Após a reavaliação do Plano SP, veja o que o governo estadual libera na cidade:
- Setor de alimentação funciona até às 23h, mas consumo local deve ser encerrado às 22h. Capacidade é de 40%
- Salões de beleza podem abrir por dez horas diárias. Capacidade é de 40%.
- Comércio de rua e shoppings podem abrir por dez horas diárias. Capacidade é de 40%.
- Academias podem abrir por dez horas diárias. Capacidade é de 30%.
Fazem parte do DRS 5: Barretos, Bebedouro, Colina, Colômbia, Guaíra, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Taiaçu, Taiúva, Taquaral, Terra Roxa, Viradouro, Vista Alegre do Alto, que ficam na área de cobertura da EPTV, além de Altair, Cajobi, Guaraci, Olímpia e Severínia.
Fonte: G1
Você pode gostar também
Guaíra: Polícia prende homem por tráfico e apreende arma artesanal, dinheiro e cocaína
O indiciado L.C.S.O., 27 anos, morador na cidade de Guaíra, foi preso pelo crime de tráfico de drogas, sendo relatado na delegacia de Barretos que durante patrulhamento, os Militares, Baltazar
BARRETOS: Furto de motocicletas no bairro Baroni
Na delegacia esteve o vigilante R.P., 40 anos, noticiando que ele reside no bairro Santa Helena e por volta das 14 horas, ele foi até a Rua 32, bairro Baroni,
EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 21/12/2020
INFORMAÇÃO IMPORTANTE Devido ao CORONAVÍRUS, o PAT vai priorizar os serviços on-line disponiveis ao cidadão. Todos os serviços oferecidos pelo posto agora podem ser acessados via internet e aplicativos em
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.