Barretos regride no Plano SP; restaurantes, academias e salões de beleza não podem receber clientes
Capacidade de lojas e shoppings é reduzida para 20% e abertura autorizada pelo estado é de quatro horas diárias. Ribeirão Preto e Franca permanecem na fase amarela e podem ampliar funcionamento das atividades por mais duas horas por dia.
O Departamento Regional de Saúde 5, com sede em Barretos (SP), foi o único do estado a regredir da fase amarela para a fase laranja do Plano São Paulo na atualização desta sexta-feira (9). Com isso, restaurantes, academias e salões de beleza não podem mais receber clientes nos locais. Shoppings e comércio de rua precisam reduzir para 20% a capacidade do público e só estão autorizados a abrir durante quatro horas por dia. A nova classificação passa a valer no sábado (10).
Para o setor de alimentação, os sistemas de delivery, drive-thru e take-out podem ser mantidos durante a fase laranja.
De acordo com o governo paulista, o rebaixamento do Departamento Regional de Saúde 5 se deu por conta da alta no número de internações por Covid-19, com peso 3 na avaliação, e de óbitos por complicações da doença, com peso 1 na análise.
A média móvel de novas internações subiu 14%, com 80,5 pacientes internados para cada 100 mil habitantes. Já na evolução dos óbitos, o aumento foi de 44%, com 7,8 mortes para cada 100 mil moradores.
Em relação à taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes em estado grave com o novo coronavírus, a região de Barretos está com 60,5%. É a segunda maior do estado, ficando apenas atrás da região de Bauru (SP), que tem 64,2%.
Pela nova regra do estado, as atualizações são feitas após 28 dias de permanência nas novas fases. Com isso, o próximo mapa do Plano São Paulo deve ser divulgado em 16 de novembro. Em caso de piora das regiões, o rebaixamento pode ser anunciado antes dessa data.
Mais duas horas
Os municípios dos departamentos regionais de saúde 13, com sede em Ribeirão Preto (SP), e 8, com sede em Franca (SP), permaneceram na fase amarela.
A diferença é que os serviços que já estavam abertas podem ampliar o horário de funcionamento em duas horas, passando de oito horas diárias para dez. As novas medidas foram publicadas no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (9).
No setor de alimentação, segundo o governador João Dória (PSDB), houve aumento de uma hora na abertura de bares, restaurantes e similares. Os estabelecimentos podem ficar abertos até às 23h, mas o consumo no local deve ser interrompido às 22h.
O mesmo vale para Pirangi (SP) e Fernando Prestes (SP), que estão na Diretoria Regional de Saúde 15, de São José do Rio Preto (SP), e Cândido Rodrigues (SP), Dobrada (SP), Santa Ernestina (SP) e Taquaritinga (SP), que estão localizadas em áreas da Diretoria Regional de Saúde 3, com sede em Araraquara (SP).
Aulas presenciais
Com a permanência de mais de 28 dias na fase amarela, o retorno das aulas presenciais já está autorizado pelo governo para as escolas estaduais, municipais e municipais em Ribeirão Preto e Franca. No entanto, mesmo com a liberação do estado, os municípios são quem determinam as voltas.
Em Franca, o prefeito Gilson de Souza (DEM) já informou que os alunos não voltam para as atividades nas escolas em 2021 nas três esferas.
Em Ribeirão Preto, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) convocou uma entrevista coletiva para a tarde desta sexta-feira para atualizar a situação da educação no município. Há a expectativa para a liberação das escolas estaduais e particulares para terça-feira (13).
Na rede municipal, o secretário Felipe Elias Miguel disse nessa semana que o retorno não aconteceria antes do dia 19 de outubro. A pasta analisa uma consulta pública com os pais dos alunos no site da Prefeitura. O resultado parcial aponta que mais de 80% dos responsáveis reprovam a volta.
Reabertura de setores da economia
- Fase vermelha: Permitido o funcionamento apenas de serviços essenciais.
- Fase laranja: Também podem reabrir imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings podem reabrir, mas com restrições.
- Fase Amarela: Também podem reabrir salões de beleza, bares, restaurantes, academias, parques e atividades culturais com público sentado podem funcionar, mas com restrições.
- Fase verde: Também podem reabrir eventos, convenções e atividades culturais com público em pé poderão voltar a acontecer quando houver uma estabilidade de quatro semanas do estado de São Paulo na fase verde (4), também com restrições.
Departamentos Regionais de Saúde
- Ribeirão Preto (DRS 13)
- Altinópolis
- Barrinha
- Batatais
- Brodowski
- Cajuru
- Cássia dos Coqueiros
- Cravinhos
- Dumont
- Guariba
- Guatapará
- Jaboticabal
- Jardinópolis
- Luis Antônio
- Monte Alto
- Pitangueiras
- Pontal
- Pradópolis
- Ribeirão Preto
- Santa Cruz da Esperança
- Santa Rosa de Viterbo
- Santo Antônio da Alegria
- São Simão
- Serra Azul
- Serrana
- Sertãozinho
Franca (DRS 8)
- Aramina
- Buritizal
- Cristais Paulista
- Franca
- Guará
- Igarapava
- Ipuã
- Itirapuã
- Ituverava
- Jeriquara
- Miguelópolis
- Morro Agudo
- Nuporanga
- Orlândia
- Patrocínio Paulista
- Pedregulho
- Restinga
- Ribeirão Corrente
- Rifaina
- Sales Oliveira
- São Joaquim da Barra
- São José da Bela Vista
Barretos (DRS 5)
- Barretos
- Bebedouro
- Colina
- Colômbia
- Guaíra
- Jaborandi
- Monte Azul Paulista
- Taiaçu
- Taiúva
- Taquaral
- Terra Roxa
- Viradouro
- Vista Alegre do Alto
Fonte: G1
Você pode gostar também
BARRETOS: Pedreiro é vítima de estelionato ao efetuar pagamento de parcelas de veículo
Na delegacia esteve o pedreiro D.P.C., 60 anos, morador no bairro Nova Barretos, e ele relatou que possui um veículo, modelo Zafira, o qual está financiado em nome de uma
BARRETOS: Um mês depois de ser liberado, rapaz é preso traficando drogas
Um rapaz de 18 anos, morador no bairro Luís Spina, e que foi identificado como N.B.L., foi preso pelos Militares, tenente Luiz Neto e soldados Vieira e Garcia, que o
REGIÃO: Policiais militares salvam bebê de apenas 10 dias engasgado
O recém-nascido Bryan Aurélio, de apenas 10 dias, terá uma história para contar quando crescer. Ele foi salvo pelos Cabos Soares e Zaffani, da Polícia Militar de Rio Preto, na
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.