Após 54 dias no vermelho, Franca avança à fase laranja do Plano São Paulo; Barretos vai para amarela
Ampliação de leitos de UTI para Covid-19 possibilitou mudança nas regiões. Ribeirão Preto (SP) permanece na terceira etapa de retomada e pode abrir bares e restaurantes no período noturno.
O governo paulista anunciou, nesta sexta-feira (21), o avanço das regiões de Franca (SP) para a fase laranja do Plano São Paulo e Barretos (SP) para a etapa amarela de retomada das atividades durante a pandemia de Covid-19.
A atualização do mapa do Plano São Paulo também manteve a região de Ribeirão Preto (SP) na fase amarela por mais duas semanas, possibilitando a abertura de bares e restaurantes no período noturno.
Pirangi (SP) e Fernando Prestes (SP), que estão na Diretoria Regional de Saúde 15, de São José do Rio Preto (SP), e fazem parte da área de cobertura da EPTV Ribeirão, afiliada da TV Globo, continuam na fase laranja.
Já Cândido Rodrigues (SP), Dobrada (SP), Santa Ernestina (SP) e Taquaritinga (SP), que estão localizadas em áreas da Diretoria Regional de Saúde 3, com sede em Araraquara (SP), permanecem na etapa amarela.
Uma nova atualização do Plano São Paulo está prevista para acontecer no dia 4 de setembro.
Alívio
Na fase laranja, a região de Franca volta abrir o comércio, shoppings, concessionárias e imobiliárias após 54 dias com capacidade limitada a 20% e horário reduzido de quatro horas. Os 22 municípios estavam na fase vermelha desde 29 de junho.
A região Barretos volta à fase amarela depois de quase 70 dias. Na primeira classificação, o Departamento Regional de Saúde 5 foi classificado nessa etapa. Depois, regrediu para a vermelha e subiu para a laranja, onde estava desde 29 de junho, também.
Agora, além dos serviços que já estavam em funcionamento, os municípios podem abrir salões de beleza, academias, bares e restaurantes.
Leve respiro
O avanço à fase laranja nesta sexta-feira já era esperado pelos municípios do Departamento Regional de Saúde 8, com sede em Franca.
A oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva aumentou nas 22 duas cidades e possibilitou a diminuição de vagas ocupadas com pacientes em estado grave.
Na atualização de duas semanas atrás, o DRS apresentou 84,7% de ocupação, 9,2 leitos para cada 100 mil habitantes. Na nova divulgação do governo, são 77,8%, com 12,2 vagas para a mesma proporção de moradores.
Mas apesar da melhora nos índices, a região mantém o posto de líder em leitos ocupados dentre as 17 divisões do estado. No quesito leitos por 100 mil habitantes, Franca aparece na quarta posição.
Plano São Paulo
Em vigor desde o dia 1º de junho, o plano criado pelo governo do estado de São Paulo prevê uma “retomada consciente” das atividades em cinco etapas de flexibilização gradual.
Cada uma das 17 diretorias regionais de saúde é classificada em fases de acordo com os critérios definidos pela Secretaria de Estado Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.
O mapa elaborado pela equipe estabelece as diretrizes a serem cumpridas pelos municípios nas próximas duas semanas com base em ocupação de leitos de UTI (peso 4 na avaliação), taxa de ocupação de leitos para cada 100 mil habitantes (peso 1 na avaliação), variação de casos (peso 1 na avaliação), variação de internações (peso 3 na avaliação) e variação de óbitos (peso 1 na avaliação).
- Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
- Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
- Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
- Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
- Fase 5, azul: “Normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene
Diretorias Regionais de Saúde
Ribeirão Preto (DRS 13)
- Altinópolis
- Barrinha
- Batatais
- Brodowski
- Cajuru
- Cássia dos Coqueiros
- Cravinhos
- Dumont
- Guariba
- Guatapará
- Jaboticabal
- Jardinópolis
- Luis Antônio
- Monte Alto
- Pitangueiras
- Pontal
- Pradópolis
- Ribeirão Preto
- Santa Cruz da Esperança
- Santa Rosa de Viterbo
- Santo Antônio da Alegria
- São Simão
- Serra Azul
- Serrana
- Sertãozinho
- Franca (DRS 8)
- Aramina
- Buritizal
- Cristais Paulista
- Franca
- Guará
- Igarapava
- Ipuã
- Itirapuã
- Ituverava
- Jeriquara
- Miguelópolis
- Morro Agudo
- Nuporanga
- Orlândia
- Patrocínio Paulista
- Pedregulho
- Restinga
- Ribeirão Corrente
- Rifaina
- Sales Oliveira
- São Joaquim da Barra
- São José da Bela Vista
Barretos (DRS 5)
- Barretos
- Bebedouro
- Colina
- Colômbia
- Guaíra
- Jaborandi
- Monte Azul Paulista
- Taiaçu
- Taiúva
- Taquaral
- Terra Roxa
- Viradouro
- Vista Alegre do Alto
Fonte: G1
Você pode gostar também
BARRETOS: Córregos da cidade passam por limpeza
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos está fazendo a limpeza do leito dos Córregos, Aleixo e Barretos, para manter a máxima vazão dos canais e dutos, removendo a
Estado de São Paulo ultrapassa China em número de casos confirmados de Covid-19
De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-SP), até esta terça-feira (26), foram registrados 86.017 casos de Covid-19 no estado de São Paulo, com 6.423 mortes.
BARRETOS: Marmorista tenta esfaquear mãe, danifica viatura e ameaça policiais no bairro Hussein Genha
O marmorista M.H.L.S., 33 anos, morador no bairro Hussein Genha, foi preso pelos Militares, cabo Maximiano e soldado Girardi, em razão de ele ter tentado esfaquear sua mãe, senhora A.C.L.,
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.