Mais de 150 serviços públicos são digitalizados durante pandemia
8 de junho de 2020 737 Visualizações

Mais de 150 serviços públicos são digitalizados durante pandemia

Governo estima economia de R$ 2,2 bi por ano com tecnologia

Pressionado a reduzir aglomerações durante a pandemia de coronavírus, o governo federal digitalizou 156 serviços públicos nos últimos três meses. Um total de 58 serviços em março, 45 em abril e 53 em maio passaram a ser oferecidos sem a necessidade de que o cidadão saia de casa.

O esforço elevou para 729 o número de serviços públicos digitalizados desde janeiro de 2019. Segundo a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, que coordena o processo, a digitalização resulta em economia de R$ 2,2 bilhões por ano com a redução de custos e com o aumento de eficiência dos servidores públicos.

Segundo a Estratégia de Governo Digital, documento publicado em abril, o governo federal pretende alcançar os 100% de digitalização até o fim de 2022 e economizar R$ 38 bilhões em cinco anos, de 2020 a 2025. De acordo com a secretaria, a economia decorre da eliminação do papel, da redução da burocracia, da redução de erros e de fraudes e da menor necessidade de locação de estruturas, de manutenção de logística e de contratação de pessoal para atendimento presencial.

A digitalização de alguns serviços está diretamente relacionada ao enfrentamento à covid-19. O governo transformou em digitais 46 serviços da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), muitos dos quais considerados prioritários no combate à pandemia. Com 107,2 milhões de pedidos cadastrados e 101,9 milhões de pedidos processados até a ultima sexta-feira (5), o cadastro para o auxílio emergencial representa outro exemplo de digitalização, com o processo feito inteiramente pelo celular ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Otimização
Em relação aos servidores públicos, o Ministério da Economia considera a digitalização bem-sucedida por deslocar funcionários de tarefas operacionais para atividades especializadas, otimizando o trabalho. No caso do seguro-desemprego do trabalhador doméstico, digitalizado durante a pandemia, o serviço exigia 7,3 mil trabalhadores. Com o atendimento virtual, apenas 630 profissionais passaram a ser necessários, o equivalente a 8,5% do total anterior.

De acordo com a Secretaria de Governo Digital, a economia anual com o seguro-desemprego para domésticos chegará a R$ 357,9 milhões. Atualmente, o serviço é demandado por 280 mil trabalhadores por ano.

 

 

Fonte: Agência Brasil

Anterior REGIÃO: Traficante é preso próximo de condomínio com mais de R$ 22 mil
Next BARRETOS: Cidade confirma 14ª morte por Covid-19

Você pode gostar também

Últimas Notícias

REGIÃO: Motociclista fica ferido após ser atingido por linha com cerol

Acidente foi no bairro Cristo Redentor, zona Norte da cidade. Homem foi socorrido em estado grave pelo Samu. Um motociclista ficou gravemente ferido após ser atingido por uma linha com

Últimas Notícias

BARRETOS: Policia Militar apreende dois menores traficando cocaína no Conjunto José Faleiros

Dois adolescentes, identificados como L.S.P.N., 17 anos, morador no bairro Nogueira e M.N.S.B., 16 anos, morador no Mutirão da Vila Gomes, foram apresentados no plantão policial de Barretos pelos Militares

Últimas Notícias

BARRETOS: Carro é furtado na Avenida 33 e vítima o localiza horas depois na Avenida 9

O estudante R.M.O.S., 21 anos, morador na Rua 32, centro da cidade, informou na delegacia que ele deixou seu veículo Gol, ano 2006, preto, devidamente estacionada na via pública, em

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta