BARRETOS: Pacientes com síndrome gripal passam a ser acompanhados pelo telemonitoramento da Prefeitura
23 de maio de 2020 793 Visualizações

BARRETOS: Pacientes com síndrome gripal passam a ser acompanhados pelo telemonitoramento da Prefeitura

Todos os pacientes com síndrome gripal que passaram em consulta na rede de atenção à saúde pública e privada de Barretos serão acompanhados por um sistema de telemonitoramento, por meio de um software que irá auxiliar no acompanhamento em tempo real. O projeto foi desenvolvido e está sendo implantado numa parceria da Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a Facisb – Faculdade de Medicina, com apoio da Kidopi e Fundação Lemann.

Até então esse monitoramento vinha sendo realizado pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família e equipe da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. A cada 24 horas essa equipe entra em contato com o paciente para saber como está a condição de saúde, se houve piora dos sintomas ou se tem critério para realização do teste rápido de Covid-19.

Com a implantação, nesta semana, do telemonitoramento o fluxo inicia pelas notificações de síndrome gripal com a informação centralizada na Vigilância Epidemiológica de Barretos, logo após os pacientes são telemonitorados em casa pelo CleverCare, ferramenta digital eleita pela ONU como o melhor software de telemonitoramento do Brasil, no WSA – Words Summit Awards.

Todos os pacientes são contatados via telefone e na ligação são apresentados ao sistema, e as informações sobre sua condição clínica e de moradia são coletadas, a partir daí, o paciente entra em um protocolo diário de acompanhamento domiciliar por SMS, totalmente gratuito, reforçando as recomendações de promoção de saúde e avaliação dos sintomas, com objetivo de identificar quaisquer intercorrências.

Caso alguma alteração seja observada, como por exemplo não responder o SMS por 24 horas, ou responder informando piora dos sintomas, um alerta será direcionado à central de cuidados onde médicos e alunos do último ano de medicina da FACISB entrarão em contato diretamente com o paciente.

O telemonitoramento agiliza o acompanhamento, mas o atendimento continua seguindo o protocolo nacional, que já está implantado nas unidades básicas, e que determina que a partir do sétimo dia de acompanhamento, o paciente é contatado por telemedicina, com avaliação geral da saúde e verificação de melhora dos sintomas gripais. Caso os sintomas persistam, no nono dia o paciente é agendado para testagem e, caso o teste seja negativo ele recebe alta do telemonitoramento, caso seja positivo permanece em isolamento até completar o ciclo de 14 dias da doença, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde.

 

 

 

Anterior BARRETOS: Mulher registra queixa por apropriação indébita após emprestar seu veículo para homem que havia conhecido recentemente
Next BARRETOS: Mulher afirma ter sido vítima de difamação

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Tático Comando prende mulher com mais de dois quilos de drogas

Uma mulher de 36 anos, identificada como P.S.B., moradora no bairro Vida Nova, foi presa pelo crime de tráfico de drogas, sendo ainda apreendidas drogas e diversos objetos relacionados à

Últimas Notícias

REGIÃO: Homem tenta agredir policial na DDM

Um homem tentou agredir um policial na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Rio Preto durante a tarde desta segunda-feira (13). De acordo com informações da DDM, o chegou

Últimas Notícias

GUAÍRA: Mulher tem dívida de mais de 11 mil na Receita Federal a qual ela afirma ter sido feita por outra pessoa

Moradora na cidade de Guaíra, a senhora C.A.S., 48 anos, esteve na delegacia de Barretos e noticiou que ela recebeu na residência dela uma correspondência informando que o seu CPF

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta