BEBEDOURO: Casal de aposentados treina todos os dias em casa durante o isolamento
14 de maio de 2020 659 Visualizações

BEBEDOURO: Casal de aposentados treina todos os dias em casa durante o isolamento

Orientados pelo filho, que é professor de educação física, Sérgio e Ivanilda Rodrigues, de 84 e 83 anos, fazem exercícios para fortalecer os músculos e melhorar o condicionamento físico.

Em casa, onde se protegem do novo coronavírus, o gerente de lojas aposentado Sérgio Rodrigues, de 84 anos, e a professora aposentada Ivanilda Rodrigues, de 83, começaram a fazer exercícios físicos para fortalecer o corpo, em Bebedouro (SP).

A ideia partiu do filho deles, o professor de educação física Carlos Rodrigues, de 56 anos, que viu os pais ficarem tristes com o isolamento social diante da pandemia. Ele diz que os treinos, feitos diariamente há cerca de dois meses, melhoraram o humor e a saúde dos idosos.

“Enquanto minha mãe foi ganhando força, equilíbrio e segurança nos movimentos, meu pai foi alongando, relaxando e endireitando um pouco a postura”, afirma.

O professor preparou cerca de 20 exercícios para os pais. Em um deles, dona Ivanilda, sentada na cadeira de rodas, é desafiada a bater palmas, com as mãos em um cabo de vassoura, sem deixá-lo cair. Em outro, ela segura uma pedaço de tecido elástico para o marido puxar e treinar os músculos do braço. Para o casal, o treino, com duração de 30 minutos, é pura diversão.

“Eles começaram a brincar um com o outro. Brincando, eles não sabiam o que eu estava querendo, mas eles trabalhavam vários músculos”, diz Carlos.

Simples, mas eficaz

O educador físico diz que, apesar de simples, os exercícios fazem diferença para o casal, especialmente para a mãe dele. Com os treinos, Ivanilda passou a ter força para segurar um copo sem deixá-lo cair e a manter o equilíbrio necessário para levantar da cama e chegar à cadeira de rodas sozinha.

Dona Ivanilda sofre do mal de Alzheimer, diabetes e tem suspeita de fibromialgia, doença que provoca dor e fraqueza nos músculos. No início da quarentena, que começou assim que ela recebeu alta de uma internação, a aposentada mal conseguia se levantar da cama. Com os exercícios, a rotina dela está melhorando.

“Ela ia na feira, na farmácia, no supermercado, aí de repente não queria sair do quarto”, diz o filho. “Dormi 20 dias [na casa dos meus pais] para poder ajudar ela a ir ao banheiro, estas coisas. Hoje, já estou dormindo na minha casa. Ela está lavando a louça e indo ao banheiro sozinha.”

Mesmo quando o filho não está em casa para acompanhar o treino, Ivanilda e Sérgio estão a todo vapor. O professor preparou vídeos explicativos e pede ajuda à irmã, que mora com os pais, para que o casal não deixe de se exercitar. Já virou rotina, afinal: mesmo quando terminar a quarentena, eles não querem parar de treinar.

Fonte: G1
Anterior BARRETOS: Vítima de Poliomielite registra queixa por agressão
Next BARRETOS: Lavrador teve seu Auxílio Emergencial sacado por desconhecido

Você pode gostar também

Últimas Notícias

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 25/06/2021

INFORMAÇÃO IMPORTANTE      Devido ao CORONAVÍRUS, o PAT vai priorizar os serviços on-line disponiveis ao cidadão. Todos os serviços oferecidos pelo posto agora podem ser acessados via internet e aplicativos

Últimas Notícias

BARRETOS: Vítima tem saque indevido em sua conta bancária

A operadora N.B.P., 32 anos, relatou na delegacia que ela foi até a agência bancária em que é cliente, para sacar um valor em dinheiro no terminal eletrônico, porém, quando

Últimas Notícias

Polícia localiza em Barretos moto que havia sido roubada em Colina

Na delegacia estiveram os Policiais Militares, cabos Renato e Mattos, informando que eles haviam recebido informações do soldado Marcos, da Cavalaria BAEP, informando que dois indivíduos, ocupando uma motocicleta de

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta