BARRETOS: Número de casos de coronavírus pode ser de 4 a 5 vezes maior, diz secretário de Saúde
6 de maio de 2020 3491 Visualizações

BARRETOS: Número de casos de coronavírus pode ser de 4 a 5 vezes maior, diz secretário de Saúde

Cidade tem 106 casos confirmados da Covid-19 e registra quatro mortes provocadas pela doença.

O secretário municipal da Saúde de Barretos (SP), Alexander Stafy Franco, disse que existe subnotificação de casos leves do novo coronavírus na cidade. Segundo Franco, são pacientes que se trataram em casa por falta de testes que comprovassem a doença e não foram contabilizados nos balanços divulgados pela prefeitura.

Nesta terça-feira (5), a cidade registrou 106 casos confirmados da Covid-19 e confirmou a quarta morte.

“Mesmo com esses 106, a gente tem ciência que ainda há uma subnotificação de um número de quatro a cinco vezes maior do que a gente apresenta. São pessoas que tiveram sintomas leves, que se trataram em casa, porque não tinha teste. Dentro das estatísticas, a gente vê que 1% dos pacientes com Covid-19 falece, aqui morreram quatro, além de dois óbitos aguardando a contraprova, e a nossa situação é normal, não está faltando leitos. Considerando as mortes, esse 1% representa, pelo menos, 400 casos positivos”, disse.

Em cinco dias, o número de casos positivos registrados no município saltou de 80 no dia 1º de maio, para 106 nesta terça. Questionado pelo G1 sobre o aumento das confirmações, Franco afirmou que o município começou a testar mais a população e que a contaminação da doença não está batendo um pico, mas a cidade segue em uma constância no número de casos confirmados.

Exames

No mês de abril, a prefeitura adquiriu 4.190 mil testes rápidos, que estão sendo entregues de forma fracionada por fornecedores. Nesta terça-feira, o município recebeu do governo estadual mais 2.750 kits para testagem rápida.

“Nós temos consciência de que só testando a população é que a gente vai conseguir tomar a melhores decisões. Vários laboratórios particulares do município também começaram a utilizar testes validados pela Anvisa e a gente começou a computar no nosso número. Medidas foram tomadas para que essa fase de pico se distancie ou que ela se torne o mais homogênea possível para não sobrecarregar o nosso sistema de saúde”, explica.

Além dos testes rápidos realizados pela prefeitura, outros quatro laboratórios particulares são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anivisa), informou Franco.

De acordo com o secretário da pasta, o laboratório do Hospital Pio XII está habilitado junto ao Instituto Adolfo Lutz para a realização de testes, mas aguarda o recebimento de insumos. Portanto, amostras de pacientes internados ou mortes suspeitas são enviadas para contraprova em São Paulo.

“Não adianta o laboratório ser habilitado e não receber recursos ou insumos para fazer os exames. Estamos na dependência disso. A partir desse momento, nosso laboratório fará exames no mesmo dia, porque já foi habilitado”.

Ocupação de leitos

De acordo com Franco, atualmente a cidade tem 38 leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis exclusivamente para tratar pacientes com a Covid-19. Desse total, três estão ocupados até esta terça-feira. Barretos também dispõe de 16 leitos públicos de enfermaria exclusivos para pessoas com coronavírus e 10 deles estão livres nesta terça. Os leitos estão localizados no Hospital Nossa Senhora, unidade referência no tratamento da doença na cidade.

Ainda segundo o secretário, a prefeitura está preparada caso houver aumento na complexidade dos casos e tem a capacidade de chegar a 54 leitos de UTI, com a montagem de novas salas com equipamentos. Além disso, pode alcançar 56 leitos de enfermaria, em convênio com a Santa Casa da cidade. Além dos pacientes do município, Barretos atende pessoas de outras 18 cidades da regional, informou.

“Tivemos um pico no meio de abril, com maior taxa de ocupação da UTI, com quase 30% dos leitos ocupados, sendo 12 pacientes internados. Mas se estabilizou e chegamos a ter apenas um paciente na UTI. Os fluxos estão bem definidos, tanto na atenção básica no hospital exclusivo, na Santa Casa e na UPA. A doença está dentro de uma constância, que a gente espera manter para que não sobrecarregue o sistema de saúde”, explica.

Funcionamento do comércio

Barretos é uma das cidades da região que permitiu a reabertura do comércio de serviços não essências. De acordo com o secretário, esses comércios funcionavam com delivery.

Desde o dia 23 de abril, estão permitidos a receber clientes dentro dos estabelecimentos, desde que obedeçam algumas regras. como o uso de máscaras dentro dos estabelecimentos, disponibilização de álcool em gel, marcação de solo em filas, atendimento de apenas um cliente por vez dentro de lojas, proibição de crianças menores de 12 anos como acompanhantes salões, lojas e supermercados, por exemplo.

“Na verdade não foi flexibilização, foi um regramento de boa parte daqueles considerados serviços essenciais e relacionados ao comércio, não tem aglomeração de pessoas dentro dos estabelecimentos. Há fiscalização da prefeitura e da vigilância sanitária também. Já tivemos estabelecimentos multadas e até lacrados”, disse o secretário.

De acordo com o secretário, embora os números de confirmações da doença sejam constantes, um relaxamento no isolamento social na última semana fazer aumentar os casos positivos nos próximos dias. Entre os dias úteis de 27 e 30 de abril, segunda a quinta-feira, o município teve índice entre 46% e 43% de isolamento social, abaixo dos 70% recomendados pelo governo estadual e autoridades de saúde.

“A doença está dentro de uma constância, que a gente espera manter para que não sobrecarregue o sistema de saúde. A gente sabe que esses índices de alguns dias da semana passada podem refletir nos próximo dias, mas estamos atentos com a Vigilância Epidemiológica”.

Fonte: G1
Anterior BARRETOS: Moto roubada é localizada em residência no bairro Los Angeles
Next BARRETOS: Polícia Militar localiza veículo roubado por agressores

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Reunião define ação para serviços de recuperação e conservação de estradas rurais

Reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 11 de fevereiro/21, na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, definiu uma força tarefa para a realização de serviços de recuperação das estradas

Últimas Notícias

REGIÃO: Homem é preso após roubar carros e armas em chácara

Caso aconteceu na noite de sexta-feira (15). Foram apreendidas três armas de fogo, objetos pessoais e dois veículos. Um homem foi preso na noite de sexta-feira (15) após roubar uma

Últimas Notícias

REGIÃO: Homem é encontrado morto após ser atropelado por moto

Vítima foi atingida nos Campos Elíseos na noite de segunda-feira (2). Segundo SSP, suspeito de 19 anos confirmou atropelamento, mas disse que deixou local após ser ameaçado. Um homem foi

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta