REGIÃO: Unesp cede aparelhos de hospital veterinário em Jaboticabal para atender pacientes com Covid-19
Monitores e respiradores serão emprestados a hospitais caso haja crescimento no número de casos confirmados da doença. Aulas no campus foram suspensas por causa da pandemia.
Na tentativa de combater o avanço da Covid-19, a Unesp em Jaboticabal (SP) disponibilizou equipamentos médicos para serem usados em hospitais da cidade.
Por causa da pandemia, as aulas na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias foram suspensas e os aparelhos do hospital que trata animais podem ajudar nos atendimentos de pessoas doentes.
Até quarta-feira (25), segundo a Secretaria de Saúde, havia três casos confirmados da doença no município. Outros 17 pacientes com suspeita do novo coronavírus eram acompanhados.
Suporte
De acordo com o supervisor do Hospital Veterinário da Unesp, os equipamentos emprestados incluem monitores, aparelhos para aplicação de anestesia e respiradores. A farmácia e os suprimentos cirúrgicos também vão ficar à disposição.
“Esses equipamentos são para uso humano. É que, da forma que eles são feitos, nós também conseguimos usá-los em animais”, diz Andrigo Barbosa de Nardi.
As máquinas só serão levadas aos hospitais de Jaboticabal quando houver necessidade de ampliar o atendimento aos pacientes positivos.
“Esse é um momento de salvar vidas. Nós vamos fazer qualquer coisa para salvar vidas. Agora é a hora de todo mundo se juntar. A universidade entende a gravidade da situação e quer ajudar a comunidade”, diz o diretor do campus, Antônio Sérgio Ferraudo.
O Hospital Santa Isabel, que atende casos suspeitos, já recebeu materiais como máscaras, luvas e aventais de segurança da Unesp.
Segundo o diretor da instituição Jeyner Valério Júnior, os equipamentos de proteção individual (EPI) registraram aumento no custo.
“Há uma dificuldade de se entregar o que já foi comprado, não estão aceitando outros pedidos e está custando 20 vezes mais do que o habitual. É um absurdo o que está se cobrando”, afirma.
Valério Junior explica que a unidade tem oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas que eles serão ampliados. Com o reforço da universidade, o hospital terá perto de 20 respiradores para atendimento. “Obviamente que a gente torce para não ter que usá-los”, diz o diretor, em tom otimista.
Testes
Com laboratórios capazes, a direção do campus em Jaboticabal discute com as secretarias de Saúde um plano para dar início aos testes para coronavírus. A habilitação da instituição ajudaria a agilizar a divulgação dos resultados.
“Nós estamos estudando a melhor forma de fazer isso, com biossegurança e de uma maneira que nós consigamos receber do Ministério da Saúde os reagentes necessários”, diz Andrigo.
Fonte: G1
Você pode gostar também
REGIÃO: Vigilância Sanitária autua mais de 50 comércios por descumprirem decreto contra o coronavírus em Rio Preto
A Vigilância Sanitária de São José do Rio Preto (SP) autuou até este fim de semana 53 estabelecimentos comerciais por descumprirem as normas estipuladas para o período da quarentena no
REGIÃO: Homem é preso após agredir namorada no elevador do prédio
Vizinha do suspeito viu a agressão pelo ‘olho mágico’ da porta e chamou a Polícia Militar. Câmera de segurança gravou espancamento. Autônomo passou por audiência de custódia. Um autônomo de
BARRETOS: Furto de veículo no bairro América
Na delegacia esteve a escriturária D.L.A., 38 anos, moradora no bairro América, e ela informou que deixou seu veículo Corsa, ano 1999, branco, devidamente estacionado e trancado, na Rua Bolívia,
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.