Barretos encerra festa de 2019 com ganhos políticos para rodeios
Alvos de decisões judiciais, rodeios receberam aceno positivo de Jair Bolsonaro (PSL) e João Doria (PSDB)
Mais do que reunir seis eventos diferentes de montarias em touros e shows com alguns dos principais nomes do sertanejo no país, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, encerrada neste domingo (25), deu uma força para os rodeios com decisões políticas que beneficiarão a atividade.
Alvos de decisões judiciais que vetam a realização de eventos do gênero às vezes no dia programado para o seu início, os rodeios receberam um aceno positivo do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), que visitaram a cidade do interior paulista e anunciaram medidas favoráveis à prática da modalidade.
Também foi anunciado o relançamento da frente parlamentar dos rodeios, vaquejadas e provas equestres em todo o país.
Doria esteve em Barretos no dia 16 e, com o secretário Gustavo Junqueira (Agricultura e Abastecimento) e prefeitos de mais de dez cidades, anunciou o reconhecimento de um regulamento de boas práticas e bem-estar animal criado pela CNAR (Confederação Nacional de Rodeios).
De acordo com o governo, com a publicação da resolução SAA 29, os organizadores de rodeios terão base legal para a prática dos esportes com bovinos e equinos, cumprindo as regras de bem-estar.
“Somos totalmente a favor [dos rodeios], com o respeito, com o cuidado que vocês tomam com os animais, aqui ninguém judia de animal. Os animais são bem cuidados aqui, os peões sabem disso e os que cuidam também. Nossa posição é absolutamente favorável, respeito quem é contra, não precisamos estabelecer aqui antagonismos, mas a Festa do Peão de Boiadeiro é evento oficial do governo do estado de São Paulo. É e continuará sendo”, disse Doria, dirigindo-se a Ricardo Rocha, presidente de Os Independentes, associação que organiza o evento de Barretos há 64 anos.
Entre as normas a serem seguidas estão o veto a uso de condutor elétrico (choque) em animais e a obrigatoriedade de deixar touros e cavalos em locais adequados antes de serem utilizados nas montarias. Segundo o estado, só em 2018 foram realizados cerca de 300 eventos do gênero em São Paulo.
No dia seguinte, foi a vez de Bolsonaro anunciar no estádio de rodeios de Barretos um decreto que flexibiliza a legislação sobre rodeios em todo o país.
Ele e Doria podem ser adversários na disputa eleitoral de 2022.
Com o decreto presidencial, fica a cargo do Ministério da Agricultura avaliar os protocolos de bem-estar animal elaborados pelas próprias entidades promotoras de rodeios. Ele também permitirá a realização de provas que não acontecem em todos os lugares, como a do laço e o bulldog.
Rocha afirmou que Bolsonaro mostrou ser possível fazer festas de peão com 100% de boas práticas animais. “Vai acabar com essa história de juízes bloquearem rodeios aos 47 [do segundo tempo]”, disse.
Barretos suspendeu a prova do bulldog -de imobilização de bezerros- após a morte de um animal em 2011 e não realiza a prova do laço devido ao veto imposto por uma lei municipal na década passada. Agora, será possível -mas Barretos não fez nenhum anúncio no sentido de voltar a realizá-las.
Uma outra medida a favor dos rodeios foi anunciada pelo deputado federal Capitão Augusto (PSL). Ele pretende recriar a frente parlamentar dos rodeios, vaquejadas e provas equestres no país. Um boneco inflável do deputado foi levado para o Parque do Peão, recinto que abriga a festa.
Para as ONGs de proteção animal, os eventos não deveriam existir por deixarem animais expostos a som muito alto, pela longa espera para as montarias e pelos currais considerados inadequados. Eles condenam ainda o uso do sedém -cinta de lã que passa pela virilha do animal.
Fonte: Folha de São Paulo
Você pode gostar também
REGIÃO: Homem é atacado por cachorro ao fazer leitura de luz em imóvel
Leiturista de 45 anos foi mordido pelo animal em diferentes partes do corpo após cair no chão. Ele foi levado ao pronto-socorro do bairro Quintino Facci II para exames. Um
BARRETOS: Polícia Militar prende em flagrante indivíduo furtando televisão no prédio da CPFL
Um homem de 30 anos, desempregado, identificado como L.G.M., foi preso pelos Policiais Militares, tenente Ricobello, cabo Reis e soldado Wanderson, pelo crime de furto. De acordo com as informações,
BARRETOS: Ladrão é surpreendido pela vítima e foge deixando bicicleta para trás
Os Policiais Militares, cabos Godói e Veloso, estiveram no Plantão Policial apresentando uma bicicleta, modelo “Barraforte”, de cor amarela, pintada em pincel, sem numeração de quadro. Informaram os Policiais que
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.