REGIÃO: Equipes realizam teste rápido para diagnóstico de hepatite C
22 de julho de 2019 622 Visualizações

REGIÃO: Equipes realizam teste rápido para diagnóstico de hepatite C

Ação faz parte da campanha Julho Amarelo, com foco na prevenção e no tratamento das hepatites virais. População também pode procurar unidades de saúde para orientações e exames.

Equipes do Programa Municipal DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais realizam testes rápidos gratuitos para diagnóstico da hepatite C, em Ribeirão Preto (SP).

A ação faz parte da campanha ‘Julho Amarelo’, com foco na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da doença que afeta o fígado.

Em Ribeirão Preto, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, entre 2010 e 2018, 1.135 pessoas foram diagnosticadas com hepatite C e outras 664, com hepatite B. A maior parte das ocorrências se deu em pessoas com mais de 40 anos.

Veja o calendário do teste rápido

  • Quarta-feira (24), das 8h às 14h: Parque Luis Carlos Raya
  • Sábado (27), das 9h às 14h: Esplanada do Theatro Pedro II

Segundo a coordenadora do programa Lis Neves, as unidades de saúde estão desenvolvendo ações para incentivar a vacinação e a testagem para a doença. Ações também têm sido feitas em salões de beleza e estúdios de tatuagem.

O público-alvo é formado por pessoas com idade acima de 40 anos.

Como se pega?

As hepatites podem ser transmitidas por sangue contaminado em objetos como agulhas, alicates de unhas e aparelhos de barbear, e pelo uso de material não esterilizado em procedimentos cirúrgicos, aplicação de piercings e tatuagens.

A falta de preservativo nas relações sexuais também é fator de risco.

Como a doença não apresenta sintomas na maior parte dos casos, mães portadoras do vírus podem transmitir aos filhos no momento do parto.

Diagnóstico e tratamento

É feito através dos testes rápidos e do pré-natal. Se descoberto precocemente, pode-se evitar que a doença evolua para cirrose ou câncer de fígado.

O diagnóstico pode ser feito por testes rápidos que dão o resultado em uma hora ou por exames laboratoriais.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina previne contra as hepatites A e B, e está disponível gratuitamente no SUS. Para os demais tipos de vírus não há vacina e o tratamento é indicado pelo médico.

Fonte: g1

Anterior REGIÃO: Motociclista morre após ser atingido por caminhão na Anhanguera
Next REGIÃO: Homem denuncia ex-mulher por divulgação de fotos íntimas

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Mulher tem residência furtada no Califórnia e ao sair em viagem e tem bolsa, celular, dinheiro e cartão bancários furtados em Franca

Moradora na Avenida Aparecido Destri Sobrinho, bairro Califórnia, a vítima E.R.L.A.C., vendedora, 37 anos, esteve na delegacia informando que ela precisou ir até um sítio, no Distrito de Alberto Moreira,

Últimas Notícias

EMBAÚBA: Dois homens morreram em acidente de trabalho em fazenda

O operador de máquinas Roniclei Reis de Santana, 34 anos e o auxiliar de serviços gerais, Pedro Henrique Soares Barroso, 24 anos, morreram depois de se envolverem em um acidente

Últimas Notícias

BARRETOS: Mulher fica ferida em acidente no cruzamento da Avenida 23 com a Rua 26

A ocorrência foi apresentada no Plantão Policial pelos Militares, cabos Quirino e Marcelo, tendo eles informado que foram acionados a comparecerem até a Rua 26, onde o senhor A.C.S., 76

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta