REGIÃO: Clínica de reabilitação em Araraquara é denunciada por maus-tratos
26 de abril de 2018 778 Visualizações

REGIÃO: Clínica de reabilitação em Araraquara é denunciada por maus-tratos

Cerca de 30 pacientes de uma clínica de reabilitação de Araraquara foram até a Polícia Civil, na tarde desta quarta-feira (25), para denunciarem o crime de maus-tratos. Eles foram conduzidos por uma equipe da Guarda Municipal que desde o final de semana está acompanhando uma série de denúncias feitas contra a instituição, que funciona há 10 anos no bairro Chácara Flora, em Araraquara.

Os internos afirmam que a comida oferecida é ruim, muitos apanhavam e eram obrigados a tomar remédios. Um vídeo que rodou pelas redes sociais, feito supostamente por um paciente, mostrava as condições degradantes do local.

A Polícia Civil ouviu  28 internos. Reclamações sobre a comida ruim, más condições de higiene, uma dose excessiva de medicamentos calmantes (remédios para dormir) e agressões constantes estiveram presentes em praticamente todos os depoimentos.

Um jovem de 19 anos diz que está na clínica há quatro meses. “A comida não dava para comer, muito ruim. Além disso, eu sofri e vi muita gente sendo agredida lá dentro. Eu mesmo apanhei até vomitar sangue. Minha família tentou tirar satisfações na clínica, mas eles negaram. Agora eu quero ir embora e seguir a minha vida”, diz ele, que é de Boa Esperança do Sul e passa pela segunda internação por causa do uso de drogas.

Outro paciente de 46 anos também deu seu relato. “Na clínica acontecia de tudo. Não tínhamos tratamento adequado, não tem enfermeira, nem cuidador. Lá eles têm idosos, sem condições nenhuma de cuidados. Eles batem nas pessoas sem motivos, nos obrigam a tomar remédios. Eu não estou de acordo com o tratamento e o que eu quero é ir embora daquele lugar que é horrível”, reforça. Sem se identificar, o homem diz ainda que está sem usar drogas há quatro meses e se sente pronto para voltar para a família e procurar um emprego.

Outro lado 
O coordenador da clínica, José Tadeu, que estava na delegacia, acompanhando os depoimentos, disse que as denúncias são infundadas.

“Quais são os maus tratos que eles (pacientes) denunciam? É isso que eu queria saber. Eles têm cinco alimentações por dia, dormem e acordam no horário, a vigilância sanitária esteve no local e verificou nossas condições. A clínica não foi lacrada. A questão é que ninguém quer estar lá, eles querem ir embora e por isso estão fazendo essas denúncias infundadas, com o objetivo de voltarem para casa”, diz.

“Todos os internados têm termo de voluntariado para estarem na clínica. Todos estão lá porque querem ou pediram para estarem lá. Mas por influência ou abstinência estão fazendo essas denúncias, com um único objetivo, de irem embora”, reforça.

Quando ao vídeo que reforça a denúncia da falta de condições de assistência do local, Tadeu afirma que as imagens não são da clínica. “É uma montagem. As imagens não são de lá”, reforça.

A clínica funciona há dez anos em uma casa no bairro Chácara Flora e tem capacidade para atender 48 pacientes. Atualmente, 42 estavam internados no local e são atendidos por oito pessoas, entre funcionários e voluntários.

A Polícia 
A Polícia Civil coletou o depoimento de todos os envolvidos e registrou um boletim de ocorrência. Pelas reclamações que ouviu, o delegado responsável classificou o caso, nesse primeiro momento, como maus-tratos. Agora, a Polícia seguirá com as investigações e coleta de provas. Os donos do estabelecimento responderão o processo judicial em liberdade.

Liberados 
Todos os internos foram liberados e voltaram para as famílias.

Anterior BARRETOS: Homem é preso em flagrante furtando objetos em túmulos no Cemitério municipal
Next BARRETOS: Policia Militar prende autor de furto em residência no bairro Santa Terezinha

Você pode gostar também

Barretos

BARRETOS: Mulher tem a carteira furtada por ladrão com bicicleta no centro da cidade

A vítima T.A.M.D., mulher, 33 anos, esteve no Distrito Policial informando que ela caminhava pela Rua 22 e ao chegar no cruzamento com a Avenida 15, ela foi atravessar o

Barretos

BARRETOS: Furto em residência no bairro Gomes

Uma mulher de 25 anos, moradora na Avenida Capitão Felício Gomes, bairro Gomes, e que se identificou como M.E.M.C., informou na delegacia que ao chegar a sua residência ela tomou

Policial

BARRETOS: Ladrões furtam 2 quilômetros linha férrea

Na delegacia esteve o senhor A.C.B., 64 anos, informando que ao chegar ao seu local de trabalho, na Vicinal Nadir Kenan, ele constatou que o cadeado da porteira estava arrombado,

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta